00:00:00

Edersen Lima

Apoio a Anchieta ao Senado dependerá de entendimentos de Rodrigue


Única eleita

Dentre os nove prefeitos eleitos nas capitais no primeiro turno, apenas Boa Vista será administrada por uma mulher a partir de 2013. Na capital, a deputada federal Teresa Surita (PMDB) venceu a disputa, nesse domingo (7), com 39,26% dos votos e ganhou destaque na imprensa nacional.
 
Outros derrotados
Não foi só Mecias de Jesus que perdeu nessas eleições em Roraima. Os deputados Paulo César Quartiero, Chico Guerra e Édio Lopes amargaram derrotadas em seus redutos eleitorais. 
 
Por menos de 1%
Em Pacaraima, onde PC Quartiero foi prefeito, a amiga Téia Mota perdeu por menos de 1% para o prefeito Altemir Campos.
Se Quartiero tivesse investido um tiquinho mais, Téia levava.
 
Catitus perderam
Já Édio, conhecido magnânimo líder supremo dos "catitus" em Mucajaí, viu o filho prefeito, Gordorico Lopes, perdeu a eleição para o estreiante Dr. Josué. Acabou alí um reinado de mais de uma década em que Édio comanda a prefeitura do município. Na véspera da eleição, ele ainda tentou emplacar confusão parecida com que protagonizou em 2008 quando invadiu a delegacia do município com pretexto de tirar o filho menor que, voluntariamente, foi lá prestar esclarecimentos.
\"\"
 
Detido
"Dessa vez o Catituzão se deu mal. Quis invadir a casa do coordenador da campanha do Dr. Josúe, e acabou apanhando da gente além de ter sido detido pela Polícia Militar", informou um comerciante que se atracou com correligionários de Édio, que, por volta das 22 horas de sábado, 6, quis invadir a casa do empresário Marquinho do Posto. Ele ficou detido por algumas na delegacia.
 
Fim de reinado
No começo da noite de anteontem, o resultado da eleição deu fim a uma sequência de eleições de pessoas, quase todas parentes de Édio, como o irmão e uma cunhada, para a prefeitura de Mucajaí, ambos com condenações sentenciados pelo Tribunal de Contas da União.
 
Ação judicial
Assessores do prefeito eleito Dr. Josué defendem que ação judicial que obrigue Gordorico a fornecer documentos contábeis da Prefeitura. "Temos receio que documentos possam ser misteriosamente desaparecidos", alegou um assessor.
 
Bonfim não topou catitulândia
Mas não ficou só em Mucajaí a derrota do grupo dos catitus. No Bonfim, o candidato Neto, genro de Édio, perdeu para a candidata do PR, Lisete. O sonho de implantar um rebanho alí não colou.
 
Solto
Para 2014, Édio vai solto, sem prefeitura nenhuma para sustentá-lo. Os resultados em Mucajaí e no Bonfim podem fazer com que ele mude de planos e tente na próxima eleição um retorno à Assembléia Legislativa.
 
Posteridade
\"\"
A deputada Aurelina Medeiros beija o filho Júlio César, eleito o vereador
mais votado de Boa Vista.
 
Novato detona veterano em Caracaraí
Em Caracaraí, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Chico Guerra, assistiu a irmã Socorro Guerra, pela segunda vez, perder uma eleição. Enildo Júnior, com apoio do novato deputado Diego Coelho, não tomou conhecimento, passou como um trator por cima da candidatura de Socorro Guerra colocando mais de 10 pontos percentuais em cima dela.
Presidente da ALE já re-eleito pela Mesa Diretora para a legislatura 2013-2014, veterano de todas as legislaturas, Guerrinha não esperava esse resultado diante do novato Diego Coelho.
 
Deu chabú
Outro que não esperava o resultado das urnas foi o deputado Luciano Castro que lançou o filho Rodrigo candidato a vereador de Boa Vista. Depois de uma campanha organizada e bem estruturada, com o candidato bem cotado em todas as pesquisas eleitorais, Rodrigo ficou de fora e é o primeiro suplente de sua coligação. "Eleição é uma caixinha de surpresas. Ninguém esperava isso (derrota de Rodrigo)", disse uma assessora do deputado.
 
Repeteco
Não é a primeira vez que Luciano Castro lança um nome à Cãmara de Vereadores de Boa Vista e as urnas negam sua eleição. Em 2008, ele lançou a ex-mulher Janice Coelho, que também ficou com a primeira suplência, assumindo no ano passado depois da cassação de Alfonso Rodrigues.
 
Três prefeituras
Em contra-partida, o PR, partido que Luciano comanda, elegeu os prefeitos do Amajari, Bonfim e Iracema.
 
Vitórias e derrotas
\"\"Embora tenha eleito a sua candidata em Boa Vista, o governador José de Anchieta também amargou derrotas nessa eleição. O vereador Joziel Wanderley e o ex-deputado Ivo Som, da base governista, não se elegeram para CMBV.
Anchieta perdeu em municípios importantes, como Rorainópolis, Caracaraí, Mucajaí e São Luís do Anauá, fora Alto Alegre e Uiramutã que elegeu candidatos do PT.
No caso de planejar sua candidatura ao Senado em 2014, Anchieta sabe que vai contar com apoio de cinco prefeitos (Teresa Surita e quatro do PSDB). Os municípios em que o PR e o PMDB elegeram seus candidatos não há, a princípio, nenhum acordo de apoio firmado com o governador.
 
Refém de Rodrigue
Há um detalhe intrigante no resultado das eleições desse ano em Roraima. O vice governador Chico Rodrigue se dedicou apenas à eleição do sobrinho Léo Rodrigue, que até outro dia realizava trabalhos de cobrança para ele.
Chico, portanto, não tem responsabilidade e muito menos compromissos firmados com nenhum prefeito eleito ontem. Assim, se por ventura assuma o governo do estado em 2014, na hipótese de Anchieta renunciar para concorrer ao Senado, é quando ele assumirá - ou não - acertos envolvendo os prefeitos do interior ocorrerão.
Aí, tais acertos tanto poderão incluir no pacote a atual base governista, como pode muito bem atender a nova composição com adversários de Anchieta, como Rodrigue já anunciou que pretende formar assim que assumir o governo.
Em resumo, por um lado ou pelo outro, a base de apoio a Anchieta ao Senado ficará refém dos entendimentos e acordos políticos do seu sucessor.
 
Nome
Com a eleição do sobrinho cobrador, Chico Rodrigue agora tem quem indicar em qualquer composição política, principalmente, se assumir o Palácio Hélio Campos.
 
Pequeno pero no mucho
O PMN elegeu o médico Marcelo Batista, para ocupar uma  cadeira na  Câmara de Boa Vista. O partido apoiou Teresa Surita, e no interior elegeu os vereadores Cleudimar Brito , no município do Bonfim, Cláudio da Farmácia e Nanão Aragão, em Alto Alegre, Ronaldo do Kim, no Cantá,  Jailson Fernandes, de Caracaraí e Adriano de Rorainópolis.
“Estamos formando nossas bases, de forma limpa, atraindo pessoas de qualidade para nossas fileiras”, disse o Deputado estadual  Jean Frank, vice presidente da sigla.
 
Cara de pau
Em entrevista coletiva o deputado Mecias de Jesus disse que fez "uma campanha tranquila e sem baixarias".
 
No Facebook:
\"\"

 

Últimas Postagens