00:00:00

Opinião Formada

Delegado Francisco vai devolver salários extras recebidos no ano passado?


Edersen Lima
De Brasília

Sem comentários
 
\"\"

Federalização da CERR
Durante entrevista à rádio 93 FM, o senador Romero Jucá anunciou que terá hoje uma audiência na Secretaria do Tesouro Nacional para tratar da Federalização da CERR.  Jucá irá acompanhado do governador José de Anchieta (PSDB).
Em março eles estiveram com a presidente Dilma Rousseff que se mostrou sensível ao pedido, posteriormente encaminhado ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo Jucá, a federalização é necessária para garantir a distribuição de energia ao interior do estado.

Conversa fiada
Soa falso a afirmação do deputado Mecias de Jesus de que não quer ser candidato a prefeito de Boa Vista, e de que a colocação de seu nome partiu somente da intenção de Neudo Campos. 
Ora, quem não quer uma coisa avisa logo e pronto. Exemplo disso é a senadora Angela Portela que descartou tal possibilidade desde o início.

Não divulga porque não quer
O que não falta para Mecias são meios e formas  de divulgar sua decisão de não concorrer à PMBV.

Pregação
O senador Mozarildo Cavalcanti, talvez o maior incentivador da candidatura de Mecias, tem pregado que a oposição unida pode vencer a eleição citando ele próprio como exemplo, quando em 2006 se re-elegeu para o Senado contra o favoritismo de Teresa Surita. 

Diferenças e ingratidão
O que Mozarildo não comenta é que aquela eleição em nada tem a ver com a deste ano. Se Ottomar Pinto e toda base governista não o tivesse carregado nos ombros, Mozarildo não estava hoje cantando de galo, e o brigadeiro não teria morrido horas depois de ter seu único pedido negado pelo  senador que elegeu.

Novo sócio
O mais novo sócio do clube do Clube da Madeira de Lei, que reúne os caras de pau roraimenses, é o deputado Delegado Francisco (PSD). Anunciou como quem anuncia a invenção da pólvora, que abre mão dos salários extras da Câmara Federal (14º e 15º salários). 

Esperto
Parece brincadeira, mas o deputado quis dar uma de esperto, jogar para a platéia, esperando receber, pelo seu “ato de desprendimento”, a ampla, total e irrestrita aprovação da sociedade roraimense. Ocorre que até as pedras soltas do Beiral sabem que a mamata vai acabar, independente do tal ato heróico.

Pressão
Assim como o Senado jogou pelo ralo o privilégio, que é um tapa na cara de cada brasileiro que paga seus impostos em dia e sua a camisa para ter o que colocar na mesa da família, a Câmara dos Deputados também fará o mesmo. Não porque ali – onde há mais de 300 picaretas, segundo dizia o ex-presidente Lula – sejam todos homens cônscios de suas obrigações e direitos, mas sim, porque a sociedade assim o quer e pressiona para que tal aconteça.

Falta lisura
As verbas destinadas aos deputados não sofrerão grandes revezes com a queda dos dois salários extras. O que faz falta é lisura no proceder de alguns parlamentares, vez que alguns deles recebem auxílio moradia de R$ 4 mil mesmo tendo residência fixa em Brasília, como é o caso do nosso senador bom de pratos requintados.
 
\"\"

Vai devolver?
Voltando para o novo associado do Clube da Madeira de Lei, embora tenha feito estardalhaço de que renunciaria aos salários extras, não se tem notícia alguma de que ele pretenda devolver os dois salários a mais que recebeu no ano passado. Pelo menos, isso ele ainda não declarou.

Qual marca?
Muitos políticos têm passagem na vida pública marcada por projetos e ações acertados; outros, por questões lastimáveis e criminosas; e outros ainda, por questões vergonhosas. Qual será a marca que o deputado Delegado Francisco imprimirá ao longo de sua estada na Câmara?

Bronca
Há dias o subcomandante da Defesa Civil de Boa Vista, José Morais, tem cobrado do vice-governador Chico Rodrigues, que dê uma posição sobre os locais que servirão de abrigo para as famílias que moram em áreas de risco. Chico assumiu que o governo acomodaria essas famílias.
"Ficou decido que as ações preventivas de remoção das famílias desalojadas ficaram sob a responsabilidade do município de Boa Vista. Do nosso lado está tudo pronto. Só precisamos que o vice-governador, defina quantos e quais os locais que servirão de abrigo. Até agora, o Estado não nos deu nenhuma resposta”, reclamou.

Chido Doido, pra assumir
Falando em Chico Rodrigues, a Coluna recebeu e-mail de um leitor assíduo comentando: "A agricultura de Roraima está batendo recordes nas suas safras. As plantações de café, acácias e o capim vendidos por um pessoal aí estão arrebentando a boca do balão. Isso justifica que o vice governador viva mais atrás de solenidades onde possa discursar e ser fotografado do que na secretaria que responde. antigamente ele era chamado de Chico Doido pra trabalhar, agora é Doido pra assumir."

\"\"
Quem na foto acima aparece em primeiro plano?

Redução de impostos
Diante do risco de o país crescer abaixo de 3% neste ano, o governo anunciou medidas emergenciais para estimular o crédito para consumo e investimento. A avaliação é que as iniciativas já adotadas foram insuficientes para reativar a economia. A fim de elevar as vendas, o governo reduziu o IPI de automóveis, inclusive o de importados, até 31 de agosto e cortou taxas de juros de financiamento de ônibus e caminhões. O preço do carro 1000 pode cair até 10%.

CNJ abre processo contra desembargadores
O Conselho Nacional de Justiça decidiu ontem, por 12 votos a 1, abrir processo administrativo disciplinar contra os desembargadores Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro, supostamente envolvidos em esquema de desvio de recursos no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
O processo vai investigar se Cruz e Godeiro participaram de desvios de verbas de precatórios. Se a participação for comprovada, eles podem ser aposentados compulsoriamente ou até demitidos.

Perguntar não ofende:
Quem no MPE vai abrir procedimento investigatório para apurar o caso do procurador da ALE, esposo de uma promotora, acusado de advogar por fora, o que é vetado constitucionalmente?
 
Enquanto isso...
 
\"\"

Últimas Postagens