- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Chamando a atenção
Fazenda com novo dono na Vicinal 17 em Mucajaí chama atenção pelos investimentos e maquinário usado nas benfeitorias que estão sendo feitas na propriedade. Óinc!

Denúncia é mantida por leitor
E falando em Mucajaí, o leitor Juvêncio Lopes voltou a afirmar que "somente uma vez o secretário de obras do município fiscalizou a obra da vila Samaúma entre setembro a novembro passados e mais a empresa emitiu fatura em meados de novembro de 2011 e até agora não recebeu da Prefeitura. Quem tem duvidas e só conferir na conta do convênio daquela obra, os serviços são de boa qualidade pois os profissionais envolvidos tem muita competência, já o prefeito..."
Com a palavra, o Ministério Público.
Outra acusação
Sobre Gordorico Lopes pesa ainda acusação feita pela Defensoria Pública de que desviou dinheiro do Fundeb para pagamento de empresas e pessoas físicas de forma suspeita. O rol de denúncias graves e consistentes não foi observado pelo MPE em Mucajaí apesar dos denunciantes, membros do Conselho Fiscal do Fundo, terem chamado a atenção inúmeras vezes para o caso.
Votação surpreendentemente dobrada
No mesmo ano (2010) em que supostamente recursos do Fundeb foram desviados pelo prefeito Gordorico Lopes, o pai dele, o deputado Édio Lopes,
surpreendentemente, dobrou sua votação.
Compra de votos no YouTube
Ainda sobre Mucajaí, todo o esquema de suposta compra de votos para o então candidato Gordorico Lopes, filho do deputado Édio Lopes, em 2008, está postado no YouTube (Compra de votos em Mucajái), bastando acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=S6REcwuv3fE .
Gordorico é ausado de comprar votos dando dentaduras para eleitores humildes.
Factóide eleitoral
O TRE julga nesta semana o processo de cassação de Gordorico que venceu apertado com menos de 160 votos numa eleição que teve até invasão à Delegacia do Município, feita pelo deputado Édio Lopes que ainda incitou dezenas de cabos eleitorais a também invadirem a Delegacia, como consta em cenas registradas e postadas no YouTube (Deputado Édio invade delegacia de Mucajaí) bastando acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=YIuGa3Fwd7s .

Festival de benesses
O festival de benesses no Tribunal de Contas do Estado continua. Depois do pagamento de auxílio-moradia para quem, com casa própria, ainda foi morar no Conjunto dos Desembargadores de graça, chega à Coluna informação que a ex-mulher de um conselheiro continua morando em uma das casas do conjunto. Eles estão separados há mais de três anos.
Absurdo maior
Bancar moradia para conselheiro que tem casa própria em um estado pobre como Roraima já é um absurdo, imagine bancar moradia de ex-conjugue, não é conselheiro Essen?
E-mail Aberto - Calote em obras
"Lima, gostaria muito que o Fontebrasil verificasse junto à secretaria de Obra municipal, o que realmente aconteceu com a obra do bairro Centenário, que tinha prazo para ser concluída em 08/12/2011, e está parada há dois meses, já solicitei o mesmo assunto junto ao Jornal imparcial, ninguém deu a mínima, acho que é porque a obra é de responsabilidade da Prefeitura, e esse tipo de reportagem não é interessante para o jornal imparcial. Agradeço desde já em nome dos moradores do bairro Centenário, que estão morrendo aos poucos sufocados pela poeira de mais uma obra parada da prefeitura."
Os alvos mudaram
De um experiente observador da política macuxi: "Os alvos mudaram. Os adversários da oposição que trabalha a cassação do Anchieta não são mais ele (Anchieta) e o Chico Rodrigues. São o juiz Paulo César, o desembargador Gursen e quem mais por ventura venha pedir vistas ou votar contra a cassação."
Ainda há juízes no TSE!
Editorial do Fontebrasil aborda campanha que veículos de comunicação controlados por políticos de oposição estão realizando contra juízes do TRE e por tabela contra o Judiciário roraimense.
Prestações de contas mostram que
Mozarildo paga blog que ataca juízes
O senador Mozarildo Cavalcanti nega que patrocina o site da oposição que vem achincalhando juízes e o judiciário roraimense por causa das votações no TRE. A Coluna mostra abaixo cópias da prestação de contas (setembro, outubro e novembro) de Mozarildo com gastos de R$ 1.500,00 mensais que o contribuinte paga para o senador divulgar suas atividades parlamentares e outras coisas em blog que assessora a oposição. É o contribuinte que paga porque Mozarildo recebe de volta o dinheiro que patrocina o blog da oposição.
Influência
De certo, Mozarildo pode não ser o responsável pela linha editorial do blog que patrocina. Mas se exerce influência, aí são outros quinhentos.
Incentivo ao bom motorista
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade projeto de autoria do deputado Jean Frank que tem como objetivo diminuir o número de imprudências no trânsito. A matéria concede desconto de 5% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito durante doze meses, chegando até 15% no terceiro ano consecutivo.