00:00:00

Opinião Formada

\'O Jucá pensa que já está eleito e não precisa de apoio. A Marluce nem bom dia dá pra gente\', comentou um deputado. Na Semana da Mulher, a deputada Angela Portela.


Edersen Lima
De Brasília

Violência
Manchete dos jornais de hoje é a execução de um jovem de 20 anos. Que a violência em Boa Vista aumentou, não se tem dúvida. Ruim é que as notícias de sequestros relâmpagos, execuções, estupros, assaltos e roubos antes não comuns, agora são corriqueiras.

Texto
A coluna publica hoje com texto enviado por uma moradora do bairro Sílvio Botelho, preocupada com o avanço da violência praticada em sua maioria por jovens e menores de idade, alguns desses que poderiam ter recebido assistência social em programas como o finado Projeto Crescer:

"GRITO DE ALERTA"
Estou muito preocupada com os rumos da violência em nossa cidade. A cada dia um novo caso, novo assalto, uma morte, facadas, sequestros relâmpagos. Nossa sociedade está ameaçada e nossas vidas correndo perigo. Famílias que conheço estão muito assustadas e algumas mães que conversei estão desesperadas com o envolvimento de seus filhos em brigas, assaltos, consumo e tráfico de drogas. A coisa está ficando feia.

Será que não estamos vendo isso? Será que vamos deixar nossa cidade cair na criminalidade novamente e voltar aos tempos em que tínhamos toque de recolher nos bairros mais afastados do centro por conta do ataque de galeras?

Tivemos a receita e pudemos desfrutar de uma Boa Vista mais humana e mais tranquila há pouquíssimo tempo. Onde foi que nos perdemos? Cadê o Projeto Crescer? Por que deixaram que acabasse?

No início foi difícil mesmo entender esse projeto da ex-Prefeita Teresa Jucá. Porque era um projeto que bem ou mal, criticado ou não apoiava jovens considerados perdidos, que perambulavam pelas ruas, não frequentavam escolas e nem tinham trabalho. Por que apoiar jovens agressivos e em sua maioria drogados do que nossos filhos certinhos?

Mas com o tempo a gente passou a entender que o trabalho que foi feito era na verdade um investimento que beneficiava muito mais a nossa sociedade do que os próprios jovens do projeto. Eles estavam recebendo apenas uma oportunidade, mas nós estávamos recebendo segurança e qualidade de vida.

De repente as coisas mudam e para pior, na maior demonstração de despreparo e de cegueira político-administrativa que, infelizmente, está nos atingindo diretamente. Está afetando nossas famílias, nossos filhos e nossas vidas. Voltamos correr perigo.

Ana Bernadete Guimarães
Pedagoga e moradora do Silvio Botelho

Posteridade
\"\"
Diretora da TV Boa Vista, Daniele Albuquerque,
abre hoje galeria da Semana da Mulher

Mil índios
O conselho Indígena de Roraima promove amanhã a 39ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, na Comunidade Araçá, no Amajari. As discussões de interesse das comunidades indígenas prosseguem até a próxima terça-feira, dia 09, com participação de mil indígenas de todas as etno-regiões de Roraima, além de outros convidados.

Com o bonde andando
Romero Jucá e Marluce Pinto estão dormindo no ponto. A "constatação" foi dita ontem em roda de deputado estaduais, isso porque nem um nem outro candidato governista ao Senado buscou aproximação ou entedimento políticos visando a eleição de outubro. Com a ALE, no mínimo, 90% fechada com o colega Mecias de Jesus, não se atentar para o segundo voto desse colegiado é, mesmo, dormir no ponto.

Nem bom dia
"O (Romero) Jucá pensa que já está eleito e não precisa de apoio. A Marluce (Pinto) nem bom dia dá pra gente", comentou um deputado. "O Augusto (Botelho) e o Iran (Gonçalves) vão levar o segundo voto de graça e sem fazer esforço", completou outro parlamentar.

Sem o segundo
Na base federal, só os deputados Márcio Junqueira e Urzeni Rocha se dizem comprometidos em trabalhar pela eleição de Marluce. Mas não têm ainda segundo candidato ao Senado.

Sem compromisso
Luciano Castro e Chico Rodrigues não se vêm compromissados e muito menos obrigados a votar na ex-secretária. Luciano foi abandonado por ela em plena campanha eleitoral de 2008, e Chico teve sua indicação ao Senado preterida em prol de Marluce.
Com relação a Romero Jucá, os dois também não têm compromisso fechado.

Privilegiado
A situação de Mecias de Jesus como candidato ao Senado é privilegiada se for levado em conta que 23 deputados deverão pedir votos para ele além dos federais que estarão em plena coligação branca.

Olhar pra sí
Por essas e outras que assessores mais próximos do governador José de Anchieta defendem que ele se volte mais para a sua campanha do que a dos experientes Romero Jucá (15 anos de mandato) e Marluce Pinto (16 anos).

Posteridade
\"\"
Angela Portela, é destaque da atual
legislatura da Câmara dos Deputados.

Observação
Na eleição de 2006, como candidato ao governo Romero Jucá obteve 26% dos votos válidos e elegeu três deputados federais. Se a oposição, mesmo perdendo, obter 30% dos votos, com certeza, elege em sua coligação novamente três deputados.
Se chegar a 35%, elege um quarto deputado.

Federal como vice
Os cálculos feitos acima até outro dia ignorados pelos deputados federais da base governista, não saem hoje da cabeça de pelo menos dois parlamentares que já defendem que o vice de Anchieta seja um deputado federal. Isso abriria mais espaço na concorrência interna.

Macaco Simão:
E diz que o Centro Sísmico Nacional avisou Coxim sobre possível terremoto: "Urgente, possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso, Richter, 4,8. Epicentro a 2 km da cidade. Tomem medidas e informem resultados com urgência". Depois de uma semana chegou o telegrama: "Aqui, é a polícia de Coxim. Richter tentou se evadir, mas foi abatido a tiros. Desativamos as zonas, todas as putas estão presas. Epicentro, Epifanio, Epicleison e outros cinco irmãos estão detidos. Não respondemos antes porque aqui houve um terremoto da porra". Rarará!

Últimas Postagens