00:00:00

Opinião Formada

Neudo dá lições de justiça
no \"jornal imparcial\"


Edersen Lima
De Madrid

Neudo dá lições de justiça
\"\"Não poderia ser em outro veículo. Só mesmo no jornal imparcial, o político campeão nacional de processos por corrupção, desvio de dinheiro público, improbidade administrativa e formação de quadrilha condenado a 52 anos de prisão falar em justiça, criticar decisão de corte superior, analisar jurisprudências, questionar liminar... enfim, dar aula de ética e moral.
Deve ter aprendido com o amigo e aliado, que na mesma situação de concenado por crime parecido, há mais 20 anos usa o mesmo espaço para suas aulas, também de ética e moral com a coisa pública.

Não deu uma linha
Falando no "jornal imparcial", a coluna política que cobra quase todos os dias a cassação do governador José de Anchieta, não deu uma linha sobre a liminar que jogou água fria nos foguetes que estavam prontos para estourar.

Vício
Não é a primeira e muito menos será a última vez que babalaô e seus aconselhados irão simplesmente ignorar, como se nada tivesse acontecido, algo que não lhes interessa publicar. Em 2010, por exemplo, os resultados das pesquisas do Ibope que apontavam vantagem para José de Anchieta, mesmo divulgadas cinco horas antes do fechamento das edições do "jornal imparcial" não foram publicadas.

Por que nunca te elegestes, babalaô?
Babalaô e seus aconselhados devem pensar que o "jornal imparcial" decide eleições em Roraima. Se assim fosse, por que "babá" em cinco tentativas, duas para o governo (1990 e 1994), duas para o Senado (1998 e 2002) e uma para deputado federal (2006), não foi eleito?

Recibo passado
Há quem entenda que a  liminar concedida pelo presidente do TSE, Ricardo Levandowski, mostrou que os juízes eleitorais passaram recibo na descompostura imposta pelo ministro Gilson Dipp, dada em novembro passado quando o TSE nem analisou a decisão que cassou Anchieta no TRE por vícios processuais. Senhor de si, Dipp disse, sem rodeios, que “os juízes federais têm mais isenção que os estaduais” em julgamentos dessa envergadura.

Pegou muito mal
Aí, o TRE barra um juiz federal de participar de um julgamento do governador do estado. O que levou, lamentavelmente, a outra descompostura, essa do presidente do TSE: "“Impressiona, ainda, na espécie, que o governador de Roraima foi cassado por apertada maioria de três votos a dois e consta dos autos a circunstância de que o TRE-RR teria impedido que juiz federal regularmente indicado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região participasse da sessão de julgamento que cassou o chefe do Executivo estadual, optando, assim, por julgar o caso com quórum reduzido. Tal fato, mesmo neste exame preliminar, causa certa perplexidade”, ressaltou o ministro Ricardo Lewandowski.

Acesso ao vídeo
Alguns ministros do TSE tiveram acesso ao vídeo postado no YouTube em que o juiz federal Leandro Saon faz veemente protesto contra o impedimento do juiz Hélder Girão Barreto no julgamento do TRE.

Quanto pior, melhor
O momento requer, pois, serenidade e responsabilidade de governo e oposição. Mais, ainda, da oposição, que acha que tem em mãos a porção mágica para melhorar a vida de todos querendo impor isso na cabeça dos cidadãos, quando se ver que o sentimento de seus líderes é extremamente pessoal e revanchista bastando observar nas palavras de Mecias de Jesus, nas acusações de Mozarildo Cavalcanti e na linha editorial do "jornal imparcial" que Getúlio Cruz aconselha a seguir.
O amigo leitor pode ter notado que ninguém da oposição levantou a voz para defender qualquer entendimento pela governabilidade,  Em outra palavras, o que a oposição defende é o "quanto pior, melhor".
Só se for para eles, poque para a população...

A revolta de "Shrek"
Sobre nota publicada ontem aqui na Coluna informando que não era nenhuma surpresa a visita de um juiz à casa de um candidato na véspera de um julgamento que muito lhe interessava, mas sim, que a saída do visitante tenha sido fotografada pelo advogado do candidato visitado porque não recebe seus honorários é que causou surpresa, choveu e-mails de leitores curiosos querendo saber quem foi o ilustre visitante, a Coluna, gentilmente, confirma que a foto foi tirada a mando do advogado, um verdadeiro ogro, que atende pelo singelo pseudonimo de "Shrek", e que já foi devidamente vendida.

O verdadeiro motivo da revolta de "Shrek"
Indo mas a fundo, a Coluna descobriu que, não só pelos honorários não recebidos mas principalmente pelo descumprimento do acordo feito e prometido pelo candidato a "Shrek", tipo um cargo vitalício em algum tribunal de contas por aí, em favor de outra pessoa é que causou a revolta do ogro.
A tal visita teria mandado o acordo e o cargo prometido a "Shrek" para o espaço.

Só um ogro para acreditar
Quem garante que acordo feito por quem é conhecido como o "rei dos contratos de risco", será mesmo cumprido?

Da astúrica série "Autorias Próprias"...

\"\"
Lago do Parque del Retiro, antiga casa de campo real, Centro de Madrid.

\"\"
Puerta de Alcalá, entrada de Madrid.

\"\"
Puerta de Alcalá com vista para o início da Gran Via.

\"\"
Vista do Palácio Real, do Paque del Oeste.

\"\"
Fonte em frente ao Batalhão Real, na Plaza del Sol.

Últimas Postagens