00:00:00

Edersen Lima

Na base da retórica e do jogo de cena


Na base da retórica e do jogo de cena

Brasília - Tem gente querendo se promover em cima da morte do empresário Ernandes Gomes, o Dinho, com discursos de protestos e anúncios de manifestações contra o governo venezuelano. Ao meu ver, isso tudo não passa de retórica e de jogo de cena.
 
O tratamento aos brasileiros pelas alcabalas, no serviços em lojas, hotéis e restaurantes, os assaltos, roubos e mortes, crimes que ocorrem em todas as \"\"estações do ano em que brasileiros são vítimas em terras venezuelanas, é cultural daquele país que já mostrou que não está nem aí para as reclamações do lado de cá.
 
Não adianta nada um deputado estadual de Roraima, usar a tribuna e falar que "o problema está em algo que o governo venezuelano ainda não conseguiu conter: a corrupção dos setores da Guarda Nacional e da polícia estadual do estado de Anzoategui, que humilham, ameaçam e extorquem os turistas brasileiros a todo instante". Pura retórica. Puro jogo de cena.
 
E continua: “Está na hora do governo da Venezuela tomar vergonha na cara e tratar de assumir a responsabilidade de garantir segurança aos milhares de brasileiros que se deslocam para lá todos os dias”. Mais retórica, mais jogo de cena.
 
Quem falta tomar vergonha na cara é o turista brasileiro que vai "curtir" na Venezuela o que todos sabem que ocorre por lá, nas alcabalas, nas lojas, nos restaurantes, nos hotéis, praias e estradas daquele país. A extorsão praticada por militares e funcionários alfandegários, e os crimes em que brasileiros são corriqueiramente vítimas, fazem parte da cultura venezuelana, isso é sabido há décadas pelos brasileiros, principalmente os de Roraima.
 
Da OAB roraimense, veio outra "pérola". A instituição se diz "preocupada com a violência praticada contra os brasileiros que escolhem como destino turístico a Venezuela", e que "irá buscar junto aos organismos estaduais e federais um posicionamento para a formalização de medidas protetivas aos brasileiros". Pura retórica. Antes de se falar uma coisa dessas, era bom a Ordem se informar melhor, nos últimos 10 anos quase 30 turistas brasileiros foram mortos em solo venezuelano e um sem número foram assaltados, e o que foi feito?
 
“A OAB não irá assistir com passividade ao cidadão brasileiro ser atacado de qualquer forma, ainda mais contra a vida”, disse o presidente Jorge Fraxe, então tá, a Ordem se reúne, prepara um documento, o envia para dezenas de órgãos públicos e daí, o governo venezuelano vai prender os militares corruptos, vai educar os funcionários de lojas, hotéis e restaurantes. e colocar segurança em toda a estrada para o Brasil?
 
Acordem, Alices! Há três anos, governos de vários países, todos os grandes veículos de imprensa do mundo, e quem sabe até a OAB nacional se manifestaram contra o fim da concessão de TV ao grupo RC, a então TV Globo de lá, pelo governo de Hugo Chávez. E o que ocorreu? O governo venezuelano, o congresso e o judiciário venezuelanos não moveram um milímetro da decisão do presidente em fechar o canal de TV que não lhe apoiava.
 
E aí vai ser um deputado estadual de Roraima e o presidente da seccional da OAB em Roraima que vão mudar alguma coisa na Venezuela? 
 
Os protestos, cobranças e manifestações têm que ser em outro sentido. O da conscientização, de mais informações sobre os transtornos e perigos que existem do outro lado da fronteira. Falta conscientizar de forma oficial o turista para a "aventura" que vai enfrentar. Outra coisa fora isso, é querer pegar carona na morte de mais um turista brasileiro na Venezuela na base da retórica e do jogo de cena.
 
Enquanto isso...
\"\"

CNMP
Alessandro Tramujas Assad, atual conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público, foi eleito ao cargo pela segunda vez.
 
Cadetes
Os 24 Cadetes do Curso de Formação de Oficiais PM apresentam esta semana a defesa do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.  A defesa acontece na Academia de Polícia Integrada – API.  Os Cadetes dispõem de uma hora para apresentação dos trabalhos. Ao todo, são 20 homens e quatro mulheres que, após três anos e seis meses de curso, deverão reforçar as atividades policiais militares da corporação.
Este é o primeiro curso de formação de oficiais da Polícia Militar de Roraima realizado na Academia de Polícia Integrada – API.
 
Limpeza
Mais de 10 mil toneladas de lixo foram retirados pela Prefeitura de Boa Vista desde que iniciou o serviço de limpeza urbana na cidade. A medida emergencial foi adotada pela prefeita Teresa Surita para remover a sujeira que há meses se acumulava nas ruas, preparando a cidade para o inverno. “A prefeitura está fazendo a sua parte, mas é importante a participação de cada cidadão. Vamos percorrer todos os bairros e pedimos que os moradores nos ajudem a manter a cidade limpa, e que não joguem lixo ou entulho nas ruas e calçadas”, orienta a prefeita.
 
"Jornal do Getúlio" confirma
O "jornal do Getúlio" publica hoje o que o leitor da Coluna já sabe há um mês. A ex-deputada Marília Pinto vai assumir o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame). Ela vem sob indicação do deputado Mecias de Jesus, ex-presidente da Casa, mas que pelo visto, continua dando as cartas por lá.
 
Candidata
Ontem, durante evento que comemorou os 10 anos do PT no poder, a senadora Angela Portela foi tratada pelos dirigentes petistas como "candidata" do partido ao governo de Roraima.

Últimas Postagens