00:00:00

Opinião Formada

Confirmado - Mecias deixa a liderança da oposição no mês que vem.


\"\"Edersen Lima
De Brasília

Foi fazer política sindical
O deputado Soldado Sampaio pediu passagens e diárias para participar do Parlamazon, em Manaus, entre os dias 24 a 27 de novembro passado. No entanto, já no dia 25 ele estava, segundo informações de blogs e jornais do Maranhão, apoiando a greve de policiais militares e bombeiros daquele estado.

Reincidente
Não é a primeira viagem de Sampaio para fazer política sindical. Em março passado, ele foi com trecho pago pela ALE apoiar a greve dos PMs de Rondônia.

"Arruaceiro profissional"
No Maranhão, Sampaio engrossou o pescoço para cima de deputados governistas, secretários de estado e até para os oficiais da PM maranhense. Resultado da "valentia" foi protestos de deputados e a alcunha de "arruaceiro profissional" dispensado pela imprensa ao deputado roraimense.

Contumaz
Viajar com passagens e diárias pagas pelo contribuinte para trabalhar em fins de semana é comum nesses primeiros meses de mandato do deputado Soldado Sampaio.

\"\"Em pleno Carnaval
No período de 4 a 8 de março último, sexta, sábado, domingo, segunda-feira e terça de carnaval, Sampaio recebeu diárias para viajar a Manaus para uma tal reunião com a Associação Nacional dos Praças sobre a PEC-300, assunto de extrema importância para Roraima.

Tem mais
Ainda em março passado, com o argumento de participar de reunião da Assembléia Legislativa do Amazonas, a qual tem tudo a ver com Roraima, o deputado Soldado Sampaio recebeu seis diárias para ficar de 31 de março a 5 de abril, trabalhando exacerbadamente desde a sexta-feira 31, quando chegou à capital amazonense, no sábado dia 2, no domingo dia 3, e depois continuando trabalhando na segunda dia 4 e na terça dia 5.

Diárias e passagens na Semana Santa
Pouco tempo depois, Soldado Sampaio decolou novamente para Manaus com passagens e diárias devidamente recebidas para nova rodada de trabalho nos dias 21 a 25 de abril. Lá, foi novamente visitar a Assembléia do Amazonas, trabalhando no feriado de Tiradentes, dia 21, na sexta-feira Santa, dia 22, no sábado (23), no domingo (24) e na segunda-feira, dia 25.

Tem mais, de novo
Ainda em abril, Sampaio foi visitar a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Recebeu cinco diárias dos dias 27 de abril a 1º de maio. Trabalhou no sábado (30) e no domingo (1).

No Maranhão, também
Em julho passado, Soldado Sampaio quase teve uma estafa de tanto trabalho visitando as Assembléias de Tocantins e do Maranhão, estado em que nasceu. Foram 14 diárias só no mês de recesso parlamentar em todas as assembléias do país.
O que de produtivo em relatório dessas visitas que Soldado Sampaio fez, só ele sabe.

O mesmo que 27 soldados
Mesmo que fossem R$ 57 mil em diárias que Soldado Sampaio diz que recebeu, mas as contas da Coluna apontam valor bem superior, o montante equivaleria aos soldos de 27 colegas de farda, que trabalhando o mês inteiro ganham R$ 2.190,00.

Comprova?
Há ainda uma questão pendente: a comprovação via companhias aéreas de que o deputado Soldado Sampaio realmente viajou nas datas e locais em que constam no Diário oficial do poder Legislativo.

\"\"

Código passa no Senado
O Senado aprovou o projeto de reforma do Código Florestal por votação tão expressiva quanto na Câmara dos Deputados, vencendo a resistência de ambientalistas, lobistas de países concorrentes do Brasil na produção agrícolas e ecopicaretas. No Senado, o placar foi de goleada: 59 votos contra 7.

