- 20 de agosto de 2025
OPINIÃO FORMADA
por Edersen Lima
Conservadorismo enfadonho e cafona
Uma das coisas mais enfadonhas e cafonas em qualquer cerimônia governamental e principalmente política, é a repetição de saudações que cada autoridade ou político que discursa faz aos presentes à mesa de trabalhos ou das "excelências".
Parece que é lei. Cada um que pega o microfone, que pede a palavra, ter que repetir nome por nome de cada membro da tal mesa. Dá iimpressão que um bando de idiotas e apedeutas assiste a cerimônia daí ser preciso que se repita todas as vezes os que estão ali presentes. Coisa enfadonha e cafona, como classificamos acima.
Como o uso do cachimbo é que faz a boca ficar torta, quem quebra esse protocolo, essa liturgia fica fadado às críticas e às estranhezas. Dá até para lembrar um comercial de batom onde todas as mulheres se vestiam igual, até uma simplesmente passar um batom vermelho e chamar a atenção e admiração do resto.
A quebra de certos protocolos e liturgias pela primeira dama Shéridan de Anchieta na solenidade em que uma ministra de estado estava presente foi criticada com deboche ontem pela Folha de B. Vista.
Nada demais. A Folha faz oposição ao governo e até as pedras soltas do Beiral sabem disso. Nada demais, mesmo, pois conhecendo o conservadorismo do jornal, que há mais de 20 anos tem a mesma aparência no seu "projeto" gráfico, bicolor, papel barato que suja a mão, qualquer mudança de costumes é passiva de críticas e deboches.
Talvez pelo conservadorismo atrelado a discursos enfadonhos e posturas cafonas, é que a Folha de B. Vista tenha fracassado em todas as tentativas de eleger o seu "dono", o professor Getúlio Cruz, figurinha carimbada em todas as eleições que ocorreram no estado desde sua criação. A governador (1990 e 1994). A senador (1998 e 2002). E a deputado federal (2006).
Para cerimônias, veículos de comunicação e políticos, quanto mais simplicidade, objetividade e descontração, melhor. Os presentes a esses eventos agradecem. Assim como leitores e eleitores já demonstraram nas urnas.
Na base do coice
A reclamação é de servidores da Secreataria de Educação com o tratamento nada cortes e educado que o atual secretário, Altivir alguma coisa, dispensa aos subordinados. Sempre à flor da pele, os palavrões são mais comuns que as palavras de agradecimento quando atendido em algo.
"O homem (Altivir de tal) vive dando coice no vento!", reclama uma antiga servidora da SECD.
Ajuda aos padrinhos
Ativir não sei o quê foi indicado pelo PR de Mecias de Jesus e Luciano Castro. agindo assim, com tanta sensibilidade, vai ajudar muito os seus padrinhos, que não são mágicos.
X-9
É bem provável que a assessora Lurdinha procure o secretário para informar "quem" possa ter repassado à coluna as queixas contra Altivir ... , mas se fizer um exame de consciência, a assessora que era pura babação do ex-secretário risadinha, descobrirá que a bronca vem, também, de gente do seu próprio setor.
Enquanto isso, sem ferradura...

Reajuste já
Ontem, durante sessão da comissão que analisa o reajuste salarial para policiais militares, o deputado Márcio Junqueira arrancou aplausos da platéia, quando afirmou que, se o governo Lula quisesse mesmo dar o reajuste, o daria via medida provisória.
"O pré-Sal foi aprovado para ir a plenário em menos de 40 dias porque o presidente Lula assim queria e o fez através de medida provisória. E olha que o pré-Sal é coisa que virtual, para daqui, no mínimo, 10 anos. Mas a valorização do policial militar é urgente, é para agora".
Alerta
O deputado Flamarion Portela fez alerta pertinente sobre o pronunciamento do presidente da Venezuela, Hugo Chaves, que pediu à população que economize energia, e que utilize lanternas quando usarem os banheiros de noite, gastando no máximo três minutos para tomar banho.
Falta de garantias
"O complexo de Guri dispõe de 20 turbinas, porém, oito estão sem funcionar devido à falta de manutenção. Apesar de haver um contrato internacional firmado entre Brasil e Venezuela por 20 anos não temos garantias se no futuro haverá ou não apagões em Roraima", comentou Flamarion.
