00:00:00

Edersen Lima

Próxima pesquisa Ibope é aguardada com expectativas


Alegria de uns e despero de outros

Daqui mais duas semanas o Ibope veiculará a segunda rodada de pesquisas para as prefeituras das capitais da região Norte. A expectativa é grande em Boa Vista por parte das coligações que apóiam Telmário Mota (7%) de intenção de votos) e Mecias de Jesus (15%), que apareceram na primeira pesquisa bem atrás da candidata Teresa Surita, que obteve 55% da preferência dos pesquisados.
 
Para piorar a situação ou esquentar o clima nas bases de Telmário e principalmente, na de Mecias de Jesus, Teresa aparece com menor índice de rejeição entre os principais candidatos, e Mecias têm 36%, disparado o maior entre esses. Ou seja, \"\"não é só mostrar que é alternativa à Teresa, mas melhorar a imagem que anda desgastada com o eleitor. Missão dupla. Missão muito difícil diante do tempo curto e de uma candidatura que tem obras realizadas, programas reconhecidos e história para mostrar ao eleitor.
 
Não à toa, portanto, no programa de ontem, Mecias gastou tempo também atacando Teresa.  Essa estratégia parece ser a alternativa para ele que deu demonstração de que vai partir para o tudo ou nada diante de uma candidatura forte que tem 40 pontos na frente e apenas um terço de sua rejeição. 
 
Telmário Mota, por sua vez, assumiu o papel de "Telmário Mota". Também usa maior parte do tempo nas reuniões políticas que promove e nos programas de rádio e TV, para atacar e falar mal de Teresa, que demonstra não ter nenhuma intenção em polarizar com ele e nem com Mecias. Enquanto propostas são defendidas e debatidas com o eleitorado por parte da ex-prefeita, Telmário mantém o discurso da chibata, como se os problemas de Boa Vista se resolvessem com denuncismo. 
 
Daí, como disse no primeiro parágrafo, ser grande a expectativa de Telmário e Mecias em relação à segunda rodada de pesquisas do Ibope. Se Teresa continuar com a vantagem que apareceu na primeira coleta de dados, ficará muito - mas muito - mais difícil para eles manter a unidade de grupo dos correligionários que deixaram suas vidas para viver essa campanha eleitoral. A ausência de estar em casa, com a família, começa a ser sentida e avaliada se, diante da situação, isso está valendo ou não à pena. Uma debandada não será nenhuma surpresa.
 
Do mesmo modo, os investidores das campanhas começam a analisar o que estão gastando em dinheiro e estrutura, se isso tudo terá retorno ou não, pois dinheiro jogado numa campanha eleitoral só tem expectativa de retorno com a vitória de quem recebeu o apoio. 
 
A primeira pergunta que um empresário faz quando lhe é pedido ajuda financeira para uma candidatura, é: como o candidato está nas pesquisas? 
 
Se a resposta é que está 40% pontos - ou mais - atrás do primeiro colocado e que tem o dobro ou mais de rejeição que ele, qual será a posição desse empresário?
 
Um dos maiores investidores - talvez o maior investidor - da campanha eleitoral de Neudo Campos, em 2010, e que hoje investe em Mecias de Jesus, já demonstrou está mais voltado em eleger seu candidato a vereador, do que meter a mão no bolso para coisas maiores. Isso pode mudar se Mecias mudar sua posição perante eleitorado pesquisado. Se não mudar...
 
Por enquanto, apesar de Telmário e Mecias desqualificarem a pesquisa do Ibope, afirmando que ela "não é verdadeira", nenhum deles registrou qualquer outra pesquisa na Justiça Eleitoral que mostre que estão bem das pernas, embora afirmem que têm dados próprios que desmentem o Ibope. Então, por que não registraram suas pesquisas?
 
Assim sendo, daqui mais duas semanas com a veiculação da segunda e penultima pesquisa Ibope para Prefeitura de Boa Vista, a gente saberá o rumo definitivo que a campanha eleitoral vai tomar. Isso para alegria de uns e despero de outros.
 
Ponto interessante
A agricultura de subsistência foi um dos temas do programa de Tv do candidato Telmário mota, que apresentou um pequeno agricultor que com muita disposição conseguiu plantar mamão, hortaliças e piscicultura sem ajuda do governo, segundo o próprio. 
 
Alfinetada
No programa do Robert Dagon, ele mesmo alfinetou que no horário eleitoral se vê cada coisa: "gente de extrema pobreza, de repente, ficou rico inexplicávelmente".
 
Depoimentos
No programa da Teresa o tema foi os jovens. Depoimentos dos jovens que fizeram parte dos projetos sociais dela e das mães desses jovens sobre como a ex-prefeita ajudou e melhorou a vida deles. Também apresentou as Casas Mães e depoimentos das mães que deixavam seus filhos tranquilas nas creches porque sabiam que seus filhos estariam seguros e recebiam atendimento médico e odontológico, além de uma alimentação saudável. Resumindo: Teresa segue apresentando proposta sem bater em ninguém.
 
Posteridade
\"\"
O senador Romero Jucá recebendo abraço de uma futura eleitora.
 
Morte de juíza na despedida de Calmon
Após dois anos como corregedora nacional de Justiça, a ministra Eliana Calmon leva hoje para sua última sessão no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) o resultado da apuração sobre o esquema de segurança oferecido pela Justiça do Rio à juíza Patrícia Acioli, morta em 2011.
A investigação foi aberta a pedido da família da juíza, que levou documentação sobre o que chamou de "morte anunciada". O objetivo do CNJ é apurar se o Tribunal de Justiça do Rio foi "negligente" em relação à segurança da juíza.
 
No Facebook
"Bobo é quem se apaixona por um político qualquer - e não por uma proposta de trabalho - de forma veemente, como se não houvesse amanhã. Lá na frente, eles (os políticos) se juntam, se separam, se juntam de novo, e você fica como se não tivesse postura, opinião própria. A gente tem que se apaixonar e defender os bons amigos, os parceiros de todas as horas, os aliados do bem." Rui Figueiredo
 
Circuito indenizatório gourmert mais perto
\"\"Depois de São Paulo e Brasília, o Pobre Juan, restaurante argentino preferido do senador bom de pratos requintados Mozarido Cavalcanti (foto), abrirá em janeiro filial em Manaus. Ou seja, o "circuito gastronômico indenizatório" ficará mais perto de quem mora em Boa Vista.
 
Sobre verba indenizatória
Tem senador que não observa - ou faz questão de não observar - que, segundo determina Mesa Diretora do Senado, a verba indenizatória é para "despesas com atividades parlamentares", e não para bancar viagens a passeio, hospedagens em hotéis de luxo quando em visita a familiares, almoços e jantares em restaurantes chiques sem qualquer relação com atividade parlamentar. 
 
Macaco Simão:
E confirmado! Saiu o nome da bola oficial da Copa: Brazuca! Uma bomba! Com a violência que tá no Brasil, devia ser Bazuca! E um amigo diz que essa bola bazuca é boa pra futebol na família dele: só tem canhão! Dispara a bazuca!
Eu queria PIRIGUETI! Tinha que ser um nome bem brasileiro. Então, pirigueti! O Brasil é o País das Piriguetis! Já imaginou o locutor? PIMBA NA PIRIGUETI! Bolas Suelen nunca cedem! Os leitores também sugeriram Jaburlamos, Propina e Corrupta! Acho muito político. Bola Protesto! E outros ainda gostariam de Ronaldo. Acho fofo! "Tarde se sol no Maracanã! Rola o Ronaldo!". Rarará! Lembra Bazuca! 
 

Últimas Postagens