- 20 de agosto de 2025
OPINIÃO FORMADA
por Edersen Lima
O crédito de Marluce
A orelha da secretária Marluce Pito deve ter esquentado ontem, durante reunião de lideranças nacionais do DEM com a executiva regional. Marluce é apontada como principal empecilho para uma composição de uma chapa majoritária ampla e justa no se pode chamar de "coalização partidária".
Atualmente, das quatro vagas da majoritária (governador, vice e dois senadores), três dos quatro grandes partidos da base governista estão nela, menos o DEM.
Com tempo invejável de rádio e TV, com dois deputados federais e três estaduais, o DEM está fora dessa chapa, única e exclusivamente porque Marluce Pinto é candidata honorária, vitalícia, herdeira e usucapiã ao Senado.
Para ela, o importante é poder servir a Roraima. Mas servir a Roraima, no Senado. Marluce descarta qualquer possibilidade de ter um mandato, ceder sua experiência e disposição em ajudar o estado e o governador Anchieta Júnior como deputada federal. Para ela, só serve o Senado e ponto final.
Falta à Marluce Pinto, 71 anos, desprendimento. Roraima não lhe deve nada, muito menos um cargo de senadora. Ela, sim, deve a Roraima empenho e trabalho no que puder fazer e realizar. Se é de sua vontade ajudar o estado, essa ajuda só poderá ser dada ser for como senadora?
Quem barra o DEM na chapa majoritária é Marluce. Se o partido fortalecer outro palanque porque aceita ter um candidato do DEM em chapa majoritária, o crédito, também, será todo dela.
Resposta mineira
O presidente do DEM, deputado Rodrigio Maia, deu uma resposta mineira ontem quando perguntado se o partido fechava questão em torno da candidatura de Chico Rodrigues ao Senado. "O partido definirá isso (candidaturas) na convenção".
Só se não quiser
Presidente regional do DEM e com cinco mandatos de deputado federal nas costas, Chico Rodrigues só não será candidato a senador se não quiser. Aí, desistindo, ele fica de fora, mas o DEM vem com outro nome para o Senado: Paulo César Quartiero.
Enquanto isso, no cabe mais um...

Projetos
O vice-presidente José de Alencar, no exercício do cargo de presidente da República sancionou dois Projetos de Lei de autoria do senador Romero Jucá.
O primeiro batiza de "Ponte José Vieira de Sales Guerra", a ponte sobre o rio Branco, na BR-174, no município de Caracaraí, tornando-se a Lei nº12.071 de 2009.
O outro projeto,que se tornou Lei nº 12.069, denomina "Rodovia Governador Hélio Campos" o trecho da BR-174 compreendido entre o marco BV-8 e a divisa dos Estados do Amazonas e de Roraima.
Teatro Mágico
O grupo musical, O Teatro Mágico, de São Paulo, estará em Boa Vista nos dias 17, 18 e 19 de novembro onde fará o show que marca o encerramento das atividades comemorativas pelo aniversário de 20 anos da UFRR. Além do show o grupo também vai promover oficinas culturais abertas a toda comunidade.
Reuniões políticas
A secretária nacional de Políticas Urbanas do Ministério das Cidades, Teresa Jucá, está em Roraima cumprindo agenda de visitas e reuniões políticas. A jornalista Ana Campos, que foi secretária de Comunicação Social na administração de Teresa, acompanha a ex-prefeita.
Depende do comprometimento
Falando sobre a coalizão partidária formada pelo governador José de Anchieta, Teresa disse à coluna que quase todos os estados a promovem e o maior exemplo é o governo federal. "O sucesso dela (coalização) só depende do grau de comprometimento que cada partido tem em fazer o melhor que puder em termos técnicos, administrativos na pasta que responde. E é isso que se espera em Roraima".
Editorial
A coalizão partidária promovida pelo governo de Roraima é o tema do Editorial de hoje deste Fontebrasil.
Sem emoção
E já que o assunto é governo, já ecoam reclamaçãoes com o trabalho do marqueteiro Antônio Lavareda. Para deputados e assessores governistas, até agora as peças publicitárias não emocionaram o povão.
Com malas e cuias
Pragmático, o PDT foi com malas e cuias para a base do governo. A decisão do partido foi tomada em consenso pela maioria esmagadora de seus dirigentes. Só o vereador Telmário Mota ficou de lado, emburrado.
Crente
Telmário Mota acredita que Neudo Campos concorrerá ao governo arriscando
ficar sem mandato e à mercê da justiça com os mais de 40 processos que responde por crimes administrativos. Pode?
Homenagem
No final da sessão de ontem na ALE, o deputado Flamarion Portela (PTC) homenageou o Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Roraima (Sinter) que comemora hoje 21 anos de atuação.
De acordo com o deputado, "o Sinter tem papel relevante em Roraima e desde o antigo Território luta pelo melhor da educação",
Macaco Simão:
E "Viver a Vida"? Devia se chamar Viver é uma Desgraça! Tem uma alcoólatra, uma tetraplégica, uma falida e dez chifrudas. E toda vez que acontece uma desgraça, o resto do elenco tá transando. Show de INTERTREPAÇÃO! E o Zé Mayer tá intertrepando. É mole? É mole mas sobe! Ou, como disse o outro: é mole, mas trisca pra ver o que acontece!