00:00:00

Opinião Formada

as obras de recuperação total da BR-174, entre Caracaraí, em Roraima


Opinião Formada

 
Amazônia, a vida
 
A Amazônia como parte importante do mundo será alvo hoje, sexta-feira, e amanhã, sábado, em Manaus, de intensos debates sobre a sua performance como região capaz de resolver alguns dos muitos problemas do Brasil e do Mundo globalizado. O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, o maior ecologista do mundo Thomaz Levejoy, e o diretor de cinema James Cameron estão entre os debatedores. O Fórum Internacional de Sustentabilidade sobre a Amazônia se realiza no tropical Hotel, na capital amazonense.
 
Habitat do carapanã
 
 O ecologista Thomaz Levejoy é um afamado discípulo da ecologia moderna. Rico às pampas, Lovejoy na década de 70 quando o mundo se voltou para a importância da ecologia, financiou alguns projetos ecológicos na Amazônia, através de bolsas de estudo para doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Um deles inusitado: Lovejoy queria saber por que o pernilongo conhecido na Amazônia como carapanã não saía de seu habitat natural, as mais de mil ilhas no Arquipélago das Anavilhanas, no Rio Negro. Gastou na época cerca de cinco milhões de dólares, e não ficou sabendo a razão da insistência do carapanã em morar nas Anavilhanas.
 
 
Chaves e o feriadão
 
Tai, ele pode ser doidão do cérebro, mas tem alguma coisa boa no cocuruco. O presidente Hugo Chaves, da Venezuela, acaba de encontrar uma meia solução para o problema do apagão elétrico no País: determinou que os cinco dias da semana santa sejam transformados em feriadão, para ninguém consumir eletricidade. A solução é meio estapafúrdia, mas foi a única maneira de o dom Chaves dar uma satisfação ao povo venezuelano que tem sofrido com a falta de energia. E o complexo hidrelétrico de Guri? Faliu?
 
Agora os enfermeiros
 
Os enfermeiros funcionários público de Roraima ameaçam entrar em greve a partir da próxima terça-feira. Ante a ameaça dos policiais civis de paralisaram suas atividades, o governador Anchieta Junior se apressou em se reunir com os servidores policiais e encontrar uma solução para o impasse. Alguns itens de reivindicações foram atendidos e os policiais cessaram a ameaça de paralisação. Agora a conversa deve ser com os enfermeiros. E haja aumento de salário e de benefícios para as categorias que ameaçam o governo com greve.
 
Celular no interior
 
Até o dia 30 de abril todos os municípios de Roraima estarão ligados ao mundo pela telefonia celular. As três empresas Oi, TIM e Claro vão atuar no interior, todas cobrindo um determinado numero de cidades. A determinação foi expedida ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações, a poderosa Anarel.
 
Jatapú recuperada
 
A hidrelétrica do Jataú, no Sul do Estado de Roraima, vai ser recuperada a partir de abril, segundo anunciou o presidente da CER, Elton Rohnelt, ao ser o entrevistado virtual do jornal Folha de Boa Vista. O projeto Luz para Todos também já está em execução. Segundo Rohnelt, a CER já está de posse dos recursos financeiros tanto para recuperar a usina do Jatapú, para o projeto Luz para Todos. E vivas para o Elton Rohnelt, que dá atenção à interiorização das ações da CER, agora pela segunda vez sob o seu comando.
 
 
BR-174 em recuperação
  
O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, está em Roraima para assinar várias ordens de serviço autorizando as obras de recuperação total da BR-174, entre Caracaraí, em Roraima, e Presidente Figueiredo, no Amazonas. Alfredo quer ampliar o leque de obras que o Ministério dos Transportes tem a fazer para garantir mídia à sua candidatura do governo do Amazonas. Ontem, Alfredo Nascimento e a ministro Dilma Rousseff estiveram em Humaitá, no Amazonas, reinaugurando parte da BR-319, uma espécie de menina dos olhos do ministro. Afinal, Alfredo brigou feio com o outro ministro, Carlos Minc, do Meio Ambiente pela autorização ambiental para as obras. Deixa o governo Lula sem ter conseguido concluir a rodovia.
 
 
Dilma, a candidata
 
 A presença da ministra Dilma Rousseff em Humaitá, no Amazonas, ontem, deu o que falar no seio da oposição. Que questionava ontem em Brasília o que teria a ver a Casa Civil com a inauguração de um trecho rodoviária para a ministra se fazer presente. Ora, ela num é pré-candidata nas eleições de outubro, para substituir o presidente Lula. Então está tudo em casa, sem problemas maiores na área do TSE.
 
