- 20 de agosto de 2025
Ednaldo lança pré-candidatura com lista de realizações
Com o discurso voltado para a probidade, cidadania e paridade, o presidente da OAB Roraima, Ednaldo Vidal, lançou hoje sua pré-candidatura à reeleição da entidade. "vamos buscar consolidar todo o nosso trabalho realizado em que o fortalecimento da instituição, bem como da classe de advogados, foi nossa prioridade apesar de todo o transtorno que a pandemia do Coronavírus causou ao país", comentou Vidal.
Por exemplo, a pandemia não impediu que a OAB implantasse salas em todas as Comarcas do Estado e três escritórios compartilhados, que são utilizados gratuitamente por advogados mesmo que ele não esteja em dias com suas contribuinções. São salas que atendem até na Cadeia Pública Masculina e na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
Ednaldo tem destacado aos demais colegas as suas principais realizações, como o fato da OAB Roraima ser a primeira a implantar a paridade de gênero em nível de Brasil, sendo formada por 75% de mulheres em cargos de destaque, onde quatro são diretoras. “Somos a OAB mais feminina do Brasil”, lembra o presidente.
O muito que foi feito nos últimos três anos se deve também à redução do índice de inadimplência, com congelamento, parcelamento em até 24 vezes e descontos na anuidade em 15%, 10% e 5% até 30.10.2022. “Com a coscientização de toda a classe, conseguimos, já no primeiro ano, ajustar as cotas estatutárias em dia com o Fundo de Integração e Desenvolvimento do Advogado (FIDA), Fundo Cultural, Conselho Federal e Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR)”, salientou.
Como ação de apoio ao mercado de trabalho, o que beneficiou boa parte dos novos advogados, a gestão de Ednaldo Vidal criou o Banco de Oportunidades que que mantém atualizada a tabela de honorários advocatícios aprovada este ano, juntamente com o projeto que cria o Piso Salarial para o Advogado Empregado Privado, discutido e encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Governo do Estado.
“Todas as nossas ações constam no Portal da Transparência que implantamos para que a Advocacia e sociedade tenham conhecimento do que fizemos com lisura, transparência e respeito à todas e todos. Nosso diferencial foi além, quando nos mantivemos à disposição 24 horas para atender os profissionais e a sociedade, com suporte de Tecnologia da Informação, Plantão das Prerrogativas, Ouvidoria e linha direta com o presidente”, comentou Ednaldo, reconhecendo, também, que "ainda há muito por fazer, e vamos fazer", prometeu.
"Tenho a consciência tranquila de que contamos com apoio da maioria dos colegas advogados, e respeito dos nossos adversários, que entendo ser fundamental dentro de qualquer processo democrático. E é com esse espiríto de confiança que tenho certeza de que podemos fazer mais e mais em benefício da OAB como instituição, dos advogados e da sociedade. Com probidade, cidadania e paridade", finalizou.