- 20 de agosto de 2025
A apologia dos derrotados
Em qualquer disputa, o que vale é o resultado final. O que fica para a história é quem vence, não importa como. Em 1982, a seleção de Zico, Cerezo, Sócrates e Falcão encantou o mundo na Copa da Espanha, mas nem entre as quatro finalistas ficou. A Itália, com um time perna de pau, foi a grande campeã. Em 2009, Felipe Massa venceu o GP de Fórmula Um do Brasil, mas perdeu o campeonato na última curva
para o determinado inglês Louis Hamilton.
Em 2010, depois da eleição em Roraima, se inventou que o candidato derrotado Neudo Campos, é "o governador de verdade". "Governador de verdade" de quem e da onde, se quem governa, quem assina os decretos, quem mora na casa oficial é José de Anchieta, que venceu aquele pleito?
Agora, correligionários e assessores do deputado Mecias de Jesus, afirmam que ele foi "o grande vencedor" dessa eleição de 2012. Logo ele que ficou 10 pontos atrás da primeira colocada; que não elegeu a sogra vereadora em Boa Vista e ainda perdeu, e feio, em São João do Balisa, seu reduto eleitoral. "Grande vencedor" do quê?
A série de derrotas de Mecias não começou esse ano. Iniciou em 2009 quando ele perdeu a chance de ser hoje o vice governador. Estava tudo certo para isso, mas a pressa e o desejo de assumir o governo caso Anchieta fosse cassado em ação eleitoral referente a 2006, o fez se afastar da base governista e se tornar inconfiável. Resultado, perdeu a chance de ser hoje o vice governador e possível governador em 2014.
Em 2010, confirmado seu afastamento da base governista, Mecias apoiou Neudo Campos, e perdeu. Dois meses depois, perdeu a presidência da Assembléia Legislativa, onde estava há oito anos. Um ano depois, em 2011, mais uma derrota. Viu o sogro Alfonso Rodrigues ser cassado e preso condenado pela Justiça Federal por estelionato, depois que os advogados, talvez não pagos por Mecias, abandonaram o caso e deixaram o cliente ser condenado por falta de prazo.
Com esse simples restropecto, ouvir por aí que Mecias de Jesus, foi o "grande vencedor" da eleição desse ano, soa igual aos frustrados torcedores da seleção de 1982 e torcedores da Formula Um que há mais de 20 anos não vêm um brasileiro campeão na categoria. Fazem apologia aos derrotados.
Só se for manifestado
Sobre a farra das diárias na ALE, já publicada aquina Coluna. O Ministério Público Estadual só irá se manifestar se algum cidadão oficializar o órgão que tem como função básica - e para isso que são pagos os salários dos promotores -, de que há sérias irregularidades nos processos de concessões de passagens e pagamentos de diárias aos deputados.

Derrubando insinuação
Em relação à nota “FOTO”, publicada ontem na coluna política do "jornal do Getúlio", o senador Romero Jucá, relator geral do Orçamento da União para 2013, informa que, como relator tem recebido diversas autoridades em seu gabinete em Brasília, para discutir o assunto. E não foi por outro motivo que recebeu o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Félix Fischer que estava acompanhado do ministro Francisco Falcão, no último dia 11 deste mês, para tratar de assuntos referentes ao Superior Tribunal de Justiça e ao poder judiciário.
Romero, também recebeu com o objetivo de discutir o Orçamento, o presidente da AJUFE - Associação dos Juízes Federais, Nino Toldo e o vice-presidente da ANAMATRA - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Paulo Schmidt.
Em nenhum momento, foi conversado qualquer assunto sobre julgamentos no CNJ, como o "jornal do Getúlio", insinuou.
Praxe
Aliás, essas colocações do "jornal do Getúlio" sobre julgamentos na Justiça Eleitoral, na Justiça Federal (onde o senhor das dragagens é condenado por desvio de dinheiro público) e no CNJ tornaram-se costumeiras por aquelas bandas.
E-mail Aberto - Rolo da lojinha
"Caro Edersen Lima, lojinha de produtos agropecuários de São Luís do Anauá está executando obras de abstecimento de água na Vila Campos Novos no município de Iracema, essa loja é apadrinhada por um político papa tudo na ALE e esta essa obra paralisada pois parte do dinheiro para pagamento dos funcionários, servio para custear a campanha do candidato da lojinha." Mateus Paz
E-mail Aberto - O Danadão milagreiro
"Caros amigos do Fontebrasil, a cada vez que vejo uma matéria falando dos milagres da multiplicacao de bens, eu nunca sei se estão falando do "metro e meio" ou do Danadao, que veio de uma cidadezinha da caatinga chamada Milagres e ao chegar aqui construiu um patrimônio milionário, sendo apenas um funcionário público (Codesaima) e também um mero agente patrimonial do comando azul (Parima Emprendimentos ou turma do Toddynho) será mais um caso de milagre? ou fruto de trabalho honesto?" Ernesto Magalhães
Processo suspenso
Atendendo argumento da defesa do conselheiro Marcus Hollanda, do TCE, a ministra Laurita Vaz, do STJ, suspendeu por "nulidade absoluta" a ação de improbidade que ele respondia na 2ª vara da justiça federal de Roraima.
Muda o óculos
O corregedor da ALE, deputado Erci de Moraes, está precisando mudar o grau do óculos que usa. Ele tratou a microfonada que Mecias de Jesus deu em george Melo, como "suposta agressão". Será que Erci ainda não viu o vídeo da microfonada?
Enquanto isso, pegando altos macetes...
