00:00:00

Opinião Formada

Ladislau é nome do G8


\"\"Edersen Lima
De Brasília

Ladislau é nome do G8
E o G8 definiu ontem que o seu candidato à Prefeitura de Boa Vista é o advogado Alex Ladislau. O G8 cumpre assim a proposta inicial do grupo apresentar uma proposta de renovação na política macuxi. Alex, apesar de ter participado de todas as eleições do estado ora como cabo eleitoral, ora como advogado de candidaturas majoritárias, é estreante - até aqui - como pré-candidato. 
No grupo que pretende concorrer com a candidatura governista ainda falta definir quem o ex-deputado Neudo Campos lançará como candidato. Pelo lado do deputado Raul Lima, que envolve o PSD e o PT do B, o nome é o dele.

 
Nada definido
Neudo tem a presidente da Emhur, Maria Helena, e o deputado Mecias de Jesus, como opções. De certo, nada está definido devido a questões internas de não aceitação desse ou daquele nome ou de posição na chapa que será formada. Neudo, por exemplo, torce - e muito - o nariz em apoiar Raul Lima, que por sua vez, só topa compor chapa se for o candidato a prefeito. Maria Helena é o nome do PSB mas aceita na hora compor com um nome da base governista. Mecias de Jesus é outro que só encara se também encabeçar a chapa. 
 
A chapa de Neudo
O trabalho de Neudo Campos, que tem certeza que é a maior liderança política do estado, não é colocar o nome da sua preferência e sim, os nomes que pretende apoiar à PMBV, nesse caso, Mecias para prefeito e Maria Helena, vice.
 
Racha
Num agrupamento tão sensível como esse que se juntou para enfrentar a provável candidatura da deputada Teresa Surita, essa preferência de Neudo pode acabar em racha. O G8, por exemplo, nesse caso, concorreria com chapa pura, tendo Alex Ladislau como candidato, ou, simplesmente se dividindo, com uns partidos apoiando o candidato de Neudo, e outros, o da base governista.
 
Vantagem para Mecias
No entanto, é senso comum no agrupamento "todos contra Teresa" que Mecias de Jesus é quem reúne maior potencial de composição partidária. Resta saber se ele - ou alguém ligado a ele - , caso seja indicado, não criará objeções para quem for indicado como seu vice.
 
Barrar pagamentos extraordinários
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, afirmou que a corte tende a aprovar a criação de uma regra para impedir pagamentos de benefícios extraordinários a juízes pelos tribunais do país. O tema será votado no Supremo onde tramita uma proposta de edição de súmula vinculante que barra vantagens a magistrados que não estejam previstas na Loman (Lei Orgânica da Magistratura).
 
Súmula vinculante
A súmula vinculante constitui uma regra criada com base em decisões do tribunal que deve ser obedecida pelas outras cortes do país. "Pessoalmente eu já dei meu voto no caso do Rio de Janeiro [lei estadual de 2009 que criou vantagens não previstas na Loman], entendendo que não se pode ir além da Loman em matéria de pagamentos de magistrados", declarou o presidente do tribunal.
 
Contraditório
Em todas as ações que move contra este Editor, o senador Mozarildo Cavalcanti afirma que as notas publicadas e que o desagradam "passam para toda população de Roraima" a impressão de que ele é o que se publica. O alcance do Fontebrasil é limitadíssimo, já que o veículo é apenas um site de notícias em um estado da Federação em que o serviço de internet atende, no máximo, 10% da população, como o próprio Mozarildo reconhece diante de tantos protestos que fez e faz na tribuna do Senado contra o serviço precário prestado de internet em Roraima.
 
Ainda mais contraditório
O que Mozarildo Cavalcanti coloca para a Justiça do Distrito Federal é desmentido por ele próprio no blog que patrocina. Aliás, também nas ações, o senador que é famoso pelo bom e requintado paladar, afirma que não patrocina nenhum blog. Ué, e quem é que todos os meses o contribuinte paga via verba indenizatória do senador em "divulgação parlamentar"? E o que faz aquele banner do senador bem no alto do blog da oposição?
 
O que se publica
A Coluna critica o comportamento imoral de Mozarildo em usar verba pública (indenizatória) para pagar seus jantares em restaurantes de luxo e em viagens de interesses particular, e o considera um senador de atuação fraca e limitada, bem abaixo das de seus colegas Romero Jucá e Angela Portela.
 
Enquanto isso, para a Justiça do DF...
 
\"\"
 
Duas perguntinhas
Sobre a mal suposta pressão de Lula para adiar o julgamento do mensalão feita ao ministro Gilmar Mendes, duas erguntinhas:
Se Lula não sugeriu adiamento do julgamento do mensalão, o que pretendia tratar com o ministro Gilmar Mendes?
E GIlmar Mendes, o que levaria um ministro do STF a criar ou inventar tal sugestão de Lula?
 
Muito estranho
Estranho que Lula, tão pronto a dar entrevistas, tenha preferido usar uma nota oficial do que falar de cara limpa, como Gilmar Mendes fez, sobre a tal suosta pressão para se adiar o julgamento do mensalão.
 
E-mail aberto - Divulgação
"No último sábado, o jornal Amazônia TV, no bloco 'Fala Comunidade',  foi a vez do bairro Paraviana mostrar seus problemas e belezas. Participou em peso, quase todos os secretários de Boa Vista, que deram explicações sobre os pontos turísticos do bairro, etc. Quando o assunto foi asfaltamento, iluminação, limpeza, rede de esgoto quem mais falou e apareceu foi a presidente da Emhur, Maria Helena Veronese, aliás, suas aparições estão cada vez mais constantes nos meios de comunicação." Neyla Cavalcante

Últimas Postagens