00:00:00

Edersen Lima

Mudar o que foi mal feito


Mudar o que foi mal feito

É grave a situação do Hospital da Criança Santo Antônio que está ameaçado de parar atendimentos. Na realidade, não só o Santo Antônio, mas os postos médicos, creches e funcionalismo da Prefeitura de Boa Vista vivem período caótico, resultado - em boa parte - de uma política administrativa-econômica  questionável que vigorou \"\"por cinco anos quando o super secretário Getúlio Cruz ditava as regras pelas bandas da Secretaria de Planejamento, Finanças e Fazenda do município.
 
Os recursos federais para saúde, antes da instalação do Fundo Municipal de Saúde, ficavam também sob responsabilidade do professor da dragagem, que deixou a super pasta em janeiro passado, mas as lembranças da sua gestão são sentidas em todos os setores da administração municipal até hoje.
 
"Uma política econômica e administrativa que ditou as regras durante cinco anos não muda radicalmente em apenas um ano, ainda mais, quando vários setores ficaram comprometidos", comentou um técnico de planejamento da PMBV.
 
A política econômica de Getúlio foi absorvida integralmente pelo prefeito Iradilson Sampaio. Os sinais de que essa política daria chabú foi sentido três dias depois da eleição de 2008, quando Iradilson foi eleito. Cerca de dois mil servidores que tinham a promessa do prefeito de que não seriam demitidos, foram mandados para rua num calote eleitoral que lembrou o aplicado por Neudo Campos também logo depois de uma eleição, a de 1998.
 
Do calote eleitoral de Iradilson pra cá, a política do professor da dragagem, do homem  que prometia dar um choque elétrico em quem duvidasse da construção da hidroelétrica do Paredão, só comprometeu ainda mais a atual gestão. Cabe lembrar aqui que, assim como dinheiro público para a lunática obra da dragagem do rio Branco foi destinado para que Getúlio Cruz a realizasse, mais dinheiro público foi destinado para a obra no Paredão, e para que o mesmo Getúlio Cruz a realizasse. Porém, essa grana, a obra e até o choque elétrico foram levados pelas correntezas do rio Mucajaí sabe-se lá para onde, não é, professor? 
 
Hoje, o Hospital Santo Antônio se encontra em grave situação. O que foi feito de 2007 até hoje com dinheiro do Fundo de Saúde, com planejamento e finanças do município, e como nesse período a saúde pública foi tocada, é que é preciso ser esclarecido. Só assim, poderá ser feito algo que melhore o estado em que o HISA, vive. Ou seja, só identificando as causas do problema da saúde municipal, a Prefeitura de Boa Vista poderá mudar o que foi mal feito nos últimos anos.

Últimas Postagens