- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Preso Zero
O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, lançaram hoje no Rio o Programa Preso Zero.
O programa tem a meta de retirar os presos das delegacias policiais. Os três também assinaram convênio do projeto Começar de Novo, pelo qual o Estado se compromete a fornecer condições a presidiários para que eles consigam trabalho e deixem de reincidir no crime.
Novo Campus
O deputado federal Luciano Castro esteve na área em que será construído o novo Campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em Pacaraima. A previsão é que as obras comecem no final de fevereiro. Os recursos para a execução do projeto já estão garantidos por meio de emenda orçamentária de autoria do próprio parlamentar.
Agradecimento
Para o prefeito de Pacaraima, Altemir Campos, "o investimento vai possibilitar ensino superior para os estudantes do município e para as comunidades vizinhas que contam apenas com uma escola que oferece até o ensino médio". O prefeito citou o desenvolvimento no município nos últimos anos e agradeceu a parceria do deputado Luciano Castro, que tem destinando recursos tanto para a educação quanto para a infraestrutura local.
Enquanto isso, repetindo tudo o que já se sabe...

Uso pessoal não é crime
Não é crime um delegado da Polícia Federal usar carro, motorista e agente da corporação para procurar um apartamento para alugar.
O entendimento é do juiz Fernando Marcelo Mendes, da 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo, ao recusar uma acusação do Ministério Público Federal contra o delegado Severino Alexandre de Andrade Melo, ex-diretor-executivo da PF em São Paulo em 2006 e 2007.
Abrir precedentes
Para o juiz, o ato não é crime pois não trouxe prejuízo significativo à PF. Ele aceitou a tese do "princípio da insignificância", em que reconhece que houve um crime, mas o valor em jogo é ínfimo.
A decisão pode abrir precedentes nada dignos.
Mantém aval
A direção nacional do PR ainda mantém o aval à pré-candidatura do presidente da ALE, Mecias de Jesus, ao Senado, a exemplo do que ocorre no Rio e no Amazonas, onde o partido não abre das candidaturas de Antony Garotinho e Alfedo Nascimento, respectivamente.
Lula gostaria de não ter porblemas com mais de um palanque nesses estados.
Lição
Reação do ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), alvo de duas horas de ataque do discurso do prefeito Amazonino Mendes durante mensagem lidana Câmara Vereadores: “Quanto mais ele falar meu nome, melhor."
11ª visita
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem a Manaus no próximo dia 30 de março inaugurar a nova Estação de Tratamento de Água. Será a 11ª visita de Lula ao Amazonas.
Coisa feia
Artistas contratados para apresentações na Expoferr realizada em novembro passado ainda não receberam seus cachês.
Roraima Verde
O senador Romero Jucá esteve na semana passada com o ministro Gedel Vieira, da Integração, e conseguiu a liberação de R$ 10 milhões que serão repassados para o Estado auxiliar os municípios em estado de calamidade. As cidades de São Luiz do Anauá e Bonfim também receberão cada uma R$ 1 milhão.
Polêmica
Texto do articulista Francisco Espiridião criticando os gastos da Prefeitura de Boa Vista com carnaval em época de penúria administrativa, gerou polêmica com o contra-ponto do relações públicas de uma escola de samba, Jacildo Bezerra que defende os gastos em nome da cultura.
Hoje, Espiridião detona que em época de vacas magras, saúde pesa muito mais que festa.
Macaco Simão:
Direto da Bahia: "Bloco Espada Preguiçosa atrasa pra sair". Rarará! E pra que sair?
E uma amiga estava na praia em Fortaleza quando viu a faixa "KLB no Bar Mucuripe". Como ela é fã do KLB, lá foi ela. E quando chegou: KLB era um bloco de carnaval: Ki Lapa de Bucho! Rarará!
