00:00:00

Edersen Lima

Autoridade de Roraima


Autoridade de Roraima

Brasília - Quem acredita que o delegado Renê Almeida, que dirigia em alta velocidade colidindo com um veículo que fazia o retorno na Avenida Eduardo Gomes, provocando a morte do motorista, e que deixou o local do acidente sem aguardar a perícia para checagem de suas condições físicas - testemunhas do acidente afirmam que ele aparentava estar embriagado -, vai responder processo judicial com base na nova \"\"Lei de Trânsito?
 
Provavelmente, ninguém acredita que alguma ação punitiva será aplicada ao delegado. E por quê? Porque o acidente envolve uma autoridade de Roraima e o fato ocorreu em Roraima, é a resposta que estará na ponta da língua da maioria de quem ler essas linhas. 
 
A história mostra isso. Há três anos, um coronel da Polícia Militar, também apontado por testemunhas como em "alto grau de embriaguês", atropelou e matou a universitária Náira Kamaya de Souza, de 19 anos, que estava na garupa da moto de seu namorado, na faixa direta da avenida Ville Roy. O oficial foi retirado do local do acidente pelo colega de secretariado, Getúlio Cruz, livrando-o do flagrante. Conclusão, nada ocorreu. Perdas e danos ficam para as vítimas e suas famílias. Afinal, o acidente envolvia uma autoridade de Roraima.
 
A nova Lei Seca determina que outros meios, além do bafômetro, podem ser utilizados para provar a embriaguez do motorista, como testes clínicos, depoimento do policial, testemunhos de terceiros, fotos e vídeos. A lei também prevê multa de R$ 1.915,30 para motorista flagrado sob efeito de álcool ou drogas psicoativas. Caso o motorista reincida na infração dentro do prazo de um ano, duplica o valor da multa, chegando a R$ 3.830,60, além de determinar a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
 
Assim que desceu do carro e viu o resultado da colisão, Renê Almeida ligou para uma viatura da Polícia Civil que o levou para o hospital da Unimed. Perguntas: Exames de sangue foram realizados para constatar se o delegado estava ou não alcoolizado? Se foram realizados, quantas horas depois do acidente isso ocorreu? E se tais exames foram feitos apontando que ele estava mais sóbrio que uma criança de cinco anos, qual a certeza de que não houve qualquer fraude no procedimento? 
 
Segundo o Denatran, que só registra mortos no local, atropelamentos e colisões matam 6.303 no Brasil por ano. Nos cálculos do Ministério da Saúde, o total sobe para 8.522, o que significa um atropelado ou acidentado morto por hora no país. Cada vez mais a morte se faz presente em carros potentes e desgovernados, dirigidos por irresponsáveis. Sim, embriagado ou não, o motorista que corre além do permitido da segurança de velocidade da pista é, no mínimo, irresponsável.
 
Todas testemunhas afirmam que o veículo de Renê Almeida estava em alta velocidade, basta ver o estado que ficou carro de seu João Batista Nascimento. Qual veículo a no máximo 60 Km/h proporcionaria tamanho estrago colidindo com outro veículo?
 
Lógico que Renê Almeida jamais re-conhecerá isso, que estava em alta velocidade. Mas a investigação, pela marca da frenagem e pela força do impacto que causou o estrago no outro carro causando a morte de Antônio Nascimento, pode dar mais ou menos a média da velocidade que ele conduzia o seu veículo. Aí, surge outro ponto intrigante: a perícia da Polícia Civil investigando um acidente que envolve um delegado da Polícia Civil, uma autoridade de Roraima. 
 
Relações amistosas
O blog de apoio ao manda-chuva da oposição, Mecias de Jesus, nada informou sobre o acidente envolvendo o delegado Renê Almeida. O motivo do "nada consta" seria as relações amistosas que o deputado mantém com o delegado.
 
Em Brasília
\"\"A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, e o senador Romero Jucá se reuniram na semana passada com os ministros do Turismo, Gastão Vieira, e da Cultura, Marta Suplicy, para tratar de assuntos referentes à prefeitura da capital. A chefa do Executivo Municipal encaminhou aos ministros demandas urgentes, como o término da obra do Teatro Municipal, que pode receber recursos dos dois ministérios.
 
Matrículas
A Central de Matrículas da Prefeitura de Boa Vista encerrou o atendimento ao público efetuando 1.832 encaminhamentos de matrículas para as escolas municipais, durante os 14 dias de funcionamento. Ainda existem disponíveis 1.044 vagas distribuídas para educação infantil e ensino fundamental.   
A Central foi criada para atender aos pais que não conseguiram vaga no período de matrículas estabelecido pelo calendário escolar. Foram disponibilizadas 2.876 vagas, sendo 921 vagas para a Educação Infantil e 1.955 para o Ensino Fundamental.
 
\"\"Visitas
Quatro novos prefeitos de Roraima visitaram o deputado Luciano Castro em Brasília. O encontro realizado no gabinete do parlamentar, contou com a presença do prefeito de Alto Alegre, José de Arimatéia (PT), de Caracaraí, Enildo Júnior (PSC), de Rorainópolis, Adilson do Asa (PSDB), o de Pacaraima, Altemir Campos (PSDB), acompanhados por suas esposas, e o prefeito de Normandia, Jairo Araújo (PSDB) ser recebido pelo deputado Luciano Castro.  
Durante as  reuniões , os prefeitos fizeram um relato sobre as necessidades mais urgentes e a situação financeira das contas municipais deixadas pelos administrações anteriores
 
Generaliza
Por outro lado, o "blog do Mecias", generaliza a instituição da polícia Civil classificando-a como "POLÍCIA CORRUPTA – Policiais acusados de extorsão investigavam envolvimento de delegado em assalto milionário em RR".
 
Sem vistoria
A rádio Folha chamou o comandante dos Bombeiros, coronel Leocádio Menezes, para falar sobre a operação que vem sendo desencadeada junto a estabelecimentos comerciais e instituições públicas e privadas na prevenção de incêndios. Isso está publicado hoje na página de Política do "jornal do Getúlio", porém ficou faltando a declaração mais certeira e intrigante da entrevista, o momento em que Leocádio fala que não só instituições públicas serão inspecionadas como as particulares, também, como por exemplo, o prédio da Folha de B. Vista que funciona sem licença do Corpo de Bombeiros e fora das normas de segurança. 
Depois disso, o apresentador mudou de assunto.
 
\"\"

Últimas Postagens