- 05 de janeiro de 2026
O aumento de 24,13% na conta de energia dos Roraimenses fez do deputado federal Albuquerque (Republicanos/RR) procurar a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para questionar e buscar soluções que não pesem tanto no bolso do consumidor. Para o parlamentar, um aumento desta monta é absurdo, uma vez que a população do estado esperava o contrário, após sair do sistema de grupo gerador isolado e entrar no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Participaram da reunião o senador Mecias de Jesus e os deputados federais Defensor Stelio Dener e Gabriel Mota, além da diretora geral Agnes Maria da Costa.
Segundo informações da agência, o aumento se deve a encargos cobrados a todos os estados que fazem parte do SIN como: custos de transmissão, subsídios, engasgos setoriais e risco hidrológico, que fazem parte do RTA (Reajuste Tarifário Anual).
Albuquerque sugeriu um escalonamento e revisão do RTA com um parcelamento do impacto na entrada do SIN por dois ou três anos, tendo em vista que Roraima acabou de ser ligada ao sistema nacional. “O impacto imediato desses encargos está saindo caro para o consumidor final. Um aumento de 24,13% é considerável para o orçamento de muitas famílias”, alertou o deputado. O parlamentar destacou ainda que o aumento é quase 6 vezes a inflação projetada para o período, o que sufoca a economia local e impacta do poder de compra das famílias.
Ao final da reunião ficou decidido que a bancada irá buscar mecanismos junto a Aneel e a concessionária para minimizar o impacto dos encargos na conta de energia do roraimense.
DEPUTADO FEDERAL ALBUQUERQUE
Assessoria de Comunicação