- 20 de agosto de 2025
Para suprir a carência de vagas do ensino fundamental em algumas escolas da periferia e atender demanda em outras no centro, a Secretaria de Educação do Estado estará colocando em circulação a partir desta terça-feira (7) dois ônibus de transporte escolar.
A preocupação da Secretaria é manter alunos de alguns bairros periféricos em sala de aula até ser construído novos prédios nessas áreas. Com isso, os alunos estudarão em escolas no centro que ainda dispõem de vagas, como a Escola Diomedes, Costa e Silva e Vitória Mota Cruz.
A Diretora da Divisão de Ensino da Capital, Vanda Santos explicou que o aumento populacional nesses bairros, ocasionando a grande procura, deixou alguns alunos, sobretudo do ensino fundamental, sem vagas em escolas próximas a suas casas. "Não há falta de vagas na rede pública de ensino, o problema é apenas estrutural", ressaltou.
Os ônibus irão atender os alunos que moram na Zona 3 que fazem parte os novos bairros e loteamentos que estão surgindo na capital entre eles o Nova Cidade, Operário, Silvio Leite, Pintolândia, Senador Hélio Campos, Santa Luzia e Alvorada.
Vanda informou que o Estado tem hoje apenas 18 escolas para atender toda a demanda de alunos desses bairros o que não é suficiente. "São áreas que estão em constante crescimento muitos deles formadas de imigrantes do interior e de outros estados", disse.
Afirmou ainda que a maior procura é de alunos do ensino fundamental, de 1º a 8º, que enquanto as escolas dos bairros periféricos estão lotadas, há outras na área central que estão funcionando com apenas três alunos em uma sala. "Há turnos inteiros sem nenhum aluno matriculado", confirmou.
Entre as escolas que estão a super lotação estão a América Sarmento, Ulisses Guimarães, Maria de Lourdes, Maria Raimunda Mota, Elza Breves, Sonia de Brito e Vanda Pinto.
PRÉ-MATRÍCULA
Segundo a diretora, a Secretaria de Educação iniciou nesta terça-feira uma campanha nesses bairros solicitando que os pais façam uma pré-matrícula informando os filhos que ainda não foram matriculados.
As pré-matrículas estão sendo feitas nas Escolas Ritller de Lucena, no bairro Nova Cidade e na Escola Sonia de Brito, no Senador Hélio Campos. "Há coordenadores de pólos nessas escolas para atender esses pais. Todos os alunos serão remanejados para as escolas Costa e Silva e Vitória Mota Cruz", explicou.
Contato: A Diretora da Divisão de Ensino da Capital, Vanda Santos - 3621 2815
ASCOM
Silvio Souza