- 20 de agosto de 2025
"Boca rica" acusa advogados de venderem votos
Um advogado ligado ao deputado Mecias de Jesus, e famoso pela sua arcada dentária, reclamava anteontem que o governador José de Anchieta e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Chico Guerra, "deram dinheiro" para a chapa "OAB Viva e Participativa".
A acusação não é só grave em apontar os chefes do Executivo e do Legislativo de participarem com dinheiro no pleito da OAB, como em colocar sob suspeitas todos os colegas advogados que votaram na chapa vencedora, como vendilhões.
Sim, numa eleição da Ordem, advogado que vende o seu voto é ou não é vendilhão, boca rica?
Tânia presidente
A desembargadora Tânia Vasconcelos foi eleita ontem presidente do Tribunal de Justiça. Primeira mulher a compor o pleno do TJ-RR, Tânia é a primeira e atual presidente do TRE.
Fazem parte da direção do TJ, os desembargadores Almiro Padilha, eleito vice presidente, Ricardo Oliveira, eleito corregedor.
Gursen assumirá o TRE
A artir de fevereiro do ano que vem o desembargador Gursen de Miranda é quem presidirá o Tribunal Regional Eleitoral, tendo o colega Lupercino Nogueira, como vice e corregedor.
Sobre calotes e bons pagadores
Ontem no plenário da ALE, o deputado Ionilson Sampaio, em dado momento, acusou o governo do estado de ser "caloteiro". O colega George Melo aproveitou e fez algumas considerações sobre a acusação de Ionilson. "Depupado (Ionilson), o senhor está enganado. Muito pelo contrário, o governo Anchieta tem sido o governo que melhor tem pago suas dívidas e as dividas de governos passados, como as do Iper, a da CAF (linha de transmissão de Guri), as da eletrificação rural, fora a herança de projeções trabalhistas mal feitas".
Gargalhadas
"Mas eu queria aproveitar e dizer aqui que bom pagador, cabra cumpridor de compromissos é o seu irmão, o prefeito Iradilson Sampaio!", completou George Melo, arrancando gargalhadas no plenário.
O Mestre
O riso ontem na ALE sobre calote e "bons" pagadores foi ainda maior quando o primeiro secretário, Jalser Renier, emendou comentário de George Melo: "Pagador bom é o Mestre, aquele, sim!"
Iradilson Sampaio é conhecido no meio político como "Mestre".
Padaria vendia tudo
Ainda no plenário da ALE, um deputado comentou sobre o colega Flamarion Portela, que todas as semanas vai à tribuna exigir moralidade na administração pública. "No tempo dele, a coisa era tão moralizada mas tão moralizada que uma padaria no Pricumã vendia pão, leite, gasolina, frango congelado, merenda escolar, tijolo, ferro, cimento e arrecadava aos montes em vale solidário."
Mais moralizante e mais gargalhadas
Um outro deputado que ouvia conversa, emendou: "Mais moralizante que o governo do Flamarion, foi o governo do Getúlio (Cruz)", Aí, nova gargalhada no plenario da ALE.
Mata volta a atuar
Desiludida mas ainda apaixonada, Mata Hari ataca agora em outras frentes. Vaza informações intitucionais públicas, mas que os chefes não queriam que fossem publicadas.
Justiça Federal
O deputado federal Luciano Castro e o senador Romero Jucá foram recebidos pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Mário César Ribeiro, em Brasília. O encontro, realizado no gabinete do desembargador, contou também com a presença de juízes auxiliares do TRF .
O objetivo principal da audiência ocorrida no dia 14 de novembro foi a busca de recursos para a construção da nova sede da Seção Judiciária do Estado de Roraima. “Eu e o senador Romero Jucá viemos em nome da bancada de Roraima garantir recursos para o início das obras, pois o edital já foi publicado. O Tribunal do Estado precisa desses recursos para refazer sua Seção Judiciária, já que a atual sede funciona em condições precárias”, ressaltou o Luciano Castro.
Mais um
E sobre coerência e incoerência do MPE quando o tema é concurso público, o órgão agora pediu o cancelamento de concurso que seria realizado pela Prefeitura de Alto Alegre. Há uma semana, os prmotores defenderam a realização de concurso em Boa Vista. No incicio do ano, foram contra. Êita.
Cabôca Jupira
Só pra lembrara: Cabôca Jupira quando não leva, aleija, perna de pano que mente pra mulher.
O que seria uma nova versão de Pinóchio, que quando mentia, o nariz crescia. Desse, o nariz ficou torto, tortinho.
Interesse
Um órgão federal se interessou pela história das procurações que o então, estudante universitário que mroava em Manaus, Jonatan de Jesus, sabe-se lá por qual motivo, recebeu de "produtores rurais" com total poderes de procurações irrevogáveis e inconstetáveis, por seus autores.
As áreas em que Jonatan de Jesus virou "dono" por meio de procurações, coincidentemente, ficam na mesma vicinal em São João do Balisa, a 32, em que se localiza a fazenda do pai, Mecias de Jesus, famoso pelo milagre da multiplicação dos bens que opera desde que virou deputado estadual.
Jota R, o "proprietário"
A vicinal 32 se encontra em região demata, o desmatamento por lá não pode passar de 20% da área total do lote. Porém, há informação de que aquilo lá virou uma rande pasto de rebanho bovino.
Um dos donos dos terrenos que foram "passados" para Jonatan, é do braço direito José Raimundo Rodrigues, o Jota R, que com o amigo-chefe, também aprendeu a multiplicar seus bens.
Jota R é o mesmo que guardava aqueles R$ 750 mil encontrados na mochilinha do Homem Aranha, debaixo da sua cama, e que pertenciam a Jonatan de Jesus, que o pai, orgulhosamente, chama de "menino de ouro".