- 20 de agosto de 2025
Relatório
Está pronto para ser entregue à secretária Ilma Xaud (Educação) um relatório contendo o Raio X da pasta. Lá consta informações sobre servidores fantasmas, entre eles a filha de um deputado estadual; professores com desvio de função - ou seja, ao invés de estarem em sala de aula estão ocupando cargos técnicos em comissão -; trem da alegria com indicações de filhos de chefes de departamentos e amigos de filhos em setores como o da Comunicação Social; rolo com diárias envolvendo servidores que estavam de licença médica ou de férias e outros casos que devem ser levados aos ministérios públicos estadual e federal por envolver recursos de ambas as esferas.
Visitantes
Protegida do secretário de Comunicação Social, Rui Figueiredo, a jornalista Lurdinha alguma coisa já plantou raízes na assossoria de imprensa da Educação. Ela é quem empregou as amigas da filha Olívia, Barbara Carvalho, Hanna Dayna, Leocides Daubermann. Como Rui Figueiredo, que semanalmente visita a sala que despacha no Palácio Hélio Campos, Olívia e sua turma também visitam a sua.
Visita
Uma filha do deputado Tião Portela sempre é vista pelas bandas da SECD fazendo visita ao seu local de trabalho.
Frustração
o clima na SECD é de frustração beirando a revolta. A turma que torcia abertamente pela cassação de José de Anchieta continua ocupando os melhores cargos na pasta "e pior, ficam com sorrizinhos de deboche no canto da boca", reclama uma servidora que sofreu ameaça de demissão na Central do Coice do Cavalo Chefe, a dolorosa CCCC.
Chama o MPF
Há denúncia de que verba federal oriunda do Ministério da Educação para realização do Censo Escolar serviu para pagar "trabalho" de servidor que estava de licença médica e outro de férias.
A patrocinadora disso já respondeu há poucos anos acusação pesada de desvio de dinheiro.
Dublês
Fala-se, agora, em contratação de mais professores para a Educação. Mas isso não seria necessário se a secretaria passasse a colocar em sala de aula os ques que estão cedidos para outras áreas, como três professoras que fazem dubê de assessoras de imprensa da pasta.
Enquanto isso, mudando as coisas...

Vento na popa
O pólo industrial de Manaus faturou US$ 2,8 bilhões em novembro, contra US$ 2,1 bilhões no mesmo período de 2008. Cresceu 37,6%.
Saúde itinerante
Os atendimentos de saúde nos municípios e comunidades do Estado de Roraima recomeçam nesta sexta-feira, 15, na Maloca da Raposa, em Normandia, localizada a 200 quilômetros de Boa Vista. Ano passado 23 mil pessoas foram atendidas e a meta para este ano é de 50 mil.
De acordo com o diretor da Saúde Itinerante da Sesau, Francisco Barbosa Monteiro, a previsão é que pelo menos 1.000 pessoas possam ser atendidas na primeira ação do ano.
De corpo e alma
O senador Augusto Boelho disse em entrevista que seus eleitores tiveram dele o que lhes foi prometido: "A certeza de contar com um político honesto, que não se renderia à corrupção.", mas se rendeu ao nepotismo e aos conhavos e fisiologismo político de corpor e alma.
Mãe e irmão
Augusto Botelho empregou por anos em seu gabinete a mãe de mais de 80 anos e o irmão, assessor-bibelô, e trocou apoio por indicações como todo político faz.
Qual o espaço de Mecias?
Aliado até o mês passado, o deputado Mecias de Jesus tem ainda empregadas no governo as indicações que fez para o Detran, UERR e diversas diretorias de escolas. Mais que isso, o governador José de Anchieta não estaria disposto a dar, afirma um deputado estadual.
Ausente
Sobre o espaço de Mecias e por tabela, o do PR, dentro do governo, o deputado Urzeni Rocha já meteu a colher. Ele observa que desde 2002 a dupla Mecias e Luciano Castro é quem indica o presidente da ALE, candidatos a prefeitos, secretários, diretores de escolas, "e no momento mais delicado do governo Anchieta o PR não esteve nada presente."
Licenciados
Atualmente, cerca de 1.1 mil servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo estão de licença médica.
Braga fora da disputa
O governador Eduardo Braga não afirma e nem desmente a possibilidade de não mais disputar a eleição deste ano para coordenar as candidatutas de Dilma Roussef e Alfredo Nascimento no Amazonas. "Vou definir isso com o presidente Lula", tem respondido.
Jocosas
Assessores de imprensa do governo que faturam mensalmente em seus cargos comissionados não perdem a oportunidade de criticar até com considerações jocosas o chefe maior, o governador José de Anchieta, em sites e blogs.
Enquanto isso, falando pelos outros...

Quebra de sigilo
O STJ quebrou o sigilo bancário do govrnador José Roberto Arrusa (DF) e mais outros envolvidos no Demsalão. MAs, quando é que dinheiro de prpina é depositado em conta bancária?
Pesquisa
Esperma de quem vive no trânsito é pior que o de homens inférteis, dz uma pesquisa feita na Inglaterra.
Não vai ouvir nada
O CIR não ouviu e nem vai ouvir os índios sobre a construção da hidrelétrica de Cotingo. Se fosse para ouvir o que pensa e quer a maioria indóigena, o Conselho não tinha trabalhado pela demarcação única da Raposa Serra do Sol, quando mais de 70% dos índios não queriam aquela forma de demarcação.
Perguntinha:
Da onde vem tanta grana para o CIR?
Macaco Simão:
E a nova invenção americana: "Empresa americana lança robô sexual que conversa com o usuário". Tem versão muda? A gente leva anos pra mulher parar de falar e aí vem esse robô e quer conversar? E esse robô sexual fala o quê? "Você me ama mesmo ou só quer me comer?" Rarará!
E as duas loiras se bronzeando na praia: "Qual é o seu protetor?". "Santo Expedito". Rarará! E aí perguntaram pro português se a mulher dele era boa de cama. "Uns dizem que sim, outros dizem que não." Rarará!
Posteridade

Da vislumbrante série "Autorias Próprias", a vista da Pedra Bonita,
em São Conrado, Rio.