RR matricula 7 mil no EJA
Jovens e adultos que ainda não concluíram o Ensino Médio têm a oportunidade de dar continuidade aos estudos por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, mais conhecida como EJA. Na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, por exemplo, estão sendo ofertadas 100 vagas para o Ensino Médio desse segmento da educação.
]Os interessados devem se dirigir à secretaria da instituição de ensino que fica localizada na Avenida das Guianas, n° 1.201, bairro 13 de Setembro, das 18h30min às 21h30min para efetuar a matrícula.
É necessário apresentar o Histórico Escolar do Ensino Fundamental, ou o Histórico do Ensino Médio (incompleto), uma foto 3x4, comprovante de residência, além de cópias do RG e CPF. As matrículas são gratuitas.
As aulas terão início no próximo dia 23 de julho, seguindo o Calendário Escolar da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED). As aulas na instituição de ensino são no horário noturno, das 19h às 22h45min. “A EJA é uma oportunidade para os jovens e adultos concluírem os estudos e também de dar continuidade à vida acadêmica. É importante destacar que a EJA possui uma clientela diferenciada. O sistema educacional reconhece essa diversidade e busca ofertar sempre o melhor ensino”, destacou Jucimar Vieira, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA).
EJA
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino nas etapas Fundamental e Médio adotada pelas escolas da rede pública estadual, destinada aos adultos que não concluíram os estudos da Educação Básica em idade apropriada. No Brasil, a modalidade se fundamentou a partir das ideias do educador Paulo Freire.
O segmento é regulamentado pelo Artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) e é financiado pelo Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), do Governo Federal.
A EJA se divide em três etapas: Ensino Fundamental Séries Iniciais (2° ao 5° ano), Ensino Fundamental Séries Finais (6° ao 9° ano) e Ensino Médio EJA. De acordo com dados da DIEJA, no Estado de Roraima, 83 escolas oferecem a EJA, sendo 22 instituições na Capital, 34 escolas indígenas e 27 escolas no interior. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 7.487 alunos matriculados.
Na Capital, as escolas que oferecem a modalidade de ensino são: América Sarmento, Antônio Carlos Natalino, Caranã, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Granjeiro, Hildebrando Ferro Bittencourt, Lobo D’Almada, Luiz Ribeiro de Lima, Luiz Rittler de Lucena.
E ainda: Maria de Lourdes Neves, Monteiro Lobato, Antonio Ferreira, Carlos Casadio, Coema Souto maior, Jaceguai Reis Cunha, Maria das Dores Brasil, Maria Nilce Brandão, Voltaire Pinto, Elza Breves, Maria das Neves Resende, Maria Sonia de Brito e Raimunda Nonato.