00:00:00

Opinião Formada

Para quem quiser rir


Edersen Lima
De Brasília

Para quem quiser rir

O amigo leitor desta Coluna, por curiosidade ou outro motivo, já pesquisou a página de "transparência" do Tribunal de Contas do Estado de Roraima?

Se não pesquisou e quer dar uma boa risada, vá lá no endereço http://www.tce.rr.gov.br/php4/novo/secundarias/mestre.php?chamavar=23 que irá rir do descaramento, da cara de pau de se publicar uma página chamada de "Transparência" e lá constar que nada consta, além dos tipos de cargos e valores de salários de servidores efetivos e dos comissionados.

\"\"Nada tem a informar sobre quantos funcionários trabalham no órgão. E quantos desses são efetivos e quantos são comissionados. Não informa nomes, ou seja, ninguém sabe quem é quem e aonde estão lotados. Isso pode, quem sabe(?), esconder possibilidades do chamado "nepotismo cruzado", que é o caso de uma autoridade contratar parente de outra autoridade de outro poder. Além de esconder possíveis apadrinhamentos e manutenção de servidores "fantasmas". 

A "Transparência" nebulosa do TCE não mostra quanto o contribuinte paga em diárias e viagens aos nobres conselheiros. Quem, em alguns casos, viajam acompanhados de assessores especiais, que por sua vez, também recebem diárias e passagens via bolso do contribuinte. 

Por outros meios, é que a sociedade fica sabendo que, uma psicóloga, namorada do então presidente do TCE, viajava com ele a "trabalho" com "ônus para esse tribunal", mas com que valor e peso de diárias?

Esse mesmo ex-presidente, é acusado pelo Ministério Público de Contas de cometer irrgularidades dentro e fora do TCE, que deve primar pela honradez e honestidade de seus membros. As acusações vão desde irregularidades cometidas em processo de elaboração de maquete da nova sede, a compra irregular de terras rurais. Mas isso, são outros quinhentos.

O que importa, é que a descarada e sem vergonha página da "Transparência" do TCE está lá para quem quiser rir. 

Últimas Postagens