Racionamento diário
O deputado Raul Lima, que esteve recentemente na Venezuela, informou que a situação do fornecimento de energia elétrica lá é muito grave. Ele esteve reunido com uma comissão da Câmara Federal que foi até a Venezuela e constatou que há uma crise social ocorrendo naquele país.
"A Venezuela depende em quase tudo da Colômbia (alimentação, gás, roupas) e no momento existe um clima de guerra vigente entre os dois países. Todos os dias, os venezuelanos enfrentam o racionamento de água e luz. O estado é de calamidade. Existem sérios problemas sociais na fronteira, o risco de faltar energia em Roraima é cada vez mais eminente".
Risco médio
Mais otimista, o deputado Chico Guerra disse que o risco de ocorrer um apagão "é médio", e o classificou com a nota cinco. Guerra disse que existe uma equipe de trabalho para avaliar o problema da energia e informou que o problema de Guri é a rede.
"Os mesmos técnicos que cuidaram do apagão foram os mesmos que estiveram na Venezuela. O senador Romero Jucá e o empreiteiro Emilio Odebrecht (que tem obras por toda VE), me garantiram que não há com o que se preocupar. A relação entre Brasil/Venezuela é um programa de governo", destacou.
Fiscalização
O deputado Ionilson Sampaio responsabilizou ontem a ALE por não fiscalizar a aplicação dos recursos provenientes dos empréstimos feito pelo Poder Executivo. "Aprovamos recentemente o empréstimo para a interiorização da energia elétrica. Agora mais 200 milhões. Vieram recursos da SUFRAMA para a construção de um matadouro que nunca funcionou. É papel da Assembléia fiscalizar o destino desses empréstimos".
Nota Sesau
Em resposta a nota "Médicos Folgados e irresponsáveis", publicada na Coluna Opinião Formada, dia 11, a Secretaria de Estado da Saúde informa, por meio de Coordenação de Urgência e Emergência da Sesau, que o plantão dos servidores médicos tem dois tipos de regime: o presencial, em áreas e especialidades como trauma, UTI ou pronto-atendimento; e aquele que somente é solicitado de acordo com a demanda, ou seja, em caso de necessidade os médicos são acionados, prestando assistência em tempo hábil. Este último recebe como "sobreaviso", um valor inferior ao plantão presencial.
"Não comungamos com a opinião de que os médicos são irresponsáveis e folgados, muito pelo contrário, são profissionais comprometidos e muito responsáveis com o trabalho", disse o secretário estadual de Saúde, Rodolfo Pereira.
301 cargos
O parecer do deputado Luciano Castro o projeto que cria 301 cargos e determina a estrutura funcional do Conselho Nacional do Ministério Público foi aprovado por unanimidade.
O relatório defende que o CNMP possa contar com uma estrutura mínima indispensável ao cumprimento de suas atribuições e a ampliação com urgência do quadro pessoal do conselho. Está proposto a criação de 88 cargos de analista, 121 cargos de técnico, 62 cargos em comissão e 30 funções de confiança, revogando-se 7 cargos em comissão já existentes.
Fatos
O Fontebrasil não tem bola de cristal, mas antecipou com meses a operação da Polícia Federal que prendeu os gafanhotos. Antecipou em meses, também, a cassação de Flamarion Portela e antecipou outras operações da PF, resultados de julgamentos do TRE e mudanças em governos.
Fato 2
Pois bem, em agosto - portanto há três meses -, esta coluna informou que o TSE só julgará o governador José de Anchieta no ano que vem. Isso, devido a recursos empregados não por sua defesa, mas pelo seu partido, o PSDB que passou a fazer parte do processo. A coluna informou ainda que, dois governadores, Marcelo Déda (Sergipe) e Ivo Cassol (Rondônia) estão com processos de julgamento bem à frente do de Anchieta, o que lhes põe à frente da fila de votações.
