00:00:00

Edersen Lima

A goteira transbordou


A goteira transbordou

Brasília - Uma característica típica do brasileiro é a displicência, o deixa-pra-depois, o amanhã-eu-resolvo diante de situações incomodas porém não tão importantes. Quem não conhece o caso da goteira no canto da sala? Enquanto fica só no gota aqui e alí, o balde d'água ou pano de chão resolvem o problema. A coisa só muda mesmo quando a chuva é forte e constante a ponto de molhar não só a sala, mas estragar objetos e móveis, ou seja, causar prejuízo. Aí, sim, o teto ou telhado são observados e consertados.
 
O incêndio da boite Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul, que na madrugada de hoje matou 233 pessoas, na maioria jovens com menos de 25 anos foi uma tragédia resultante da displicência que irá gerar processos judiciais e até condenações para seus proprietários, só não se sabe se alguém será mesmo punido com prisão ou pagamento de multa.
 
Com a quantidade de recursos que a Justiça brasileira permite ao condenado que pode contratar advogados bons e caros, dá para se ter uma idéia de que ninguém poderá ser punido. Cabe lembrar o caso do Bateau Mouche no reveillon do Rio de 1989. Quase 100 pessoas morreram em um barco com superlotação e também com alvará suspenso. Até hoje, mais de 20 anos ninguém foi preso.
 
A boate Kiss estava com alvará de funcionamento vencido. Vencido igual à maioria das casas noturnas espalhadas pelo país. Em Roraima, quais as casas são amparadas com aparato anti-fogo, saídas de emergência, brigadas anti-incêndio, extintores de incêndio dentro da validade e com profissionais treinados para a sua operação?
 
Quantos locais de diversão no estado é composto em sua arquitetura interna de produtos inflamáveis? 
 
Depois que o leite foi derramado, ou vidas ceifadas, só resta chorar a perda de amigos, irmãos e filhos, e assistir toda uma movimentação com campanhas moralizadoras e punitivas por mais segurança, mais fiscalização e penalização para quem estiver fora das regras. Pergunta-se: Por que isso tudo não foi feito antes?
 
Como uma onda, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Congresso Nacional. e entidades voltadas para esse tipo de ação vão agir. Vão nos proteger. Vão  cuidar para que não haja mais displicência que acarrete em "fatalidade" como a que ocorreu na boate Kiss não ocorra novamente. Na realidade, não ocorreu nenhuma fatalidade na Kiss e sim, displicência seguida de tragédia.
 
Fatalidade seria se um poste, um avião ou um raio tivesse atingido a boate e provocado o incêndio. Isso seria fatalidade. Mas com alvará expirado, fiscalização vencida, saídas de emergência bloqueadas, e esquema de combate a incêndio totalmente furado, só poderia dar no que deu. Dá para ver que balde d'água e pano de chão não dão mais jeito. A goteira transbordou.
 
Mensagens
O governador José de Anchieta e a prefeita de Boa Vista,Teresa Surita, enviaram mensagens de solidariedade e apoio ao povo gaúcho e às famílias das vítimas no incêndio em Santa Maria.
 
\"\"
 

Últimas Postagens