Limites
Os senadores analisaram os destaques ao projeto e vinte e seis emendas foram incluídas. O texto voltará para análise da Câmara. O PSOL foi o único a recomendar a rejeição. O Código impõe limites ao avanço da produção agrícola e da pecuária, estabelecendo quais áreas podem ser ocupadas pelos proprietários rurais e quais devem ser obrigatoriamente preservadas.

Esquece
Nem Papai Noel acreditou: caiu no vazio a proposta do PT de levar à comissão de ética da Câmara o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que há 15 dias questionou em plenário se Dilma “era homossexual”.

E-mail Aberto - Catitutagem
"Senhor Editor, A PM de MUCAJAI assinou convenio com o CALHA NORTE, para fazer Drenagem de Águas Pluviais, Terraplenagem, Pavimentacao Asfaltica, Meio Fio, Sarjeta e Calcada Lateral na VILA SAMAUMA naquele Municipio, a Drenagem e a Terraplenagem já estão concluídas, só que a Empresa Contratada para executar os Servicos acima não paga os SALARIOS dos funcionários, sendo que alguns são da propria Vila SAMAUMA e também fornecedores. Agora veja o ABSURDO, o Prefeito Gordorico Lopes, sacou o DINHEIRO do CONVENIO e pagou outras despesas, será que isto é LEGAL, atencão Ministerio Publico Federal, Caixa Economica e Calha Norte." Juvêncio Lopes

Rebate
A assessoria do prefeito Gordorico Lopes negou todas as acusações feitas pelo leitor Juvêncio Lopes. Informou que todas as contas da Prefeitura estão sendo pagas de forma rigorosamente corretas, e desafia o leitor a provar as acusações que fez.

Falta de provas
O julgamento do governador José de Anchieta foi novamente adiado por outro pedido de vistas. O desembargador Gursen de Miranda pediu prazo para analisar melhor o processo depois que o juiz Paulo César Menezes apresentou seu voto pela improcedência da ação por falta de provas.

Aprendendo a se comportar
Dessa vez, não houve vaias em plenário e nem achincalhe na imprensa oposicionista pelo novo pedido de vistas.

Lavagem de roupa suja
As desavenças político-partidárias que se tornaram pessoais entre o deputado Flamarion Portela e o presidente do Iteraima, Márcio Junqueira, promete ainda muita lavagem de roupa suja.

Confirmado
A Coluna confirma nota veiculada ontem. O deputado Mecias de Jesus deixará a liderança da oposição no mês que vem. O prometido foi feito há quase um mês em um café da manhã que promoveu na sua casa, e que na ocasião sentiu que deixar a liderança era ato esperado pelos colegas, tanto que, quatro deles, Brito Danadão, Sargento Damosiel, Soldado Sampaio e Diego Coelho não deram as caras na reunião.

Condição
Mecias condicionou sua saída da liderança oposicionista à cassação de Anchieta. Como o governador não foi cassado pelo TSE, cabe agora ao \"\"deputado cumprir o que prometeu.

Situação constrangedora
Há algum tempo não havia mais clima para Mecias liderar a bancada oposicionista. Exemplo disso é que metade anunciou a criação da frente parlamentar de combate à corrupção. Ficar numa base em que o líder responde processo na Justiça Federal por desvio de dinheiro público, peculato, formação de quadrilha (junto com a mulher Darbilene do Vale, o sogro Alfonso Rodrigues e o cunhado Donilvon do Vale) e carrega suspeitas outras, se tornou por de mais constrangedora.

Macaco Simão:
E a charge do Zé Dassilva com o Bonner: "Última Notícia! Fátima, esquenta a janta que eu tô chegando". Adorei o "JN": parecia Miss Universo! Miss Fátima passando o bastão pra miss Poeta!
E as matérias do desenvolvimento profissional da Fátima e da Patrícia? São idênticas: começam com aquele cabelo macarrão parafuso fazendo matéria de esgoto e saneamento, depois matéria que tem que chorar, depois são enviadas especiais a algum país que solta fumaça pela boca, voltam pro "Fantástico" e terminam na bancada! Rarará!

Últimas Postagens