00:00:00

Opinião Formada

Aliança política onde quatro vagas são preenchidas por apenas dois partidos, não é aliança política.


Edersen Lima
De Brasília

EDITORIAL – Mudança de mente
Um acinte à vida em sociedade. Assim pode ser interpretada a decisão de libertar e manter no Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) o jovem delinquente que ajudou a assassinar o menino João Hélio, três anos atrás, no Rio de Janeiro, arrastado pelo carro em que estava.

De tão absurda, a decisão foi revista nesta quarta-feira (24), pelo juiz titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude do Rio, Marcius da Costa Ferreira. Ferreira determinou ao delinquente cumprir medida educativa em regime de semi-liberdade, por mais dois anos.

O crime aconteceu em fevereiro de 2007. O menino João Hélio, de 6 anos, pendurado ao cinto de segurança do carro da mãe, foi arrastado por vários quilômetros pelas ruas da zona Norte do Rio. Por onde passavam, os ladrões do carro, dirigindo em alta velocidade, eram alertados para o corpo pendurado, e, mesmo assim, só pararam o veículo quando foram detidos pela polícia.

Crime hediondo. Ação de bárbaros. Não poderia passar impune, muito menos seus autores taxados de pessoas inocentes, ainda que menores de idade. Em países desenvolvidos como Estados Unidos e vários da Europa, crianças que cometem crimes de repercussão bem menor  vão parar na cadeia, e não tem essa história de direitos humanos a lhes acobertar. 

A redução da maioridade penal no Brasil é questão cíclica. Volta à baila sempre que se verifica algo que fere o inconsciente coletivo. Infelizmente, algo como fogo de palha. Doença que dá e passa rápido. Logo todos se esquecem e ninguém mais fala no assunto. Enquanto isso, monstros mirins, volta e meia, continuam a assombrar a sociedade, sob a complacência das leis.

Desnecessário enfatizar que, em pleno século 21, quando impera a alta tecnologia, qualquer criança de 6 anos já viu de tudo na TV, nos playstations, na vida.

Nesse cenário, fica impossível convencer alguém que um garoto de 15, 16 anos, com a compleição física de um adulto, seja considerado inocente a ponto de não saber a dimensão de um crime que porventura esteja cometendo.

Daí, a necessidade urgente de se reformular o atual sistema, que há muito se mostra anacrônico. Sob pena de a sociedade continuar convivendo com espectros do tipo “Champinha” (de 16 anos, que estuprou e matou uma menor também de 16 anos e seu namorado) e outros do gênero, o que, convenhamos, ninguém merece!

Enquanto isso, naquela visitinha mensal...

\"\"

Matemática errada
Aliança política onde quatro vagas (governador, vice e dois senadores) são preenchidas por apenas dois partidos, não é aliança política.

Viva Zico!
Do botafoguense roxo Stepan Nercessian, que preside o Retiro dos Artistas, ao receber de Zico, o eterno ídolo do Flamengo, ontem, uma doação:
— Pô, depois de tanta tristeza que você me deu na vida, fazendo gols no meu Botafogo, até que enfim me dá uma alegria...

Vice
Na especulações para vice na chapa de José de Anchieta, eis que se ventila um nome de um respeitado e atuante magistrado.

E-mail Aberto
Nome: Ricardo N Magalhães
E-mail:
[email protected]
Assunto: Reclamação CERR II
Endosso a nota de repúdio do Dr. Carlos Alexandre, uma vez que as autoridades não se sensibilizam que existem por volta de 800 famílias na Cidade Santa Cecília, que nestas famílias existem idosos e crianças recém-nascidas, que a energia (LUZ) é uma necessidade básica e que com essa falta de planejamento na hora de colocar a energia e a falta de CAPACIDADE para resolver essa situação calamitosa é muito triste.
Apelo em nome dos cidadãos da Cidade Santa Cecília. AUTORIDADES (Governador e Presidente da CERR) nos olhem com mais respeito.

Realidade das universidades
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do senado (CRE) aprovou requerimento do senador Mozarildo Cavalcanti, para a realização de audiência pública a respeito da atuação das universidades federais e estaduais na região amazônica.
Para o senador essa será uma oportunidade para saber como estão essas unidades de ensino superior e suas reivindicações para melhorar ainda mais o ensino para os acadêmicos da região norte.

O domínio delas
O Brasil tem hoje 603 mil advogados inscritos na OAB. As mulheres representam hoje 50,5%: são 304,8 mil.

Mutirão
Os quatro defensores públicos de Roraima que trabalham no Mutirão Carcerário analisaram 308 processos nos quatro primeiros dias de ação. A expectativa do Mutirão é analisar cerca de dois mil processos existentes do Sistema Prisional da Capital e das Comarcas de Pacaraima, Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí e Caracaraí. 

Posteridade - Três pontos
\"\"
Registro de Edinaldo Moraes, o time gaucho do Roraima que levou de 7x0;
uma pergunta: O que Jonas Elmore, o "Amorica", está fazendo alí; e a constatação:
pela posição dos atacantes, não tinha mesmo como fazer muita coisa, só levar.

Entrevista
O deputado Luciano Castro é o entrevistado do programa Espaço Brasília da Rede Amazônica. A crise de energia que atinge a Venezuela e Roraima e a recuperação das rodovias federais que ligam o estado ao resto do país são assuntos tratados na entrevista.

Macaco Simão:
E a nova versão do "Rebolation". Tá correndo na internet um vídeo hilário chamado "ROUBOLATION"! "Bota a mão na carteira que vai começar/ o "ROUBOLATION", XON, XON/ O "Enganation", xon, xon/ O "Enrolation", xon, xon/ O "Prometion", xon, xon!". Rarará.

Últimas Postagens