- 20 de agosto de 2025
Descontinuidade
O índice de violência praticada por menores e membros de galeras voltou a crescer em Boa Vista. A descontinuação de projetos sociais, como o Crescer, voltados para o atendimento a menores e jovens que estão fora das salas de aula e à margem do mercado de trabalho é credenciada ao prefeito Iradilson Sampaio.
Pais e mães de jovens e menores assistidos pelo projeto reclamam às claras que a atual gestão municipal nem de longe lembra as ações que foram realizadas de 2001 a 2006.
Elogios
Na visita que recebeu do presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia, no Palácio Hélio Campos, o governador José de Anchieta rasgou elogios às ações parceiras e ao trabalho do deputado Chico Rodrigues, e lamentou que, por questões partidárias definidas há quase um ano, ele não pôde assumir compromisso com o democrata com vistas ao Senado.
Ao longo da coluna vamos saber por que essa garotinha corre tanto...

Dá para entender?
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu ontem, em Manaus, que ajuda do Brasil a Moçambique, aprovada na semana passada pelo Senado, seja modelo para outras operações que o Governo destinar aos países pobres do continente africano.
Mas aqui no país faltam remédios tanto ou mais que em Moçambique.
Fraude
O empresário do setor de transporte coletivo de Manaus e interestadual e internacional em Boa Vista, senador por Rondônia Acir Gurgacz (PDT), começa a sentir a visibilidade do mandato. Ontem, o Estado de S. Paulo publicou, com destaque, um esquema de fraude operado por sua família no País.

Laranja
A família Gurgacz, segundo o jornal, teria desviado R$ 1,6 milhão de um projeto de inclusão digital. A notícia diz que uma fundação ligada a Acir Gurgacz teria comprado quatro ônibus das empresas da própria família, usando um motorista como laranja.
Factóide
Deu na Folha de B. Vista, de ontem: "Natal está chegando, e preços não caíram". E a gente pergunta: Cadê a tal da ALC (Área de Livre Comércio) que era idéia salvadora da pátria para Roraima, de um deputado federal, mas que os "benefícios" seriam do povo?

Fragilidade das provas
O TRE acatou denúncia contra o presidente da ALE, Mecias de Jesus, por crime eleitoral. Mas o autor da denúncia contra Mecias, o Ministério Público Federal reconhece a fragilidade das provas.
Há décadas
Mecias, segundo o MPE, intercedeu junto à CERR para que uma família de produtores recebesse um gerador de energia elétrica. Ocorre que, o que mais acontece é pedido de deputados e vereadores nesse sentido sendo atendido pela CERR há décadas.

Luz no Samaúma
Os moradores da Vila Samaúma, em Mucajaí, desde o último domingo (15)
têm energia 24 horas em suas residências. A Companhia Energética de
Roraima (CERR), por meio do projeto de interiorização da energia de
Guri interligou o sistema e garantiu o abastecimento, ininterrupto,
para a população.
A energia beneficiará uma população de mais de 100 famílias que moram
na região, que antes era atendida com energia por apenas 12 horas por
dia, fornecida por meio de motores, que foram todos desativados.
Redução IPI
O deputado Márcio Junqueira apresentou projeto de redução ao IPI para veículos táxis, caminhões e ônibus escolar.
Ecologicamente correto
O Ministério Público Federal no Estado de Roraima (MPF/RR) instalou em todos os seus computadores a fonte Spranq eco sans. O estilo foi desenvolvido especialmente para reduzir em até 20% o uso de tinta nas impressões, com o objetivo de diminuir os problemas para o meio ambiente, já que os tonners não são biodegradáveis. A iniciativa também vai gerar economia de recursos para o Órgão.

Nulidade confirmada
O Superior Tribunal de Justiça reconheceu erro judicial e confirmou semana passada a nulidade do julgamento e condenação do conselheiro Henrique Machado e processo administrativo quando foi prefeito de Alto Alegre.
E-mail aberto - Protesto
Novamente as coisas acontecem e NÓS estamos dormindo... ou fingimos que estamos... e no discurso do aniversário da Rede TV, um dos Caciques daquela emissora se referiu à empresa como tendo uma grande cobertura nacional "do Oiapoque ao Chuí"! ÚÚÚiii!! Ou é sinal de uma grande ignorância (o que não acredito, pois seria lamentável para alguém que está a frente de tão poderoso veículo de comunicação como a TV) ou é o mais claro sinal de desrespeito não só à Geografia Nacional, mas com este Estado da federação e com toda a sua população! VAMOS ACORDAR E DAR UM BASTA NISSO!!!!!!! NÃO AGUENTO MAIS OUVIR TAL AFIRMAÇÂO!!!
Ass: Anaximandro Soares Coimbra Um Roraimense Apaixonado por sua Terra.
Fora da realidade
A valorização do Setor Noroeste impressiona até quem está acostumado ao rentável mercado imobiliário do DF. O primeiro empreendimento comercial do novo bairro teve uma procura excepcional: 50% das lojas foram vendidas em três dias, com o metro quadrado a até R$ 18 mil. Os negócios também vão muito bem para os apartamentos pequenos, de até 67m2.
Estudo e trabalho
Pesquisa mostra que 84% dos brasilienses tiveram o primeiro emprego antes dos 20 anos, contra 90% da média nacional. Em contrapartida, o DF tem o grau de escolaridade mais alto do país. O governo anunciou ontem que 1,16 milhão de vagas foram abertas no mercado em 2009.

Quatro vagas
No Tribunal de Justiça do Estado, especula-se a apresentação de projeto para criação de mais quatro vagas de desembargador, o que desafogaria acúmulo de trabalho que os atuais seis membros do TJ estão julgando desde que Carlos Henriques se aposentou em abril passado.
A a Z
Nomes de A a Z prestigiaram o casamento de Isabela Dias e Hugo Santos. A cerimônia foi coordenada pelo promotor de eventos Júnior Brasil, que assina página neste Fontebrasil.
Macaco Simão:
E o PGN, o meu Partido da Genitália Nacional, vai criar uma faculdade para as rejeitadas da Uniban: UNIBUNDAS. Não tem matrícula nem mensalidade. Cada uma dá o que pode! E tá tão quente aqui em Sampa que um amigo meu foi pro supermercado. Ficar na frente da gôndola de frios e laticínios. Ar condicionado de graça!