00:00:00

03/11/2009 - OPINIÃO FORMADA

\\\\


OPINIÃO FORMADA
por Edersen Lima

 

\"\"Candidatura re-avaliada
A candidatura do deputado Neudo Campos ao governo de Roraima será re-avaliada esta semana em Brasília. Nos últimos 20 dias, Neudo sofreu duas condenações pelas acusações de dois crimes administrativos que responde nas justiças estadual e federal. Ao todo, Neudo é réu em 37 processos civis e criminais. No Supremo Tribunal Federal, ele é o político brasileiro com maior número de processos judiciais nas costas.

Meta Dois
O que será re-avaliado junto aos seus advogados em Brasília, é a Meta Dois estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça, que prevê o julgamento de todos os processos protocolados até 31 de dezembro de 2005. O caso gafanhotos, em que Neudo é acusado de chefiar a quadrilha que desviou mais de R$ 200 milhões dos cofres do governo do estado, foi instaurado em novembro de 2003, com a prisão do próprio Neudo e mais 50 pessoas.

Campanha
Entidades como a OAB e ONGs que atuam pela transparência com a coisa pública vão unir esforços numa campanha para que a Meta Dois do CNJ, pelo menos no que envolver políticos acusados de roubo de dinheiro público, seja cumprida julgando-os antes da eleição do ano que vem.

Difícil argumento
Campeão de processos instaurados pelo Ministério Público Federal, com investigação pela Polícia Federal, Neudo defende-se argumentando que é vítima de perseguição política.

O caso
Com a desculpa de dar emprego ao povo, o então governador Neudo Campos empregou entre 2000 e 2002, milhares de pessoas na administração pública. No entanto, os contratados não trabalhavam, eram funcionários fantasmas que através de procurações repassavam entre 80% a 90% de seus salários aos intermediários.

Enquanto isso, empossando tucanos...

\"\"

Leão mordendo
Como muita gente não declarou os ganhos desviados na gafanhotagem, a Receita Federal tem tido dor de cabeça para cobrar desses "funcionários" o que deixaram de declarar ao Leão.

Planilha de denúncias
Missão nas secretarias de Infra-estrutura, Fazenda, Agricultura  e Educação dá conta de levantamento e pagamentos a empresas de parentes de ex-governadores que, segundo afirmações de quem investiga, enriqueceram da noite para o dia. Gastos com obras, merenda escolar, aquisição e construção de silos, compra de calcário e outras "cositas" superfaturadas estão entrando em planilha.

Fuleragem
A Xuxa acredita em duendes e a criançada em Papai Noel. Mas ninguém fica por aí plantando lorota por causa disso, como essa conversa fulera  de que o consumidor receberá o dinheiro que gastou a mais com a conta de energia elétrica. Tá parecendo com aquele papo da ALC.

Só o que quer
Leitores da Folha de B. Vista reclamam que o site do jornal só publica o que lhe interessa nos comentários abaixo das matérias veiculadas. "Minha assessoria enviou, só para testar, três e-mails com redação diferentes mais defendendo o mesmo ponto de vista. Mas o jornal só publicou o que interessava à oposição", afirmou um deputado governista.

\"\"Candidato
Não à toa, a Folha de B. Vista em época de eleição cai em certo descrédito pois o "dono" do jornal, Getúlio Cruz, se envolve diretamente nos pleitos, ora candidato majoritário, ora como proporcional. Na eleição do ano que vem, Getúlio já deu sinais de que estará no palanque de oposição ao governo.

Primeiro mundo
Falando em Getúlio Cruz e na Folha de B. vista, quem viu o contrato entre  o jornal e a Prefeitura da qual ele toma conta das contas, diz que é coisa de primeiro mundo.

Perda de mandato
A deputada Marília Pinto corre risco de perder o mandato. Ela saiu do PSDB desodedecendo legislação eleitoral e o suplente da sigla, o empresário Luzinho da Tabela, pretende requerer o mandato para o partido.

Mamou, mamou  e largou
Rebelde, Marília Pinto só descobriu que não tinha mais nada a ver com o governo do PSDB na véspera do prazo de desfiliação partidária. Tempo bem depois que obras do governo foram tocadas pela empresa da enteada e que muitos cargos indicados por ela foram ocupados.

Mais simpática
Marília tem encontrado resistências em firmar apoio com cabos eleitorais. Isso porque a irmã, Otília, ex-prefeita de Rorainópolis e campeã de votos em Boa Vista quando vereadora, detém mais simpatia dos barnabés ottomaristas.

Dor de cabeça
Bem que o Fontebrasil avisou que o ex-secretário de Educação, Luciano \"\"risadinha Moreira, ainda ia dar muita dor de cabeça.
Dentro do governo Anchieta Júnior, risadinha é lembrado por ter sido o principal vacilo das greves dos professores e de achar barato o contrato coma Nilcatex apoiado por Macedinho.

Assédio
No vôo Brasília/Boa Vista, quinta-feira passada, a coluna foi testemunha do assédio ao deputado Chico Rodrigues para que dispute a eleição para o Senado.

Coisas de RR
Só em Roraima o pagamento do funcionalimo público é pauta para jornais e tele-jornais.

Manifestar apoio
Se depender do senador Romero Jucá, a Codesaima não será problema para o governador Anchieta Júnior em manter as indicações do senador Mozarildo Cavalcanti na estatal. "Agora, seria bom que ele (Mozarildo) assumisse publicamente o seu apoio à reeleição do governador, que acatou as indicações dele".

Avalisado
"Quem tem espaço no governo tem que demonstrar sua afinidade e reconhecimento", defendeu um deputado governista avalisando a sugestão de Romero Jucá.

Enquanto isso, quem manda ficar "galliando"...

\"\"

Últimas Postagens