- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Achincalhe público
Nunca na história de Roraima um magistrado foi tão achincalhado e ofendido como o juiz Paulo César Menezes, como consta publicado no blog da oposição, patrocinado pelo senador Mozarildo Cavalcanti, e editado por assessores do deputado Mecias de Jesus.
O motivo das acusações e ofensas ao juiz Paulo César se dá pelo pedido de vistas que fez ao relatório do colega Erick Linhares que votou pela cassação do governador José de Anchieta.
Só porque discordou
Um assessor, notadamente, defende que Neudo Campos seja empossado, e discordando de Paulo César, publicou postagens agressivas e difamatórias de "leitores". "Leitores" esses que assinam com pseudônimos de "O profeta", "CabuRRé", "E=mc2" e "A voz do povo".
Sem critérios
Estranho que, nenhum veículo de comunicação sério publica e-mails apócrifos ou de pessoas que não assumem suas identidades. Há critérios para postagens que obedecem o respeito à opinião do leitor mas também ao limite entre o que se afirma e o que se prova sobre a quem se refere os e-mails.
Da cozinha
No blog da oposição, as postagens além de agressivas são difamatórias e caluniosas sem que haja provas de que são frutos de e-mails enviados por leitores ou de produção da própria cozinha do blog.
Acusações a juiz federal
Assim, foi com o juiz Hélder Girão Barreto que foi acusado de prevaricação por Amilcar Júnior depois de acatar pedido do Ministério Público Federal para que determinasse a prisão do ex-vereador Alfonso Rodrigues, sogro de Mecias, condenado por estelionato. Ver abaixo:

Descompostura
Escrito por Amilcar Júnior, Hélder Girão Barreto ainda levou uma descompostura. Ver abaixo:
Até o Judiciário entrou na roda
Ontem, o blog da oposição achincalhou o juiz Paulo César e de quebra, colocou todo o Judiciário roraimense sob suspeita de prevaricação com considerações do tipo:
"Um magistrado pedir vistas de um processo tão importante no ato do julgamento só confirma a falta de responsabilidade e compromisso com a sociedade. Afinal quais processos no TRE foram tão importantes ao ponto de não permitirem a atenção do magistrado para esse de tanta importância.
"Ninguém tem coragem de dizer, que a corrupção se instalou em Roraima em todas as ramificações inclusive no judiciário."
"Tudo isso que o pessoal fala, essa matéria postada, e outros comentários, mostram a pouca vergonha que está instalada em Roraima. Um Judiciário que não se presta a dignidade e a moral, não deveria mais funcionar, pois nada funciona, nada resolve."
"O nome que está borrando é do Judiciário, por culpa de magistrados que, notadamente, se colocam ao lado da bandidagem, apoiando e dando tempo para um pilantra, ladrão comprovado nos desvios de verbas FEDERAIS e estaduais, facilitando a vida desse bandido. Onde está o Conselho Nacional de Justiça?"
"Que é previsto pedir vistas nós sabemos, o que não entendemos é porque pedir vistas em uma questão em que as provas são contundentes e notórias. RORAIMA NÃO TEM LEI. Talvez tenha somente para aqueles que nada tem. Por que isso? Tem ou não tem algo errado? Temos ou não temos o direito de suspeitar de Juizes? Temos exemplos, até aqui em Roraima (Adv Jhonson de Araujo) temos exemplos no Brasil a fora de mais de 40 Magistrados sendo investigados pelo Conselho Nacional de Justiça."
"Concordo com o profeta, um pedido de vistas num momento como este, o que está havendo, este Juiz não estava em Roraima??? Chega de manobra decidam logo essa pelenga."
"É pra dizer uma coisa para esse Juiz, lembre-se que seu patrão não é o Anchieta cassado, mas é o povo que lhe paga o MISERO salário que recebe aos fins de fazer respeitar as leis e punir quem comete crimes. O Sr empeita também a imprensa com suas afirmações, em Roraima o Sr ainda deve agradecer que tem jornalistas mansos, tranquilos, mas não estúpidos…pois saiba que o poder da imprensa vai bem longe do poder da sua caneta, mas muito longe mesmo."
Acusação
Amilcar Júnior afirmou sobre quem o juiz Paulo César estava a favor no julgamento de terça-feira: "Desde o início do julgamento, o meritíssimo Paulo Cézar já se posicionava pela absolvição de Anchieta. Era nítido o ‘peso’ maior em sua balança. Agora ele tem até 10 dias para, digamos assim, olhar os autos do processo com mais atenção."
Com conhecimento e consentimento
Agora, como duvidar que, Amilcar Júnior, assessor de Mecias de Jesus, com o blog patrocinado pelo senador Mozarildo Cavalcanti, figuras interessadíssimas na cassação de Anchieta Júnior, não escrevam e publiquem o que publicam sem o prévio conhecimento e consentimento de quem os patrocina?
Sem noção
Nesses anos de magistratura, Paulo César contrariou alguma parte envolvida em processos que julgou, mas nunca deu motivo para que assessores de políticos questionem a seriedade do seu trabalho e sua conduta como servidor público, como foi postado no blog da oposição. Da mesma forma, colocar o Judiciário roraimense num balaio de suspeitas por causa de um pedido de vistas é completamente sem noção.
Manifestação de apoio
No mesmo momento em que pediu vistas ao relatório de cassação do governador, o juiz Paulo César Menezes, recebeu manifestação de apoio dos colegas juízes. O que deve ficar claro é que a matéria não é tão simples assim e muito menos, os julgadores eleitorais estão alí para atender os anseios imediatos e particulares de políticos A ou B e muito menos de seus assessores, sem analisar profundamente a questão.
Agressões são exemplo
As agressões ao juiz mostram bem o que Roraima e seus demais servidores públicos, com certeza, irão sofrer com quem tem ânsia de poder e cobra que seus anseios sejam logo atendidos. Há um clima claro de revanchismo e de animosidade no ar patrocinado por quem está fora do governo, e que levanta suspeitas sobre o Judiciário. Só eles são os dignos, pobros e honrados com moral para apontar o dedo na cara de quem bem entende, como estão apontando.