00:00:00

Opinião Formada

Deputados de oposição conferem in loco o que não foi feito nesses seis anos de administração papudinha em Boa Vist.


\"\"Edersen Lima
De Brasília

A coerência de Telmário
O vereador Telmário Mota demonstrou ontem ter a coerência que o G8 e o DEM, de Paulo César Quartiero, não demonstraram ter. Ele foi bem claro. Não aceita e não compõe com político ficha suja ou "gafanhoto" de qualquer espécie, e manteve o discurso da renovação política, que era o que o G8 e o DEM-PCQ, pregavam até semana passada.

Para Telmário, no seu palanque não cabem políticos com condenações judiciais por crimes de desvio de dinheiro público e nem aqueles que respondem a processos da mesma natureza, como no rolo dos gafanhotos. Da mesma forma, como não cabem o que ele chamou de "oligarquias". "Qual diferença de apoiar uma família de político da outra também de político?\', disse se referindo aos grupos liderados por Neudo Campos e Romero Jucá.

O posicionamento radical do vereador faz sentido. Se o G8 e o DEM-PCQ defendiam tanto a renovação política, como, então compor com grupos que estão no poder há tempos?

"O Neudo não é oposição. É situação. A mulher dele é a atual vice prefeita, então o que ele defende? Ora, a permanência dele, da mulher e da família dele no poder", perguntou e respondeu Telmário Mota.

O que fica claro é que os 16 partidos que anunciaram uma aliança ampla de oposição ao governo, na verdade, não passa de um agrupamento de "todos contra Teresa". Não está em questão renovação política nenhuma. Não pesa uma proposta nova de gestão municipal, aliás, o que nem chegou a ser falado na reunião dos partidos do "todos contra Teresa" foi sobre os problemas e as necessidades de Boa Vista. E em outubro, a eleição é para quem vai administrar a cidade nos próximos quatro anos. 

O que está em jogo para os 16 partidos do "todos contra Teresa" é somente a questão de poder. Não querem de forma alguma que a ex-prefeita conquiste o seu quarto mandato. Os líderes, Neudo Campos, Mozarildo Cavalcanti, Mecias de Jesus e PC Quartiero estão, na realidade, olhando para 2014. Sabem que, se Prefeitura e Governo atuarem juntos, suas chances eleitorais se reduzem.

Em outras palavras, o "todos contra Teresa" não passa de puro fisiologismo e genuína questão de sobrevivência política. Não passa de um agrupamento que atende, principalmente, aos anseios e desejos de Neudo Campos, Mozarildo Cavalcanti e Mecias de Jesus, tradicionais adversários de Romero Jucá.

Por essas e outras que pode-se falar tudo do vereador Telmário Mota, menos que, nesse momento, ele não seja coerente no seu discurso e no seu propósito.

Posteridade
\"\"
Deputados de oposição conferem in loco o que não foi feito nesses seis anos de
administração papudinha em Boa Vista, a qual eles apóiam.

Traição
A desavença de Telmário Mota com Neudo Campos tem razão de ser. Neudo havia acertado apoiá-lo ao Senado em 2010, mas faltou com a palavra na última hora e subiu no palanque de Angela Portela.

Se colar, colou
Ontem circulou no meio político macuxi que o deputado Mecias de Jesus seria o candidato do "todos contra Teresa". A Coluna apurou e verificou que sim, a candidatura foi ventilada pelos cabeças do agrupamento na base do "se colar, colou".

Óleo de Peroba
Interessante ver partidos como o do deputado cassado Chico das Verduras, apoiar Mecias de Jesus, que teve na ex-amante Chica do Mecias (foto ao lado), e mãe de uma filha sua, infiltrada na reunião \"\"política que gerou a cassação de Chico das Verduras.
Foi Chica quem gravou a reunião que serviu de argumento até para a prisão de Chico das Verduras.

À Chica o que é de Chica
Justiça seja feita, Chica do Mecias sempre foi e continua sendo fiel companheira para todas as horas do pai da sua filha.

Respeito, admiração e carinho
"Eles têm muito respeito, admiração e carinho um pelo outro", disse certa vez o assessor braço direito de Mecias, J. R. Rodrigues, o único que aprendeu com o chefe a executar o milagre da multiplicação dos bens.
 
Pronto para entrar em pauta
Enquanto isso, no TSE, tudo pronto para o processo do recurso movido pelos deputados George Melo e Chico das Verduras entrar em pauta. Não cabe mais nenhuma ação protelatória para que o julgamento não ocorra.

"Namorico político"
A ausência do professor de todos nós, Getúlio Cruz, foi notada nas reuniões e discussões na criação do agrupamento "todos contra Teresa". Getúlio está noutra, mas propriamente, num "namorico político" com o diplomático vice governador Chico Rodrigues. 

Enquanto isso, querendo abraçar o mundo...
 
\"\"


O buraco é mais embaixo
Diante da defesa pública de ministros do Supremo Tribunal Federal ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o PT recuou da decisão de tentar convocá-lo a depor na CPI mista do Cachoeira. O partido entendeu como “recado” o forte apoio ao procurador, às vésperas do julgamento do mensalão. Os petistas acusam Gurgel de engavetar por dois anos as investigações da Operação Vegas, da PF.

Traficantes soltos
Ao julgar um pedido de habeas corpus para um homem detido em 2009 em São Paulo com quatro quilos de cocaína e uma pedra de crack, o STF decidiu, por 7 votos a 3, que traficantes presos em flagrante podem aguardar o julgamento em liberdade. A maioria dos ministros considerou inconstitucional artigo da Lei de Drogas que proíbe conceder liberdade provisória a esses presos.

Lógica
Professor de todos nós, é lógico que “quem tem mais dinheiro e poder pode gastar mais na campanha eleitoral”. 

Ecologicamente correto
Boa iniciativa ecologicamente correta do deputado Jean Frank. Ele irá distribuir milhares de sacolas retornáveis para que mães de Roraima deixem de utilizas as sacolas de plásticos que poluem a natureza.

\"\"Quem diria!
O senador Mozarildo Cavalcanti, que costuma gastar até R$ 3 mil em almoços e jantares em restaurantes requintados de Brasília com despesa paga pela verba indenizatória (verba pública), é contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol durante a Copa.

Horário corrido
Até dias desses, Mozarildo era daqueles que cumpria horário corrido e com horas extras degustando o que de melhor em termos etílicos poderia lhe ser servido.

Desmentido
O "jornal imparcial" deveria apurar melhor o que informa. Mães do programa "Mãe Merendeira" receberam, sim, o pagamento de abril.

Alerta geral
Os réus do mensalão já começaram a ser avisados por seus advogados que, em caso de condenação, é grande a probabilidade de serem presos logo depois do julgamento. Pelo menos três deles estão nessa condição: José Dirceu, Delúbio Soares e o publicitário Marcos Valério.

Último recurso
A probabilidade é maior no caso deles porque, se condenados, dificilmente as penas pelos crimes a que respondem (formação de quadrilha, corrupção ativa) ficariam abaixo dos quatro anos, hipótese em que é possível a conversão para punições alternativas. E, depois de uma condenação no STF, não há outra corte à qual recorrer.

Santa cara de pau, Batman!
Daí, está explicado porque Neudo Campos, em setembro de 2010, prestes a ter seu julgamento marcado no STF, foi acometido por um amor indômito por Roraima, e renunciou ao mandato só para poder "ficar mais próximo" do seu povo.
 
 
\"\"

Últimas Postagens