- 20 de agosto de 2025
Ao assumir a secretaria de Educação, a Ex-secretária de Educação, Ilma Xaud, e o então secretário-Adjunto, Hildebrando Falcão, realizaram um reordenamento no atendimento das Escolas em Tempo Integrais Severino Cavalcante e Ritler de Lucena, nos bairros Silvio Botelho e Nova Cidade.
Após um levantamento minucioso realizado por técnicos da Secretaria de Educação ficou comprovado que escolas não tinham estrutura ideal e nenhum projeto pedagógico para funcionar em tempo integral.
Mas, a secretaria de Educação não mediu esforços em 2005 para fazer com que as escolas voltem a funcionar em regime integral. A partir de fevereiro de 2006, a escola Severino Cavalcante voltará a funcionar em tempo integral.
Isto será possível graças à elaboração de um projeto Pedagógico, coordenado pelo secretário de Educação, Hildebrando Falcão em conjunto com a escola e a comunidade. O projeto é norteado em todos os princípios educacionais que regem as escolas de tempo integral.
"Passamos todo o ano de 2005 preparando um projeto pedagógico sério e norteado nas necessidades das comunidades que são atendidas pelas escolas integrais. Agora em fevereiro a escola Severino Cavalcante volta a funcionar em tempo integral para a atender na sua totalidade as comunidades dos bairros da zona Sul", afirmou Hildebrando.
Fontebrasil
No editorial "A Educação na UTI", publicado ontem, 27, o Fontebrasil comparou os investimentos feitos no setor nos últimos 45 anos no brasil e na Coréia do Sul. Lá, o analfabetismo está praticamente erradicado, aqui, 13% da população não sabe nem escrever o próprio nome. Abordamos também o fato de que lá, na Coréia, os estduantes passam em média oito horas nas salas de aula, enquanto aqui, apenas quatro. Mas Roraima já teve, como tantas outras coisas, duas escolas integral.