00:00:00

Opinião Formada

Factóide - CPI da Conta de Luz encerra hoje sem ter alcançado qualquer objetivo.


\"\"Factóide
Bem que a coluna antecipou que o a tal CPI da Conta de Luz não ia dar em nada. Ela encerra seus trabalhos hoje sem ter alcançado dois objetivos: fazer uma investigação própria sobre as causas do blecaute que deixou a maior parte do país sem luz e abrir a caixa-preta da relação entre as distribuidoras de energia elétrica e os consumidores.

Calminho e caladinho
O deputado Édio Lopes, aquele da ALC, usou a verba indenizatória em vários outdoors espalhados pelo estado afirmando com brabeza que "agora eu vou entrar nessa briga" e com um golpe resolveria o probelma da conta de luz alta.
Deve ter levado um choque na semana passada que o deixou calminho, calminho. E caladinho, caladinho.

40 anos
A Câmara Municipal de Boa Vista comemora 40 anos  sem que nenhum vereador da atual legislatura faça qualquer gesto no sentido de se esclarecer o roubo do cofre da instituição ocorrido em novembro de 2002. Dois ex-vereadores são suspeitos de participarem do roubo.
Já para completar um ano de "muito trabalho" como revelou dia desses o presidente da Casa, Brás Behnck, a falta de funcionamento de postos de saúde municicpais, as ruas sem iluminação dos bairros periféricos, a sujeira e buracos na ruas e o atraso da construção do anel viário da cidade não tiveram espaço nas discussões dos vereadores, parecendo até que Boa Vista é cidade de primeiro mundo.

Semeando instabilidade
Pàra se ter uma idéia do que é a CMBV hoje, na semana passada dois vereadores foram a Brasília - sabe-se lá se com passagens e diárias pagas pela Casa - em missão nada oficial para fazer lobby junto aos ministros do TSE para cassação do governador José de Anchieta.
Em outras palavras, foram semear mais instablidade ao estado.

Enquanto isso, fazendo a festa com averba indenizatória...

\"\"

Pesquisa
O "Índice de Confiança na Justiça", pesquisa realizada pela Escola de Direito da FGV, quis saber como o brasileiro enxerga as últimas decisões do STF (Supremo Tribunal Federal). Citando o julgamento do caso do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e do caseiro Francenildo, o do mensalão e a decisão sobre a extradição do italiano Cesare Battisti, os pesquisadores perguntaram aos entrevistados se elas foram parciais ou não: 40,5% responderam que foram "pouco" ou "nada imparciais", contra 30,3% que as consideraram imparciais; 29,2% não souberam responder.

Corda no pescoço
Não é fácil a situação da deputada Marília Pinto que responde processo no TRE por infidelidade partidária. Uma semana antes de se filiar, o partido chegou a atender pressão feita por ela para que a irmã, Otília Pinto, que vai disputar vaga para deputada estadual - a mesma que Marília - fosse exonerada do cargo de secretária-adjunta de Infraestrutura.
Dias depois, Marílía descobriu que não tinha nada a ver com o PSDB e se mandou para o PSB e Iradilson Sampaio.

Laranjas?
Falando em Marília Pinto, não deu ainda para entender a intenção dela em controlar a TV Boa Vista, alegando que a retransmissora seria herança do seu pai, Ottomar Pinto.
Das duas uma: ou ela está equivocada ou está assumindo que o velho brigadeiro era chegado a esses artifícios de colocar laranjas nos negócios que tinha.

Congresso decide
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados está mexendo com os brios do movimento indígena brasileiro. O projeto, de autoria de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) quer submeter a demarcação de terras indígenas (TI) ao Congresso Nacional. Atualmente, essa função cabe apenas ao Executivo. O temor dos líderes indígenas é o aumento da burocracia na demarcação das TIs e um retrocesso nas vitórias obtidas pelo movimento até agora.

Similar
No Senado, há três anos tramita projeto similar apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti.

Enquanto isso, no BBB ALE...

\"\"

Sem vaidades
O senador mineiro Eduardo Azeredo pode desistir de disputar a reeleição e ser candidato a uma cadeira de deputado federal em 2010.
A fórmula abriria vaga entre tucanos para Aécio Neves disputar o Senado, seu desejo se não for candidato a presidente.

Só serve o Senado
Em Roraima, o PSDB encontra dificuldades em compor chapa com DEM porque o partido além da cabeça de chapa (governo) tem cadeira cativa para a tucana Marluce Pinto, que só disputa em 2010 se for para o Senado.

Inclusão digital
O acesso à internet cresce no Brasil. Pesquisa da Fecomércio mostra que de 2007 para 2009 a parcela de brasileiros que se conectam à grande rede subiu de 27% para 39%.

Mais fiscalização
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) federal criou, no mês passado, uma corregedoria para fiscalizar a atuação das seções estaduais nos casos de denúncias contra inscritos.
O Conselho Federal da OAB percebeu que o número de queixas cresceu significativamente nos últimos anos, mas a quantidade de julgamentos de advogados acusados de práticas como enganar os clientes não acompanhou essa elevação.

Lições
O professor Getúlio Cruz, volta e meia, prega a ética na política. Ele condenado pela justiça federal pelo rombro da dragagem do rio Branco.
O jornal que Getúlio controla, também, volta e meia, dá lições de jornalismo. Hoje, publica nome e sobrenome de um professor covardemente agredido por um aluno destemperado que só teve as suas iniciais G. C. S., publicadas sabe-se lá porquê pelo "jornal necessário".

E tirando as "bronca" de estuprador...

\"\"

Últimas Postagens