- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Forçada
O governador José de Anchieta disse que a decisão do presidente da ALE de apoiar Neudo Campos não lhe causou surpresa e que ele tem todo o direito de procurar o que acha ser melhor para sí políticamente. Anchieta só reclamou da demora de Mecias."Tivemos que forçar a decisão dele no fim de semana passado", comentou o governador.
Esperado e não esperado
A decisão e até o anúncio público do rompimento de Mecias de Jesus era esperado. O que não se esperava é que ele fosse além, montando palanque na ALE com Neudo, Telmário Mota, Paulinho Linhares, Edinaldo Dunga e Marília Pinto.
O leitor já sabia
A coluna antecipou ontem pela manhã o que os demais sites de notícias só publicaram à tarde: o rompimento de Mecias com o governo.
Dinâmica
"Pra gente ver como a política é dinâmica. O Mecias era o todo poderoso no governo, era o vice governador na chapa, e agora, opositor", comentava ontem um deputado estadual.
Sexteto
Amigos de longas datas e parceiros na últimas eleições, a dupla Mecias e Luciano vai ter que, no mínimo, virar sexteto. É que como candidato ao Senado, Mecias não vai fechar dobradinha apenas com Luciano.
Em boa companhia
Mecias no palanque de Neudo com Telmário "Planfetinho" Mota, aquele que mais acusou Luciano Castro em 2008, é prato indigesto para o PR.
Híbrido, não!
E ainda falando em Luciano Castro. Os deputados Márcio Junqueira e Urzeni Rocha torceram o nariz com essa dubiedade do partido que apóia Neudo e apóia Anchieta. Ameaçam não coligar na proporcional com PR.
Enquanto isso, montando o palanque...

E-mail aberto - A instituição prevalece
Caro e parceiro de todos os momentos. Queria agradecer os espaços concedidos a Assembleia Legislativa desde a fundação deste Fontebrasil, mas queria discordar de você em um ponto, em função da Coluna Opinião Formada desta segunda, 01 de março. (Dente por dente - Ninguém duvida que as chefias do Detran, UERR, várias diretorias de escolas e coordenações de departamentos indicados por Mecias de Jesus no governo serão alteradas. E, em contra-partida, também se espera retaliações na ALE a ações do governo por parte de Mecias.)
Seria irresponsabilidade do presidente Mecias de Jesus planejar ou arquitetar algo contra o Governo apenas por que não estará mais ao lado do governador politicamente. Quem conhece o deputado Mecias sabe que esse não é o estilo, nem o feitio dele. A campanha se desenvolverá de uma maneira e os trabalhos da ALE-RR de outra. As instituições permanecem e os mandatos políticos vão e voltam conforme a vontade do povo. J.R. Rodrigues
Abuso
Tem gente prometendo denunciar uso indevido de viaturas da Polícia Federal.
Exemplo
A ALE do Amazonas passou a publicar na internet os gastos dos deputados com a verba indenizatória.
De boa
Quem conhece Mecias, Anchieta e os políticos que transitam no governo e na ALE não admitem radicalismos, troca de ofensas e baixarias pois há mais pessoas que apóiam ambos os lados do que se imagina.
Estranho
Mecias fez parte do governo Anchieta com várias indicações como chefias no Detran, diretorias de escolas, comando da UERR e mais cargos na administração. Encontrar coisas erradas só agora, vai soar estranho.
Xerife no Detran
O delegado Jorge Everton será o novo diretor do Detran. Ex-diretor da Penitenciária Agrícola, Everton comando operação que desarticulou rede de corrupção dentro do presídio.
Perguntinha
Ter como parceiro o político campeão nacional de processos judiciais por corrupção, desvio de dinheiro público e formação de quadrilha é o melhor para Roraima?
Posteridade

De Brasília, Andrea e Gilberto Martins.
Haiti
O deputado Chico Rodrigues esteve no fim de semana no Haiti. Viajo em missão oficial da Câmara dos Deputados num Hércules da Força Aérea.
Assim que pousou em Roraima direto de Porto Príncipe, Chico foi informado sobre o racha de Mecias e Anchieta. "Isso (rompimento político) é natural quando os interesses não convergem", comentou.
Ainda não pagou
Segundo Neudo Campos, Mecias tem uma dívida eterna com ele. "Se ele hoje está na política se deve ao fato de eu tê-lo feito deputado ocupando a vaga de Flamarion Portela em 1995. Se não fosse eu, ele não tinha conquistado o espaço que conquistou e conseguido se eleger em 1998", volta e meia, repete.
Metas
Ainda de acordo com Neudo, "nossa experiência vai contribuir para o crescimento de Roraima e isso será nossa meta daqui pra frente”, a julgar pela BR-174 construída com aquele asfalto sonrisal, as escolas padrão caras que vivem precisando de reformas e a energia de Guri com a taxa mais alta do país, melhor não poderá ser, não é?
Quem?
Nota veiculada semana passada na coluna sobre especulação do nome de um magistrado para compor chapa de vice governador com José de Anchieta abriu bolsa de apostas com gente apostando no juiz Alcir Gursen, outros pelo desembargador Robério Nunes dos Anjos e uns pelo juiz federal Hélder Girão Barreto.
Macaco Simão:
E buemba! Assaltaram a casa do Marcos Valério do mensalão! Não existe mais ética entre os ladrões? E assaltar a casa do Marcos Valério não é roubo, é restituição, é fazer justiça com as próprias mãos. Rarará!