 
Agressão a advogados
  
A que ponto se chegou em matéria de violência urbana no país. Manifestantes que se posicionam em frente ao fórum paulista para acompanhar o julgamento do casal Nardoni, pela morte da linda menina Isabella, revoltados não se sabe com o quê, passaram a agredir com palavras e socos os advogados dos réus. É o que faz a mídia absorta em outras razões quando decide transformar um julgamento num grande circo. A turba, enraivecida, descontrolada, ataca a quem não devia atacar. Sem muitos comentários.
 
Gripe Suína perto
 
A gripe suína está mais perto de Roraima do que pensam as autoridades de saúde do Estado. Em Manaus, bem ali a 750 quilômetros de Boa Vista, já há 17 casos sendo investigados pelas autoridades de saúde de lá; enquanto isso, uma mulher grávida morreu ontem em Manaus depois de contrair a gripe. Qualquer providência nesse sentido é bem visto pela população roraimense. Com a palavra a Secretaria de Saúde.
 

Policiais sem greve

Bastou o governador Anchieta Junior se reunir com cerca de cem policiais civis para acabar com a ameaça de greve que a categoria fazia caso não tivesse atendido as suas reivindicações, tudo em torno de nove. Anchieta Junior viu a relação de pleitos dos policiais e resolveu atender pelo menos agora a sete deles, o que garante o fim da ameaça de paralisação dos policiais civis.
 
Justiça
Não é toda greve que se deve aceitar pacificamente, sem reagir. Foi isso que fez o governador Anchieta Junior. Ele se antecipou aos fatos, chamou os policiais para uma reunião e acalmou a categoria. Com a violência grassando no Estado, o governo tinha mais é que evitar mais essa paralisação.
 
\"\" 
Comida para índio
 A festa que os indígenas da reserva Raposa Serra do Sol vão fazer para homenagear a homologação da área pelo presidente Lula terá a ajuda imprescindível da Conab, no fornecimento da alimentação para os índios e convidados. Serão cerca de 60 toneladas de alimentos que atenderão aos cerca de 18 mil convidados. O Presidente Lula mandou avisar aos indígenas que virá à festa. Então ta!
 
 
Povo fala
 Taí uma coisa que deveria ser seguida pelos parlamentos estaduais do Brasil afora. A Assembléia Legislativa do Amazonas mudou o seu regimento interno e agora o povão poderá integrar as suas comissões permanentes. Isto é, o povo poderá discutir de perto os seus problemas quando eles forem matéria no parlamento amazonense. Bem que Roraima poderia seguir esse exemplo, hein?

 Que apoio

   O apoio político (e eleitoral) do senador Mozarildo Cavalcanti ao deputado Messias de Jesus tem lá as suas razões de ser. Mozarildo é agora adversário e crítico do governo Anchieta Junior, também por razões óbvias. Não achou guarida no governo para as suas investidas políticas visando as eleições de outubro próximo. Mas não deixa de ser um apoio e tanto, para quem acha que disputar uma eleição majoritária é como se trocasse de cueca, e não é. As duas disputas para o Governo e o Senado, em eleições majoritárias, pressupõem que os candidatos tenham muito mais do que sorte. Precisam ter votos garantidos para garantir a eleição. Só isso.
   
General Fora
 O governador Anchieta Junior disse durante a posse do novo comandante da Polícia Militar que o general Eliéser Monteiro, Secretário de Segurança, não será candidato nas eleições de outubro próximo, como parece que era, num passado recente, a intenção do general. O general Eliéser Monteiro foi quem, com coragem e determinação, enfrentou de peito aberto o governo federal, criticando durante a política indigenista do governo durante a disputa jurídica envolvendo a reserva indígena Raposa Serra do Sol. O general desejava ser um dos oito deputados federais por Roraima. Era o seu desejo.
 
Alfredo versus Minc
 O ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, quer inaugurar um trecho da BR-319, que liga Manaus e Porto Velho, entre esta cidade e Humaitá, no Médio Madeira, antes de deixar o ministério, no dia 3 de abril para disputar o governo do Amazonas. Mas antes, Alfredo tem que ajustar suas indiferenças com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, com quem travou uma luta árdua pela concessão das licenças ambientais para a BR-319. só pode ser birra mesmo de Minc com Nascimento, já que a BR-174 está sendo recuperada nos mesmos moldes da 319 e o Ministério do Meio Ambiente não criou tantos problemas para permitir as obras em Roraima.

 

Últimas Postagens