00:00:00

Edersen Lima

O pragmatismo de Chico Rodrigue


O pragmatismo de Chico 'Rodrigue'

Há um ditado que diz que, "melhor que ser ministro do reino, é ser amigo do rei". A política roraimense mostra que tão bom como ser amigo do rei é ser sobrinho do vice rei. Esse é o caso de Léo 'Rodrigue', aparentemente um simples candidato a vereador, sobrinho do vice governador Chico 'Rodrigue', que nessa campanha eleitoral vem recebendo forte apoio da Secretaria de Educação, onde uma tia trabalha, e de quase todos os lados da base governista.
 
Léo 'Rodrigue', que tenta pela quarta vez um cargo eletivo, enfim, agora, parece que conseguirá. Deixará a dedicada turma dos "morro tentanto, morro tentando" para ser vereador de Boa Vista. O que tanto Léo 'Rodrigue' vez na vida, como ações e  trabalhos sociais ou comunitários para se credenciar a representante dos cidadãos boa-vistenses, não se sabe.
 
Léo é filho de Miguel, irmão de Chico, que é o operador da empresa da família "Rodrigue". É Miguel quem toca obras governamentais, quase todas obtidas através de emendas do irmão quando era deputado federal. A mais famosa é a pragmática - para não dizer outra coisa - construção do Aeroporto de São Luís do Anauá.
 
Fruto de uma emenda do então deputado Chico 'Rodrigue', o Aeroporto de São Luís do Anauá foi construído pela firma da família de Chico 'Rodrigue', em área desapropriada de uma fazenda do próprio Chico 'Rodrigue', por valor considerado alto, porém, não questionado. 
 
Em suma: Chico arrumou o dinheiro em Brasília. Vendeu parte de sua propriedade para esse mesmo propósito e colocou a empresa de sua família para tocar a obra. Mais pramático que isso, impossível. Com esse exemplo, e outros que com certeza irão aparecer, Chico mostra como será o seu governo caso assuma o comando do estado.
 
E como acima se falou em pragmatismo, Léo Rodrigue é na verdade candidato a deputado estadual ou a federal em 2014. A Coluna faz aposta nisso embasada na \"\"simples convicção de que virou tradição na política macuxi, esposas, filhos e sobrinhos de políticos com mandato disputarem eleições. E no caso de Chico Rodrigue assumir o governo em 2014, quem acredita que Léo, vereador, ficará de fora?
 
Isso, até porque o tio governador precisará dele, seja como membro da bancada federal - onde poderá a exemplo de Chico obter emendas nos mesmos moldes e finalidades que obtia -, seja como - quem sabe? - presidente da Assembléia Legislativa.
 
Léo 'Rodrigue' não tem trabalhos sociais ou comunitários realizados que lhe credenciem a ser vereador. Mas tem um trabalho afinado com o tio, como fiel seguidor e cobrador das empresas da família. Sim, Léo é figurinha carimbada na Secretaria de Fazenda onde há anos é visto com faturas empenhadas em nome da firma familiar debaixo do braço. Na Sefaz, Léo é tido como dedicado na arte da cobrança.
 
Cabe aqui relatar um fato: Em setembro de 2001, depois de derrotar numa disputa interna a bancada federal do então PFL - formada pelos ex-deputados federais Salomão Cruz, Alceste madeira, Luizinho da Tabela e Chico 'Rodrigue' - que não queria aceitar que Suely Campos fosse candidata em 2002, o ex-governador Neudo Campos foi convidado a jantar com eles para celebrar a paz.
 
Como de costume, Neudo escolheu o Piantella, restaurante mais famoso de Brasília. Depois de pratos requintados e bebidas refinadas servidos num banquete de dar inveja ao senador gourmert, a conta de R$ 16 mil foi dividida pelos derrotados.
 
Chico Rodrigue foi quem passou o cartão de crédito com a promessa de que os outros três deputados o ressarcissem no dia seguinte. O trato teve como testetmunhas um conselheiro do Tribunal de Contas e o então representante do governo, Winter Coelho, que participaram do jantar.
 
O amigo leitor pode perguntar: e onde entra Léo 'Rodrigue' nessa história?
 
Resposta: Na manha seguinte, mas precisamente às 7:30h, Léo iniciava sua odisséia de cobranças recolhendo cheques ou dinheiro de Salomão, Alceste e Luizinho, que depois de uma noite regada a "Opus One", foram acordados pelo sobrinho que, para variar, estava fazendo cobrança para o tio.
 
Com tamanha dedicação e árduo trabalho realizado, é de se reconhecer que Léo, como sobrinho do provável futuro governador, tem todas as credenciais para ser eleito vereador, deputado, vice... Isso tudo, apenas seguindo o pragmatismo de Chico 'Rodrigue'.
 
No facebook
"Manchete da Folha de Boa Vista, 21 de setembro: “Rapaz é assassinado à golpes de terçado”. É, acho que pode ser... Se foram diversos golpes, dobra-se o a: crase.
No mesmo jornal, mesma edição, capa: “Boa Vista, sesta-feira, 21 de setembro de 2012”. 
Não sei. Acho que se a sexta-feira marca transição entre estações pode ser com s." Aroldo Pinheiro
 
No Facebook
"O Detran de Roraima sempre deu prejuízo e dependeu de aportes mensais do governo. Há algum tempo, o cenário mudou. No ano passado, a autarquia repassou ao governo R$ 1 milhão, de excesso de arrecadação. E não é que até disso a oposição anda falando mal." Rui Figueiredo
 
Enquanto isso...
\"\"

 

Últimas Postagens