- 20 de agosto de 2025
OPINIÃO FORMADA
por Edersen Lima
Fora e dentro do barco
A dupla de vereadores Telmário Mota e Paulinho Linhares fizeram considerações pejorativas sobre o o chefe da casa Civil, Sérgio Pillon, e o conselheiro federal da OAB, Alex Ladislau, durante sessão na Câmara Municipal.
Em tom de désdem, Telmário e Paulinho disseram que Pillon e Ladislau foram dispensados pelo deputado Neudo Campos, quando na realidade, apenas Alex Ladislau se desligou dos processos que defendia Neudo e Pillon, que não era seu funcionário, foi nomeado no governo secretário de Relações Fronteiriças e agora, chefe da Casa Civil. Ninguém foi dispensado por ninguém.
Fazendo um balanço do contentamento de Telmário e Paulinho, os dois devem ter razão. Enquanto Sérgio Pillon e Alex Ladislau navegam em outros mares. No mesmo barco de Neudo continuam na proa e na popa Roberto Leonel, Carlos Levisk, Luís Carlos Florenciano, Wilson Mulinari e outros que, como o deputado, já puxaram uma cadeia ou são condenados pela Justiça.
Carroça vazia
Se for precavida, a deputada Marília Pinto, aquela que depois de mamar, mamar e mamar nas tetas do governo, descobriu na véspera do fim do prazo de desfiliação partidária que "não tinha nada ver" com o governo, vai pensar e refletir bastante antes de sair falando do bloco do qual fez parte.
Ontem, durante sessão da ALE e ouvir o sotaque carioquês carregado de Marília a criticar o governador Anchieta Júnior, o líder do governo, deputado Jalser Renier, lembrou à deputada uma lição de vida queaprendeu com seu avô. "Ele ensinou que só as carroças vazias fazem barulho. E a senhora, deputada Marília, é que nem uma carroça vazia. Vazia de argumentos e vazia de motivos para reclamar".
Cassação
No TRE, foi protocolado ontem o processo que pede a cassação de Marília Pinto por infidelidade partidária.
Rompido
O senador Mozarildo Cavalcanti deixou a base governista. As mudanças na Codesaima que passou do PTB para o PMDB. Na bolsa de aposta, tem muita gente dando lances de que Mozarildo vai disputar o governo em 2010.
Saída honrosa
Mozarildo Cavalcanti disputando o governo em 2010 vai arrumar uma saída honrosa para Neudo Campos. Cheio de processo e com condenações sendo dadas pela justiça, Neudo tem avaliado o risco de disputar e perder a eleição, ficando sem foro privilegiado.
Daqui a meses
A saída de Mozarildo Cavalcanti da base governista só poderá ser avaliada daqui a alguns meses e do grau de descontentamento do senador.
Lei da selva
Mudanças na Saúde, na Educação e na Codesaima têm gerado reclamações de servidores que deverão continuar esperneando pois dentro do processo político, cada partido acomoda a sua base. quem não for dessa base, tá fora.
R$ 150 milhões
Falando em Codesaima, algo em torno de R$ 150 milhões para investimentos da empresa estão sendo prometidos para o ano que vem.
Sem pressão
O deputado Urzeni Rocha negou ontem que esteja ocorrendo pressão em cima de servidores da Saúde para que trabalhem e votem nos candidatos do PSDB, e muito menos demissões. "Nem uma coisa (pressão) nem outra (demissões) ocorreram na Sesau. Estamos ainda fazendo um levantamento da situação da pasta e de como poderemos deixá-la mais enxuta e afinada para os programas voltados à saúde pública que pretendemos emplementar", disse.
Enquanto isso, fazendo barulho...

Agora é senador
Pesos pesados do DEM agendaram para este mês a oficilização da pré-candidatura do deputado Chico Rodrigues ao Senado. Os deputados Rodrigo Maia (presidente), ACM Neto e Ronaldo Caiado, além dos senadores Demóstenes Torres e Agripino Maia vão anunicar o candidato do partido em Roraima.
Sete meses
Há sete meses que o Tribunal de Justiça de Roraima tem um desembargador a menos.
Pesquisa
Pesquisa informal da coluna junto a alguns advogados dão larga vantagem para o atual presidente Antônio Oneildo candidato à re-eleição na OAB.
E-mail aberto - Politização da igreja
Como católico fico estarrecido com esta prática da maldita teologia da libertação em nossa Diocese, ao encampar uma questão da vida política local e trazê-la, equivocadamente para o seio da Igreja. Será esta a missão da Igreja no mundo? Será por isto que Cristo veio ao mundo?
Infelizmente, depois do Concílio Vaticano II, a Igreja laicizou-se integralmente. O famigerado resultado é isto aí: Igreja pobre na ação espiritual que visa à salvação das almas e vida rica e abundante na política, na ecologia, na defesa dos pobres, da fome, da miséria. Religião, nem pensar!
NELSON MENDES BARBOSA - BOA VSITA/RR