- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Também contra os ladrões de cofres públicos
A Juventude Progressista de Boa Vista lança hoje a Campanha "Falta um título para o Brasil - o seu!" com o objetivo de incentivar a participação dos jovens entre 16 e 18 anos, em que o voto é facultativo.
À frente da empreitada estarão Patrick alguma coisa e Guilherme Campos, que poderiam também incentivar os jovens a não votar em candidatos corruptos, recheados de processos judiciais, ladrões de cofres públicos que se aproveitam do cargo para empregarem recangada de parentes incompentes e que defendem a gafanhotagem.
Ficha limpa
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), indicou que pretende ceder à pressão da opinião pública e incluir na pauta, já na próxima semana, o projeto que exige "ficha limpa" dos políticos como pré-requisito para candidaturas.
Ficha limpa 2
Apresentado em setembro passado com o respaldo de 1,3 milhão de assinaturas, o texto prevê que condenados em primeira ou única instância por crimes graves não possam disputar. Mas, se realmente for a voto, a tendência é de a restrição ser aliviada, tornando inelegíveis apenas os que tenham sido punidos por uma decisão colegiada de segunda instância.
Enquanto isso, nos plactóides...

"Vendidos"
Volta e meia deputados governistas "vendem" para o Palácio Hélio Campos os colegas Flamarion Portela e Raul Lima como pedindes de CPIs.
Embora seja de oposição tendo feito denúncias contra o governo, Raul Lima nunca pediu criação de CPI. Nem Flamarion Portela vê em qualquer denúncia motivo para tal.
"Bombeiros"
Tanto Raul Lima como Flamarion Portela não têm idéia do quanto são citados pelos colegas que posam de verdadeiros "bombeiros".
Cotados
Enquanto na oposição, mas precisamente na suposta candidatura do deputado Neudo Campos ao governo, ninguém fala em candidatos a vice governador e nem ao Senado. Já na base governista o burburinho rola solto.
A lista que tem os deputados Urzeni Rocha, Márcio Junqueira e Luciano Castro como cotados para vice agora conta com o nome do vice-presidente da ALE, deputado Chico Guerra, do PSDB - partido do governador - e que desfruta de grande simpatia do PR de Mecias de Jesus.
Maior representação
Fora dessa primeira lista mas com a preferência da Executiva Nacional do DEM, o deputado Chico Rodrigues disse ontem à coluna que o seu partido, por ser o de maior representação do estado na Câmara Federal e na ALE, não pode ser desprestigiado na composição majoritária que será formada.
Somar e não só aplaudir
"Aliança política com apenas dois partidos num universo de oito ou dez não é aliança. Ainda mais quando o maior partido fica de fora", reclamou Rodrigues. "Queremos somar compondo e não só aplaudindo", concluiu.
Respaldo
O discurso de Chico Rodrigues tem respaldo das executivas do DEM e do PSDB. Ontem o deputado Paulo Bornhausen (SC) foi eleito líder do Democratas com apoio do governador José Serra (São Paulo) provável candidato do PSDB à Presidência da República.
Enquanto isso, ainda sem fogo amigo...

Mais para frente
No Palácio Hélio Campos o assunto vice governador está fora de pauta. "Ainda está muito cedo para falar disso (candidatura a vice). A prioridade do governador é tocar o programa de governo e só tratar de eleição mais para frente no período de convenções", disse um secretário.
Operação "Tampa no bueiro"
Depois de esperar quase um ano para que a Prefeitura de Boa Vista atendesse as reclamações dos moradores do bairro Centenário, que pediam a colocação de tampas nos bueiros das ruas mal asfaltadas do bairro, o deputado Márcio Junqueira realizou no fim de semana a "operação tampa no buraco".
Sem fiscalização
Márcio e a equipe do "Roraima passando a limpo" tamparam 20 bueiros que estavam abertos deixados pela construtora que recebeu integralmente a verba para realização do trabalho mas não o realizou decentemente.
Fora disso, sem fiscalizar nada, Tribunal de Contas da União e Ministério Público Federal.
Editorial
O constrangimento à Prefeitura de Boa Vista causado pela reportagem do "Roraima passando a limpo" é o assunto do Editorial do Fontebrasil.
Macaco Simão:
Um amigo meu chegou de Macchu Picchu mutcho putcho! Rarará!
A saúde do Lula. Boas notícias: Lula passou sábado pelo Incor e foi bem em todos os exames. Menos no de português! É que não tinha exame de português. Rarará!
.