Fato 3
Ontem, o TSE adiou mais uma vez o julgamento de Ivo Cassol. Marcou agora para o dia 24. Pode ocorrer novo atraso por questões variadas que aqui nem cabe especular. No meio de dezembro, a justiça eleitoral entra em recesso. Assim sendo...
Posteridade

Romero Jucá e a artista plástica Alzira Hatem, que participa
da exposição Artistas Brasileiros 2009, indicados pelos senadores.
Alzira é mãe do presidente da Codesaima, Samir Hatem.
Mais indicados
Esta é a quinta edição da exposição "Artistas Brasileiros - novos talentos em pinturas -, patrocinada pelo Senado Federal. Participam, também, a pintora Aledyr Ladislau, indicada pelo senador Mozarildo Cavalcanti, e Edinel Pereira indicado pelo senador Augusto Botelho.
Mais um filho de FHC
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teve outro filho fora do casamento, em Brasília. Chama-se Leonardo dos Santos Pereira, hoje aos 20 anos, que trabalha como carregador (ou "auxiliar de serviços gerais") em um órgão público. Ele nasceu da relação do então senador FHC com sua empregada Maria Helena, uma negra que o impressionava pela formosura. Leonardo é muito parecido com o pai.
Candidato
O ex-diretor da Polícia Federal e ex-secretario de Segurança, João Batista Campelo será candidato a deputado federal pelo PV.
Editorial
A volta da violência praticada por menores e galeras e a falta de continuidade de programas sociais como o Projeto Crescer, são o tema do Editorial de hoje deste Fontebrasil.
Com honra e louvor
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou resultado final do Exame de Ordem 2009.2. Em Boa Vista, 14 bacharéis em Direito foram aprovados, sendo 11 formados pela Faculdade Cathedral, ou seja, 78%. Desse total, cinco acabaram de sair da sala de aula, colando grau ainda em dezembro, e os demais, se formaram em turmas anteriores.
Exagero na tinta
A coluna errou na tinta em nota comentando a agilidade no gabinete do governador com a entrada do economista Sérgio Pillon. A melhoria no setor se deu à quantidade de processos que hoje são assinados pelo governador José de Anchieta e não porque antes emperravam alguns dias para serem despachados como foi colocado.
Espaço para o DEM
Ainda rende nos bastidores da política o pronunciamento do senador Mozarildo Cavalcanti contra a coalizão partidária feita por José de Anchieta, quando cobrou durante reunião da executiva nacional do DEM em Boa Vista, mais espaço para o partido na chapa majoritária. Bastante aplaudido, Mozarildo criticou que "hoje dá as cartas quem em 2006 o governo não servia".
Resposta
Assumindo as vestes de líder do governo no Congresso, o deputado Urzeni Rocha rechaçou as declarações de Mozarildo Cavalcanti.
"Ele (Mozarildo) ao revelar que o Chico (Rodrigues) abriu mão de concorrer ao Senado em 2006 num gesto de grandeza em prol da unidade do grupo, deu dois tiros. Um no pé dele e outro no do Chico. Ora, aonde está, então, o gesto de
grandeza do senador que foi eleito pelo nosso grupo em manter a unidade partidária?", questionou Urzeni. "Por outro lado, ele acabou revelando aos dirigentes do DEM que o Chico não soube aproveitar a chance de disputar o Senado", completou.
Elogio de ACM Neto
Ainda sobre a reunião da executiva nacional do DEM, o deputado AMC Neto fez um elogio especial ao deputado Márcio Junqueira. "Quando eu cheguei na Câmara, no meu primeiro mandato, eu entrei ciente que estava alí aprendendo. Diferente de mim, o deputado Márcio Junqueira chegou foi ensinando como fazer política interna, como se relacionar com todos os colegas da Casa e principalmente, como a política deve ser vista".
Macaco Simão:
E avisa pro Manoel Carlos que já tem o movimento Reage, Helena!. Precisa se ajoelhar pra levar um tapa da Lilia Cabral na cara? Precisa! Porque a Helena é chata, tava vestida de alma penada, sem maquiagem e a Lilia Cabral é deusa! Isso eu li no blog da Katylene. Rarará! E há duas semanas que ela limpa o nariz na manga da blusa! Um lenço para Helena! Rarará!!