- 20 de agosto de 2025
Notícia e escândalo
BARCELONA - E-mail enviado pelo leitor Evandson Rodrigues, que se diz "simpatizante do site e leitor assíduo da Coluna", informa que não são apenas os deputados Sampaio das Diárias e Mecias de Jesus que fazem farra com diárias e passagens pagas pela Assembléia Legislativa. Na verdade, passagens e diárias pagas pelo contribuinte. Na verdade, notícias de um escândalo com dinheiro público.
"Se você pesquisar os meses de junho e julho poderá conferir que outros deputados também viajaram em situações suspeitas, como um que foi para o Nordeste passar 10 dias fazendo ninguém sabe o quê e outro marido de uma parlamentar que recebeu 10 diárias, de 7 a 17 de julho, para visitar o Congresso Nacional e o Ministério da Educação, em pleno recesso parlamentar", disse a fonte.
Há, ainda, informações sobre habituais gastos com passages e diárias para servidores da Casa e dos gabinetes, em visitas às outras assembléias, principalmente a do Amazonas, "como entre tantos casos, os dos servidores Márcio Fredman Lima e Maria Rodrigues da Conceção que receberam 10 diárias de 28/6 a 7 de julho, "com finalidade de realizarem visita a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas", como pode ser conferido no Diário do Poder Legislativo, do dia 2 de julho passado", garante a fonte. Pergunta-se ao presidente Chico Guerra, que
autoriza essas viagens e diárias: Qual a finalidade desses dois servidores passarem 10 dias em Manaus?
Sobre viagens e diárias a servidores, chama a atenção, também, a informação de "uma viagem de 6 dias, (Resolução nº 259 de 14 de junho) onde o servidor Robert Gil foi fazer uma cotação de preço em Manaus, de um telão de LCD que poderia ser feito pela internet ou por telefone". Pergunta-se ao presidente Chico Guerra: essa cotação não poderia ter sido feita ela internet ou até pelo telefone?
No site da Transparência da ALE, não e informado o valor das diárias nem de servidores e nem dos deputados. Há omissão de informações que todo cidadão, que paga os salários dos servidores e dos deputados, tem direito. Aliás, é obrigação da Mesa Diretora publicar tais informações sobre os valores do que, aonde e quanto foram gastos mensalmente na Casa.
Há clara e evidente sangria nos cofres da ALE, com deputados já flagrados em viagens e diárias pagas para "trabalharem" em feriados e fins de semana. O deputado Sampaio das Diárias, por exemplo, passou todo o feriado de Carnaval e todo feriado da Semana Santa trabalhando em Manaus. O deputado Mecias de Jesus, embolsou 10 diárias e passagens para Rio e São Paulo, e foi na realidade festejar a formatura de uma filha em Manaus, com gastos também para o seu guarda-costas bancados pelo contribuinte.
O presidente Chico Guerra não respondeu nenhuma das perguntas formuadas em requerimento à Mesa Diretora sobre a farra das diárias. Ou seja, está omitindo informações públicas. O que pode ser enquadrado como crime de prevaricação. O Ministério Público Estadual parece fazer vista grossa e ouvidos moucos para essas denúncias pois não toma nenhuma medida que combata esse desperício de dinheiro público.
Uma revista de circulação nacional está fazendo levantamento detalhado sobre tais denúncias na ALE, e ainda sobre o famoso Trem da ALEgria, o suposto superfauramento da reforma do prédio batizada de "Jesusão", e do enriquecimento milagrosso de alguns deputados. Ou seja, o que o MPE não dá bola, a imprensa vê como notícia e escândalo.
Posteridade

Prefeita eleita de Boa Vista, deputada Teresa Surita, e os assessores Emerson Delgado
e Tarciana Xavier, que vão conduzir a comissão de transição de governo.
Enxugamento da máquina
O deputado Jalser Renier defendeu ontem na tribuna da ALE, corte geral nas despesas do governo do estado. "O governo precisa urgetemente enxugar a máquina. Há excesso de gastos. Estamos diante de uma crise institucional, e o governo precisa, sim, reduzir drasticamente a folha de pagamento, estatais, fundações, reduzir secretarias, rever algumas questões. Mas precisa fazer sua parte para que os outros poderes cumpram sua obrigação”, defendeu.