00:00:00
ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES
Metade dos candidatos à PMBV pode desistir.

Metade desiste
Se por ventura, as eleições desse ano forem adiadas para 2022 devido à pandemia de Coronavírus, metade dos atuais pré-candidatos à Prefeitura de Boa Vista, poderá desistir dessa disputa. É que metade dos candidatos são deputados federais ou estão apadrinhando candidaturas, e não deverão mudar de cargo e nem dividir suas campanhas à reeleição tentando eleger a mulher ou afilhado político.


Vão disputar sem garantia?
Os deputados Antônio Nicoletti, Shéridan Stteffanny, Otaci Nascimento, Hiran Gonçalves, Haroldo Cathedral e Jonatan de Jesus, são ou têm candidatos próprios à PMBV. Em 2022, eles vão deixar de concorrer à Câmara para disputar a sucessão de Teresa Surita, sem a garantia que hoje têm de que mesmo perdendo ainda terão dois anos de mandato na Câmara?


Só Haroldo
A incerteza é grande. Apenas o deputado Haroldo Cathedral disse que o seu partido, o PSD, terá candidato próprio e que ele próprio está analisando a possibilidade de concorrer à sucessão de Teresa Surita. "Temos que aguardar o desenrolar dessa situação (efeitos da pandemia e o isolamento social) para ver se haverá condições ou não da eleição ocorrer esse ano. O que posso garantir é que o PSD terá candidato e eu analiso a possibilidade de eu disputar", informou Haroldo.


Condições além
A deputada Shéridan Stteffanny andou conversando com pelo menos três candidatos sobre a possibilidade de composição. O tempo de propaganda eleitoral do PSDB e o seu apoio sem a necessidade de indicar o vice teriam sido colocados na mesa. No entanto, o Fontebrasil apurou que as "condições outras" impostas por ela estavam além das condições deles em firmar um acordo.


Em nome da coerência
Diante disso, as eleições sendo adiadas, é bem provável que Shéridan concorra à reeleição. Lembrando que ela, candidata à prefeita ou à deputada, não irá utilizar verba pública do fundo partidário em nome da coerência. Ela vive usando verba recisória para bancar propaganda de que não concorda que dinheiro do povo banque campanas eleitorais.


Recolher a bandeira
O deputado Hiran Gonçalves que se dispôs a atender o desejo da mulher Gerlane Bacarin em lançá-la candidata a PMBV, é outro que deverá recolher a bandeira e focar em 2022 na sua reeleição à Câmara de Deputados, deixando a vontade de Gerlane para mais tarde. Hiran vem tocando um mandato discreto e pegou muito mal ele ter permitido que seus assessores espalhassem aquele boato de que ele iria ser ministro da Saúde.


Não sabe o destino
Otaci Nascimento não fala nada sobre seu futuro político. Isso, segundo uma fonte, cabe ao Solidariedade já que ele tem se postado como um "soldado do partido". Dessa forma, é incerto se Otaci irá concorrer à reeleição ou à Prefeitura de Boa Vista no caso da eleição desse ano ser unificada com a de 2022.


Hoje é, amanhã...
Aliados de Jonatan de Jesus disseram que o candidato dele para eleição desse ano é o secretário Marcos Jorge (Planejamento). Porém, se a eleição for adiada, seria prematuro afirmar que que Marcos continuaria sendo apadrinhado por Jonatan, até porque, em dois anos, o próprio Marcos Jorge pode mudar de idéia. 


Não respondeu
Procurado pelo Fontebrasil, o deputado Nicoleti não deu retorno às perguntas feitas.


COMENTÁRIOS