Prevenção a incêndios
A prefeita Teresa Surita determinou a elaboração do Plano Municipal de Prevenção a Incêndios de Boa Vista. O documento deve normatizar o procedimento e as responsabilidades de cada secretaria municipal referente à orientação e fiscalização de prédios públicos, estabelecimentos comerciais e eventos, visando a eliminação de fatores que podem ocasionar incêndios, causando riscos à população.
A medida foi adotada diante da situação vivenciada em Santa Maria (RS), onde um incêndio de grandes proporções, em uma casa noturna, ocasionou a morte de mais de 230 pessoas, por falha na utilização dos itens de segurança obrigatórios, como o extintor de incêndio, placas de sinalização, sirene de alerta e saída de segurança.
“O Brasil inteiro ficou comovido com a dor das famílias que perderam seus jovens em Santa Maria. Agora, é o momento de adotarmos medidas de segurança que ajudem a evitar novas tragédias como essa. Por isso, já estamos trabalhando na elaboração de um plano municipal que contemple as orientações necessárias para evitar incêndios e garantir a segurança da população”, afirmou Teresa.
Vitória de Pirro
O deputado Mecias de Jesus se reuniu ontem aqui em Brasília com dois prefeitos do interior e aproveitou para enfatizar que a oposição saiu vitoriosa da eleição de outubro passado e ele, fortalecido para 2014.
O complexo de Narciso de Mecias, pelo visto, é o triplo de seu tamanho. Não se sabe como a oposição saiu vitoriosa se perdeu na capital e na maioria dos municípios do interior. Também não tem idéia de como ele, o homem do milagre da multiplicação dos bens, saiu fortalecido perdendo a eleição para prefeito, não elegendo a sogra para a Câmara Municipal de Boa Vista e perdendo a eleição no seu reduto eleitoral.
Fortalecido e vitorioso assim, que nem Mecias, só Pirro, o rei da Macedônia que perdeu a batalha para Roma achando que ganhou.
Temor e desarranjos
O que Mecias de Jesus teme, o que lhe causa desarranjos, é pensar que o seu processo por peculato e formação de quadrilha por causa do Escândalo dos Gafanhotos, que está parado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, ande, e ele seja condenado como vem ocorrendo com todos os "gafanhotos" que ali batem.
Graças a Mozarildo
O processo está parado porque uma testemunha de defesa de Mecias, o senador bom de pratos requintados, Mozarildo Cavalcanti, por ter certas regalias, passou o ano de 2012 todinho sem ser localizado por um tempo e depois não marcar hora e local para ser ouvido.
Ou seja, Mecias ganhou um ano que pode somar ao prazo de prescrição da acusação do crime que responde, graças ao desencontro de Mozarildo com o TRF1.
Fatalidade?
Em nota oficial, os donos da boate Kiss classificaram como "fatalidade" o incêndio que ocorreu e matou mais de 200 pessoas na madrugada de domingo. Ora, "fatalidade"?
Os donos da Kiss usam a mesma desculpa que outros infratores que cometem crimes, usam. Como o motorista embriagado que atropela, mata ou aleija se justifica que não teve intenção. Mas só em sair e dirigir embriagado já constitui infração e risco de morte ou danos para ele e para outros.
Fatalidade seria um raio atingir a boate e incendiá-la. Mas não usar fogos de artifícios em local recheado de produtos inflamáveis, sem devida fiscalização, sem saídas de emergência, com extintores de incêndio danificados e ainda com seguranças impedindo a saída de pessoas.
Perguntinha:
Dois sócios da boate Kiss e dos músicos da banda que teria iniciado o incêndio foram presos ontem. Mas e os responsáveis pela autorização de funcionamento da boate que não tinha saída de emergência, não tinha sistema anti-fogo e estava com extintores de incêndio vazios?
Posse
O Tribunal de Justiça de Roraima empossou ontem 30 novos servidores aprovados no 6º concurso público para provimento de vagas em cargos de nível superior e de nível médio, realizado em 2012.
Deficientes físicos
O Senado vai votar dois projetos da senadora Angela Portela voltados para deficientes físicos. O primeiro, voltado para os deficientes visuais. As instituições bancárias com carteira comercial ficam obrigadas a instalar em cada uma de suas agências pelo menos um terminal de auto-atendimento preparado para utilização por deficiente visual. A adaptação deverá incluir recursos de fonia para instrução do usuário e teclados em sistema Braille.
Outro
O outro projeto voltado para pessoas com deficiência, ou com mobilidade reduzida, concede prioridade nos procedimentos de distribuição e aquisição dos apartamentos térreos localizados nos conjuntos habitacionais de interesse social. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado.
Caixa preta
E continua o jogo. o Ministério Público Estadual faz recomendação por mais transparência na Assembléia Legislativa, que diz que vai atender. E o "inglês" é o único que enxerga tudo há mais de três meses.
Magia negra
O CNJ vai julgar terça-feira agora um processo contra o Tribunal de Justiça do Paraná que pede o afastamento de uma servidora acusada de ser mandante da morte de um menino, de sete anos, em um ritual de magia negra.
A criança teria sido sacrificada, ficando sem as mãos, sem o couro cabeludo e a pele do rosto, além de todos os órgãos internos.
Auditoria
Com experiência e preparo como defensor público do Estado, o vice prefeito de Mucajaí, Januario Lacerda está conduzindo os trabalhos de auditoria na Prefeitura. Muitos problemas estão sendo encontrados, como patrimônio deteriorado e desaparecidos, convênios inadimplentes,
pessoal sem pagamento, obras paralisadas e inacabadas, herança da administração Gordorico Lopes.
Busca e apreensão
De acordo com Januário, "são problemas que em seis meses não resolvem". Ele não descarta que o prefeito Dr. Josué tome as mesmas medidas adotadas em Alto Alegre para encontrar o que pertence ao município, tanto no que tange documentos, patrimônio e outros. Ou seja, lançar mão de mandados de buscas e apreensão para obter documentos do município.
Mais uma
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analisa hoje mais uma denúncia por conduta irregular contra o polêmico juiz federal Hélder Girão Barreto.