00:00:00

Edersen Lima

A soma que divide


A soma que divide
\"\"Brasília - Ao contrário do que propõe o Movimento Roraima Forte, união de propostas para o estado, a oposição ao governo se divide em pelo menos três partes: O grupo que tem à frente a senadora Angela Portela, o que é liderado por Neudo Campos e o formado pela junção do resta para Paulo César Quartiero, se for realmente candidato ao governo. Tem ainda os radicais xiitas do Psol e PSTU, mas esses ninguém conta.
 
"É a soma (partidos da oposição) que queremos. Cada um somando contra o governo porém divididos entre eles. Como aqui em Roraima qualquer diferença de 10 mil votos pode eleger um governador no primeiro turno...", sustenta um deputado estadual. 
 
Que Angela Portela é candidada ao governo isso é líguido e certo. Senadora do PT, partido da presidente Dilma, no meio do mandato e apontada como a política de menor rejeição no estado, Angela não tem como abrir mão dessa disputa.
 
Paulo César Quartiero que tem desempenho pífio na Câmara dos Deputados onde definitivamente não se encontrou, pode, sim, encontrar uma saída honrosa. Disputaria o governo ou Senado, se perder, perdeu para as máquinas do governo e Prefeitura de Boa Vista, usando o mesmo discurso que o seu parceiro, Telmário Mota, já tem na ponta da língua.
 
E sobra Neudo Campos, que só mantém hoje o controle do PP, porque o deputado Raul Lima intercedeu filiando-se no partido com a promessa de ser candidato ao Senado. Sim, amigo leitor, Neudo, sem mandato, sem perspectivas reais de assumir o governo, condenado a mais de 60 anos de prisão e inelegível em dois processos na Justiça Federal, só se manteve à frente do PP graças a Raul Lima, que em troca, \"\"exigiu o compromisso de apoio ao Senado.
 
Mesmo inelegível, Neudo diz que concorrerá em 2014 novamente ao governo.  Ou seja, se Angela quiser o apoio dele terá que ceder a algumas exigências. Numa hipotética união oposicionista sobram apenas as vagas para concorrer a vice e Senado. Angela não abre mão de ser candidata ao governo. E assim, Neudo Campos, Mozarildo Cavalcanti, Mecias de Jesus e Raul Lima, se entendem ou alguém aí vai cair no colo de Chico Rodrigues.
 
Uma aposta da Coluna: Raul Lima, pois provavelmente será preterido.
 
Em suma, a oposição em Roraima está do jeito que qualquer governo gosta: em meio a uma soma que divide.
 
Saúde
A Prefeitura de Boa Vista está reestruturando toda a área de saúde do município. A intenção é oferecer um serviço com mais qualidade e conforto a toda população. Até o momento já foram recebidos pelo programa do Governo Federal Mais Médicos, 24 profissionais estrangeiros e brasileiros formados no exterior.
Os profissionais estão atuando nas unidades do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), nos bairros Jardim Floresta, Caranã, Cauamé, União, Cidade Satélite, Caimbé, Pintolândia, Cinturão Verde, Santa Tereza, Jardim Primavera, Silvio Leite, Santa Luzia, Alvorada, Jardim Equatorial, Senador Hélio Campos, Raiar do Sol
 
Improbidade
O Ministério Público de Roraima ajuizou ação civil pública, por improbidade administrativa, contra o prefeito do município de Iracema, Raryson Pedrosa Nakayama. Restou comprovado na investigação do MPRR que o prefeito não está fornecendo ao Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) informações sobre sua administração; não apresentou a regular prestação de contas do Município relativa ao ano 2012, e  sequer disponibilizou os documentos referentes a processos licitatórios e extratos bancários
 
Elite parlamentar
O Departamento Intersindical e Assessoria Parlamentar (DIAP), divulgou ontem o ranking dos dez  parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2013. O senador Romero Jucá, vice-presidente do Senado está na relação do que é denominada pelo DIAP, como a elite parlamentar.   
\"\"
A lista dos dez mais é baseada na escolha dos 100 parlamentares  mais influentes conhecidos como “ Cabeças do Congresso”.  A consulta aos parlamentares foi realizada entre os dias 25 de setembro e 8 de novembro, tendo votado 65 congressistas, sendo 37 deputados e 28 senadores.
 
Questão de prestígio
Há dois anos, Romero Jucá deiso a liderança do governo, mas continou figurando entre os 10 congressistas mais influentes, fato esse não obtido pelo seu substituto, o senador Eduardo Braga.
 
\"\"Já o bom gourmert...
Com quase 16 anos no Senado, o bom de pratos refinados e hotéis de luxo, Mozarildo Cavalcanti, nunca figurou nem entre os 100 mais políticos influentes do Congresso Nacional. Porém, no quesito gasto da verba indenizatória, na área gastronômica e hotelaria de luxo, Momô dá show, é bi-campeão disparado.
 
R$ 457 mil
Foi ele quem mais gastou em 2012: R$ 457,3 mil, um aumento de 2% em comparação a 2011, quando ele também liderou a lista de gastos. No ano passado, Mozarildo se licenciou em dezembro para cuidar, por quatro meses, da campanha para o posto de grão-mestre geral da Maçonaria e utilizou o dinheiro da verba indenizatória (verba pública) para comparecer em alguns eventos maçônicos antes de iniciar sua campanha. Pela terceira vez consecutiva, Mozarildo perdeu para grão mestre geral. 
 

Últimas Postagens