00:00:00

Opinião Formada

Provincianismo desmoralizante


Provincianismo desmoralizante

O assunto é café requentado, mas não por essa ótica: Roraima, definitivamente, é um estado provinciano. Isso se vê pelo nível de importância que se dá a mexericos, a "invencionices" descabidas da vida alheia. A fofoca da vez é fomentada pelo jornal que se diz o mais importante da capital.

Bom lembrar que esse veículo impresso manteve por muito tempo o slogan “Um jornal necessário”. De tão batido o clichê, decidiu mudar recentemente para “Mais compromisso com nossa gente”. Fofocas e potocas é compromisso com nossa gente.

Por outro lado, ao dar crédito a tais ilações, a sociedade roraimense não esconde o seu grau de evolução – ou seria involução? É muita falta de imaginação tomar como ponto de discussão pública o fato de uma autoridade viajar para o exterior (Cancun, no México) e lá “soltar a franga”, esbaldar-se na esbórnia a ponto de dançar, em “trajes sumários”, sobre uma mesa de boate.

Que impacto tal “notícia” poderia provocar em uma sociedade que se diz séria?

Há quem diga que isso ocorre por explícita falta de assuntos relevantes na redação. Por certo, não. Fatos bem mais importantes para a comunidade roraimense acontecem aos borbotões. Diariamente. Sob todos os aspectos – seja econômico, social, administrativo etc.

Ao invés disso, o jornal dá grande importância a fatos menores, coisas que não justificam a perda tempo ou a tomada de um espaço nobre em suas páginas. Devaneios do gênero só poderiam mesmo ter saído de uma mente brilhante daquele veículo de comunicação.

Não é novidade para ninguém que Getúlio Cruz, o conselheiro do jornal - como o próprio afirmou em juízo - é um ser totalmente recluso. Não se tem notícia de alguém que o tenha visto frequentando restaurantes ou bares da capital. Muito menos se tem notícia de que haja empreendido viagem internacional a título de lazer, seja sozinho ou acompanhado de familiares. Getúlio mede os comportamentos normais de outros pelo o seu.

Enquanto a imprensa – e, de roldão, as mídias sociais – embarca em discussões estéreis, coisas importantes para a sociedade passam despercebidas sob seus narizes, exalando forte cheiro de provincianismo desmoralizante.

Jota Jackson
Não ficou legal o resultado da operação no nariz feita por famoso assessor braço direito que construiu em tempo recorde casa de R$ 1,2 milhão. Além de continuar grande, seu órgão respirador ainda ficou torto.
De tantas operações em busca da perfeição perfeita, é que mega ultra super pop star Michel Jackson teve o nariz completamente desfigurado.

Cachoeira apóia Mozarildo
Se tem alguma ligação ou interesse do bicheiro Carlinhos Cachoreira com Roraima, essa ligação ou interesse é quanto a aprovação do projeto que autoriza o funcionamento de cassinos na Amazônia. Projeto esse defendido pelo senador Mozarildo Cavalcanti.

Balde d\'àgua
O arguivamento da ação que cassou o governador José de Anchieta em dezembro passado foi um verdadeiro balde de água fria nas promessas do candidato Neudo Campos e nas esperanças de seus seguidores.

Sede
Neudo afirmava que assumiria, no máximo, em maio. E seus seguidores, ávidos, acrditaram.

Aborto
O Supremo Tribunal Federal decidiu por 8 votos a 2 que as mulheres têm o direito de interromper a gravidez de fetos sem cérebro ou sem parte dele. Até então, as gestantes precisavam entrar na Justiça para conseguir a realização do aborto nesses casos. Ministros favoráveis à decisão disseram que ela não abre brecha para o aborto no caso de outras anomalias.

Gafe
Se for feita uma comparação entre os gastos da Assembléia Legislativa do Amapá com a de Roraima, a macuxi perde de lavada. O que não impediu o deputado Soldado Diá... ops, Sampaio cometer a gafe de defender 14º salário em entrevista à TV Roraima, alegando que recebia isso quando era soldado.
Ocorre que, a verba para comprar fardamento além de infinitamente menor, era depositada a cada três anos e para os soldados trabalharem, bem diferente da situação atual.

Muy amigo
Manchete de ontem da Folha de Boa Vista sobre locações de veículos pela Secretaria de Agricultura mostra quanto o babalaô do jornal é amigo.

Pergunta não ofende:
Quem torce pela cassação de Anchieta, não torce pela cassação do gente boa e diplomático Chico Rodrigues?

"Chayenne"
Personagem de Cláudia Abreu na próxima novela das sete da TV Globo é inspirada na cantora Joelma, da Banda Calypso, que tem inúmeros fãs nos quatro cantos do país.

Piso novo para enfermeiros
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou projeto que fixa o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.650. O deputado Luciano Castro destacou que a matéria, que tramita desde 2009, é um avanço para o reconhecimento da categoria. "Nós fazemos aqui justiça a todos estes técnicos da área de enfermagem, auxiliares de enfermagem, que muitas vezes recebem salários aviltantes, salários que não condizem com o esforço e o trabalho e dedicação que eles têm com a saúde da população", comentou.

Mãe da periguete
Pior que estilo periguete, é quem já passou - e muito - dos 50 manter estilo "mãe de periguete".

Macaco Simão:
E esta CPI Mista do Cachoeira? Mista porque é meia marguerita, meia calabresa. E Cachoeira não termina em pizza, termina em despacho. Frango com farofa! Rarará!!

Últimas Postagens