00:00:00

Opinião Formada

A preferência de Netão


Edersen Lima
De Brasília

\"\"
 
A preferência de Netão

A autonomia orçamentária do Ministério Público de Contas está sendo vista como motivo da disposição do corregedor do Tribunal de Contas do Estado, Netão Souto Maior, em promover procedimento para apurar a conduta do procurador chefe do MPC, Paulo Sérgio Souza, denunciado em um site apócrifo por usar diárias e passagens do TCE em viagem particular.

Paulo Sérgio negou a acusação e informou que apresentará documentos que comprovam que cumpriu viagem oficial a trabalho, e disse que depois de participar do evento em que representou o MPC, viajou em caráter pessoal sem ônus para o poder público.

Interessante ver o TCE, um órgão criado para apurar gastos públicos em cima de dados oficiais dar atenção ao que um site apócrifo, com fortes suspeitas sobre de onde partiu a denuncia (uma autoridade que está senod investigada pelo MPC por superfaturamento de projeto de obra) feita contra o procurador, e fechar os olhos não para denúncias anônimas, mas para fatos explícitos de uso, no mínimo suspeito, de diárias e passagens aéreas por deputados estaduais.

Exemplo publicado neste Fontebrasil, que não é nenhum site apócrifo, são as viagens e diárias pagas ao deputado Soldado Sampaio (foto acima) durante os feriados de Carnaval e da Semana Santa, no ano passado. 

\"\"Conforme o Diário Oficial do Poder Legislativo (ao lado), Sampaio viajou para Manaus para tratar de assuntos referentes a categoria de policiais militares do dia 4 (sexta-feira) ao dia 8 de fevereiro (terça-feira gorda) "com ônus" para a Assembléia Legislativa. 

No mês seguinte, o DOPL (documento abaixo) informa que, de 21 (quinta-feira santa) a 25 (segunda-feira) de abril do ano passado, portanto no período todo da Semana Santa, Sampaio foi novamente para Manaus "realizar visitas à Assembléia Legislativa do Amazonas". Deve ter sido recebido pelos vigias da ALE-AM haja vista que  ninguém, fora eles, estava lá.

\"\"
 
Sampaio foi um dos campeões em diárias suspeitas recebidas no ano passado. Isso foi amplamente denunciado pela imprensa. Por causa da repercussão, ele usou a tribuna da ALE e disse que estava sendo perseguido porque não aceitou ser extorquido e afirmou ter gravações que comprovariam suas alegações.

"Só tem a cara de leso"
"Bem que eu desconfiava que ele (Sampaio) grava conversas. Isso só tem a cara de leso, quem garante que ele não tem gravado conversas das reuniões da oposição e na Presidência (da ALE)?", questionou um deputado.

A acusação de Sampaio de ser vítima de extorsão já lhe rendeu processo judicial para provar o que afirmou. Ele, por sua vez, desbochou dizendo que usará o benefício da imunidade parlamentar para não responder à ação.

O ex-procurador do estado, Pedro Duque, ingressou com ação popular  questionando os gastos com viagens e diárias dos deputados que, comprovadamente, viajaram e receberam diárias para "trabalharem" em fins de semana e feriados. No entanto, o corregedor do TCE prefere investigar quem deixou de depender do seu orçamento a apurar uma verdadeira farra ocorrida no ano passado. É a preferência de Netão.

Últimas Postagens