00:00:00
ELEIÇÃO 2022
Condenado pelo TCU, Hélder deve ser barrado

Candidtura de HGB está sob análise

Quando a pessoa se coloca muito como paladino da moralidade e da ética, é bom se desconfiar. O ex-juiz Hélder Girão Barreto sempre posou como o espadachim da justiça. Mas da justiça dele.

Hélder sempre foi perseguidor, arbitrário e autoritário, tanto que foi sentenciado pelo Conselho Nacional de Justiça, à remoção obrigatória de Roraima acusado de perseguição a Neudo Campos, de apoiar Anchieta Júnior, e de irregularidades em procedimentos de licitação no Forum de Boa Vista.

Eu, fui vítima dele. Por criticar justamente o fato de Hélder perseguir Neudo Campos, tanto que o Tribunal de Justiça o considerou suspeito em relação ao ex-governador, Hélder me processou criminalmente, ou seja, queria que eu fosse condenado e preso. Só que não fui condenado.

E cinco anos depois. Numa ação que desconfio que ele próprio armou, assumiu como juiz um processo do Ministério Público Federal contra mim, e queria me julgar, pode isso? O cara me processa, me quer preso, e depois quer me julgar, que parcialidade esse doente - que isso é doença, usar o cargo e poder de juiz para prender alguém, pra mim, é doença - pensa que tem para fazer a sua justiça?

Igual gual igual a certeza que ele teve quando invadiu o Ministério Público Estadual, armado com uma pistola, para matar um assessor do então procurador geral Fábio Stica, para fazer a sua justiça. Qual o motivo do paladino querer matar um homem no seu trabalho? Todo meio político e jurídico de Roraima sabe.

E eis que, agora a pouco, foi pedida a impugnação da candidatura a senador do equilibrado e justo Hélder Girão Barreto. Imagine, isso, com poder de senador da República? 

A impugnação foi pedida com base em lei que impede que magistrado ou membro do ministério público que tenha condenação ou responda processo administrativo concorram a caros eletivos por oito anos, e Hélder, sofreu processo administrativo de remoção e se manteve em Boa Vista por liminar durante seis anos.

Em 29 de setembro do ano pasado ele perdeu seu último recurso no STF, e no dia 30, pediu a sua aposentadoria. Isso, foi visto como manobra para não ser removido e sofrer essa humilhação onde semeou a impressão de ser juiz imparcial, ético e equilibrado.

Só que, assim como há juízes em Berlim, há advogados em Roraima que sabem bem, tin-tin por tin-tin dessa parte escondida da vida de Hélder Girão, e outras facetas que não convém aqui expor.

A sorte do ex-juiz como candidato ao Senado, está nas mãos do juiz eleitoral, Francisco Guimarães. Sorte, mesmo.



COMENTÁRIOS