00:00:00

Opinião Formada

Prestigiados, Luciano, Angela e Romero acompanharam o ministro Paulo Bernardo a Boa Vista.


Edersen Lima
De Brasília

Posteridade
\"\"
Prestigiados, o deputado Luciano Castro, e os senadores Angela Portela e Romero Jucá, acompanharam o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) no vôo de Brasília a Boa Vista onde foram recebidos pelo governador José de Anchieta. (foto France Teles)


De fora
Quanto ao nosso senador gourmert...

UTIs
Em audiência com o ministro Alexandre Padilha, o senador Romero Jucá, obteve a confirmação da construção de mais sete leitos de UTI para o Hospital Geral de Roraima.

Financiamento imobiliário
Após acordo firmado entre Caixa Econômica e Governo do Estado, para concessão de crédito imobiliário para financiamento de imóveis residenciais aos servidores públicos, a caixa divulga os correspondentes imobiliários, autorizados a atender os servidores no financiamento.
Os interessados deverão se dirigir a qualquer uma das empresas conveniadas com a caixa, para obter informações a respeito. 

Contas aprovadas
O TSE aprovou ontem por unanimidade as contas de campanha da deputada federal Teresa Surita referentes às Eleições 2010. A Corte entendeu que o pagamento de colaboradores em dinheiro e não em cheque nominal se justificava devido ao fato de algumas cidades do Estado não terem agência bancária e até mesmo pelo fato de alguns colaboradores não terem conta-corrente para descontar cheques.

Resolução não observada
Teresa recorreu ao TSE depois que o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) desaprovou as contas pelo fato de a então candidata ter efetuado pagamentos de pessoal com dinheiro, somando mais de R$ 1 milhão. A Resolução 23.217 do TSE diz que “os gastos eleitorais de natureza financeira só poderão ser efetuados por meio de cheque nominal ou transferência bancária”. O objetivo é identificar a origem e o destino dos recursos utilizados e garantir a licitude dos gastos feitos pelo candidato. Ao que parece, tal resolução não foi devidamente observada pelo TRE.

Fato
O TRE roraimense vem tendo suscetivas decisões reformadas pelo TSE. Em uma delas, o então presidente, ministro Ricardo Lewandowski, deu um puxão de orelha nos juízes eleitorais que impediram um juiz federal de votar no TRE, que é um tribunal federal.

Perguntinha:
E agora, babalaô?
 
\"\"Traquinagem
Sobre a concessão de passagens e diárias para que deputados estaduais participem de "missões oficiais" em fins de semana e feriados, como é o caso do deputado Soldado Sampaio (foto ao lado), um colega isentou a Mesa Diretora da ALE de responsabilidade.
"Na maioria dos casos, é o deputado que solicita liberação e pagamento dos custos (passagens e diárias) e informa os dias em que estará viajando. Se esses dias são fins de semana e feriados, a Mesa passa batido", afirmou.

Psicultura
Diante da necessidade de organizar o setor produtivo da piscicultura no Estado e unir esforços para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado no estado de Roraima, um grupo de piscicultores, com o apoio do Sebrae em Roraima, criou a Associação de Aqüicultores  de Roraima – AQUARR.  O lançamento oficial da AQUARR acontece no dia 3 de maio, no auditório do Sebrae. 

Prevenção
Pela primeira vez, Roraima inciou movimento de prevenção às enchentes. Cinco mil cestas básicas, das 15 mil solicitadas, serão distribuídas às famílias ribeirinhas antes do início do período chuvoso.
 
PEC
A Comissão Especial sobre a PEC dos servidores dos ex-territórios de Roraima e Amapá, da deputada Dalva Figueiredo (PT/AP), vai debater o tema em Macapá, no dia 18 de maio e em Boa Vista, no dia 21. O encontro vai reunir servidores e parlamentares dos dois estados e servirá para ouvir sugestões que possam ser aproveitadas no parecer que será elaborado pelo relator, deputado Luciano Castro.

Cotas e discriminação
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira por unanimidade que o sistema de cotas raciais em universidades é constitucional.
Lamentavelmente, isso não quer dizer que a discriminação contra quem só entrou na faculdade por causa da cor não continue.

Testemunha ocular
Na decisão polêmica no STF, o ministro Joaquim Barbosa é a prova viva de como é demagógica e desnecessária a exigência de cotas raciais na universidade. Quem se esforça e tem méritos se estabelece.

Festa Country Gospel
O Ministério Internacional Tempo de Colheita (MITC), realiza no próximo sábado, dia 28, a I Festa Country Gospel.  A entrada é franca e visa levar o povo a adoração através da música.

Vetará
Um dia após ser derrotado na votação do Código Florestal pela Câmara, o governo Dilma avisou ontem que haverá vetos, principalmente dos trechos que signifiquem "anistia" a desmatadores.

Carlos Simões
A Coluna lamenta profundamente e se solidariza com a família do jornalista Carlos Simões, falecido ontem.

Posteridade.
\"\"
No megalisatomico power hair, Lidiane Rodrigues,
no melhor estilo "Perla do lavrado".

Aos servidores desonestos
Proposta aprovada por comissão de juristas que trabalha a serviço do Senado para reformulação do Código Penal, prevê até cinco anos de cadeia para servidor ou político que tem patrimônio incompatível com sua renda.
Antes, para aplicar punição em um servidor público desonesto era preciso provar que ele  enriqueceu ilicitamente. Com a mudança, será possível presumir o enriquecimento ilegal, bastando que o aumento de patrimônio seja incompatível com os ganhos do acusado, com ele não comprovando a origem legal dos recursos.

Na mira da lei
Com isso, esses assessores que andavam de "Hondinha" 125, mas que em menos de 10 anos, passaram a desfilar em carrões zero bala, construem mercadinhos em cidades do interior para empregar os sogros e levantam casas de mais de R$ 1 milhão, vão estar na mira.

Macaco Simão:
Este Dia do Corno, 25 de abril, tá rendendo. Eu falei que devia ser feriado nacional! Mas muitos discordam: corno tem que ir trabalhar, senão não vira corno! Rarará! E um cara no meu Twitter disse que tem tanto corno no Brasil que um feriado só é pouco. Tem que ter vários feriados, um CORNOVAL! Cornoval fora de época. Micornareta! Rarará!

Macaco Simão 2:
E como disse aquele outro: "Mas o Dia do Corno caiu justamente no dia do meu aniversário de casamento?". Belo dia pra casar. Escolheu o dia certo! Rarará! E um leitor mandou perguntar: corno vai pagar meia-entrada na Copa do Mundo? Vai. Vai levar a Fifa à falência! Rarará! E, se um dia eu for corno, peço a Deus que me dê um chifre mole. Já imaginou dormir de chifre duro? Rarará!

Últimas Postagens