- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Tranquilidade
O clima pode está quente em Roraima, mas aqui em Brasília, mais especificamente no Tribunal Superior Eleitoral, é totalmente tranquilo, bem diferente dos dias que antecederam a cassação de Flamarion Portela, em novembro de 2004, e muito parecido com o que, por unanimidade, absolveu José de Anchieta em dezembro de 2009.
Os votos dos desembargadores
Um detalhe do julgamento que cassou Anchieta no TRE em fevereiro pasado são os votos dos desembargadores Ricardo Oliveira e Robério Nunes dos Anjos. Os dois defenderam abertamente e com argumentos fortes que o processo que estava sendo julgado não era caso de cassação e sim, de aplicação de multa.
Absurdo lunático
No julgamento de 2009, um assessor do deputado Mecias de Jesus, sem qualquer dado comprobatório, afirmou que os ministros do TSE "foram comprados por R$ 20 milhões".
Ou seja, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça e três ministros do Supremo Tribunal Federal e mais dois indicados pela OAB foram comprados?
Detalhe: se Anchieta fosse cassado, quem assumiria o governo era Mecias.
Mais barato
Não bastava comprar só quatro ministros que sairia mais barato?
Fiasco
E já que se falou em Mecias de Jesus, um verdadeiro fiasco o Parlamaz em Manaus. Presença mesmo, só dos deputados roraimenses.
Nova compra de votos
Pronto, era só o que faltava. No jornal do babalaô (conselheiro) os votos dos ministros do TSE foram comprados, por paçoca. É mole?
Recado curto e grosso
Falando em babalaô, semana passada ele recebeu um recado curto e grosso: "Ele pode me bater (expor no "jornal necessário") todos os dias. Agora, não mexa com a minha família."
Rapidinho apareceu o culpado.
O sujo e o mal lavado
Ontem, o senador Mozarildo Cavalcanti, mais uma vez, usou a tribuna do Senado para falar do seu desejo de ver José de Anchieta cassado. Disse que o governador estava em Brasília visitando ministros que vão julgar seu processo em tom de reprovação.
Interessante é que, realmente Anchieta visitou um ministro, o mesmo que, ao sair do gabinete, Mozarildo, que aguardava do lado de fora, entrou em seguida.
"Senador meia-sola"
Na frente do ministro, Mozarildo deve ter solto seu carretel de acusações contra Anchieta. Será que falou também que fica vermelho de raiva pela classificação que recebeu do governador durante comício no bairro Brigadeiro?
Sobe nas tamancas
Para se ter uma idéia de como Mozarildo se irrita e sobe nas tamancas com o "elogio" de Anchieta, é que, só por ter noticiado que foi chamado de "senador meia-sola", ele processa criminalmente este Editor.
Memórias do cárcere
Roraima é terra que recebe bem seus visitantes. Uns, que nunca moraram lá são até homenageados com nomes de ruas. O curioso é que, o pai morto de um conhecido político chegado a conspirações até hoje nunca tenha recebido nenhuma homenagenzinha como nome de rua, escola ou sala de biblioteca.
A Coluna tem um exemplar do jornal - antigo - que pode explicar esse fato.
Confirmada
O TCE confirmou nota publicada ontem pela Coluna. A reposição salarial dos funcionários ainda foi paga, assim como os retroativos dos servidores também ainda não foram pagos.
Coisa feia
E o teto do futuro teatro municipal caiu de podre.
Confissão de embriaguez
Motorista que não aceitar fazer o exame do bafômetro terá a recusa, por lei, interpretada como confissão de embriaguez, tal qual quem se nega a realizar o exame de paternidade, o famoso DNA.
A proposta é da senadora Angela Portela.
Nota de repúdio
A Associação dos Magistrados de Roraima (AMARR) publicou nota de repúdio "aos fatos desonrosos imputados à magistratura, veiculados no blog da oposição, o qual insinua conduta imparcial do membro da Corte Regional Eleitoral de Roraima, em processo que apura cassação do dirigente de poder."
O Fato Real é patrocinado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (foto) e comandado por um assessor do deputado Mecias de Jesus (foto).
Que se apresente provas
De acordo com a AMARR, "a população já escolheu seus representantes populares, por meio do voto, e se há partes interessadas na modificação dessa vontade da comunidade, que as provas sejam apresentadas, que se permita a outrem dizer sobre elas e que se aguarde por tempo razoável a mais justa análise do caso."
Não aceitará achincalhe de seus membros
"Por fim, a magistratura, última fronteira garantista, não vai aceitar qualquer pressão indevida, de quem quer que tenha interesse nos julgamentos, e muito menos o achincalhe de seus membros, os quais têm atuado com zelo e imparcialidade na carreira de julgador", finaliza a Nota de Repúdio contra o blog da oposição.
Macaco Simão:
E o Timão? O Corínthia? Campeão MIOJO: durou três minutos. Vai entrar pro "Guinness": campeão por três minutos. Um cara na padaria gritou "caaaam" e o Vasco: "goool"! Isso é o que eu chamo de coito interrompido! Rarará!
Corinthians rumo ao penta. Se não der, tenta. Tenta de novo. Eu acho que o Timão vai ser tenta. Tentacampeão! Rarará.