- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Comandante levou peia
E o comandante Carlos Calheiros (foto ao lado) levou uma senhora peia de votos do presidente do Sindicato dos Engenheiros, Marcos Luciano Camoeiras, ontem na eleição para presidência do Crea-RR apesar de ter espalhado, através de sua assessoria que "é um homem de caráter, mas acima de tudo por ser um homem ético, justo e trabalhador, e que como presidente pôde mostrar como se faz com pouco e com inteligência fazer a diferença diante de outros presidentes que assolaram a entidade", diz sua assessoria, e complementa que "as contas (do Crea-RR foram) colocadas em dia, e na luta pela melhor qualidade do serviço prestado a seus filiados, a entidade tem em Calheiros a certeza de que a vergonha não paira mais sobre os profissionais ali representados."
É... mas pela peia que levou, só pelos olhos de sua assessoria é que Calheiros desfruta de tudo isso que propagou.
Fim de fisiologismo
"O resultado que obtivemos nas eleições demonstra claramente que a comunidade tecnológica não aceitará mais gestão antidemocrática e fisiologista", disse o novo presidente do Crea, Marcos Camoeiras. “O que pretendemos é fazer uma gestão moderna, transparente, competente, compromissada, participativa e inteligente, que discuta as grandes questões que dizem respeito aos profissionais da área tecnológica, como um todo", completou.
Convivência familiar

A deputada Teresa Surita se reuniu, na tarde de ontem, com os promotores
Marcos Tessila, Tânia Santiago, Soraya Escorel e Márcio Rosa para discutir
sobre convivência familiar e adoção. A parlamentar é relatora de dois projetos
sobre o assunto e as discussões serão úteis na elaboração das relatorias.
Durante o encontro, foi decidido que Teresa irá solicitar audiência pública
para discutir o tema na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
Quem convive com porcos...
Há um dito popular que diz que "não se deve tratar com os porcos e sim, com o dono dos porcos". Daí, muitos leitores do Fontebrasil têm acompanhado que por mais que quatro porquinhos aloprados onde três deles são blefados tentem bagunçar o coreto, a lama está sujando é os pés do dono e também da dona do chiqueiro.
Tira-teima
Tirando qualquer dúvida, a Coluna esclarece que a quadrilha de "porquinhos aloprados onde três deles são blefados" nada tem a ver com os catitus de Mucajaí, são bunodontes de raças diferentes.
MPE fez ouvidos moucos
Falando em catitus, a Defensoria Pública de Roraima ingressou com representação criminal junto ao Tribunal de Justiça contra o prefeito de Mucajaí, Gordorico Lopes. A representação partiu de denúncia feita pelo defensor público Januário Lacerda, que expõs, ainda, o que a oposição no município reclama desde a eleição de 2008: a falta de atenção do Ministério Público Estadual com as denúncias que corriqueiramente lhe foram feitas acerca do estilo catitus de administrar.
Antes das denúncias chegarem à Defensoria Pública, o MPE foi procurado, porém, como se vê, a ação denunciando e apontando desvios no Fundeb não foi assinada por nenhum promotor que despachou por lá nos últimos dois anos.
MPE fez ouvidos moucos 2
"Ressalte-se, ainda, que por serem crimes aqui notificados de ação pública, há muito o Ministério Público já poderia ter requerido junto ao Poder Judiciário a cassação do atual prefeito por crime de responsabilidade, concomitante ter ajuizamento ação civil pública para o ressarcimento ao erário, eis que os fatos ora relatados já são de conhecimento de vários membros do parquet (MPE) que tiveram atuação na Comarca de Mucajaí desde os anos de 2009 e 2010", informa Januário Lacerda.
E ainda arquivou a denúncia!
Ainda segundo o defensor público, a própria Corregedoria do MPE tomou conhecimento de todo o rolo no Fundeb em Mucajaí no ano passado, que foram denunciados com documentos por professores e pelo Conselho de Controle Social do Fundeb no município. Vendo que promotores e nem procuradores não tomaram nenhuma atitude com relação aos desvios no Fundo, eles procuraram a Defensoria Pública.
O MPE chegou, inclusive, a arquivar o requerimento feito pelos denunciantes. Pode?

Saúde indígena
E falando em índios, ontem na Câmara, deputados, governo federal e líderes indígenas discutiram a situação da saúde nas suas comunidades.
Orçamento 2012
A bancada federal se reuniu ontem para iniciar definições quanto às emendas orçamentárias para 2012. Presentes estavam os deputados Luciano Castro (líder da bancada), Teresa Surita, Berinho Bantim, Raul Lima, Delegado Francisco e Édio Lopes. Do Senado, apenas a senadora Angela Portela deu ar da graça.
E-mail Aberto - O segredo da mansão
"Prezado Edersen Lima, não foi só com o suado dinheiro ganho como assessor do deputado Mecias de Jesus nos últimos oito anos que o nosso Jota R juntou dinheiro para construir aquela mansão de R$ 1,2 milhão no River Park. Ele ganhou muito dinheiro com os shows e venda de CDs da banda "Jota R e os insetos do lavrado". Afonso Duarte
Remanescentes do BB

Mais de 100 concursados do Banco Central, de todo país, estiveram ontem com o líder do governo, Romero Jucá, no Senado. Foram agradecer a ajuda no pedido da turma que passou no concurso, mas que ainda não havia sido chamada para trabalhar. Todos já fizeram o curso de formação e estão trabalhando. São os chamados “remanescentes” do BC.
Criando clima de calote geral
A informação parte de pessoas próximas ao ex-deputado Neudo Campos de que não ele teria gostado do resultado das colocações feitas pelo senador Mozarildo Cavalcanti em uma entrevista, criando clima de instabilidade no governo e na sociedade diante da forma como propagou que o governador José de Anchieta será cassado.
"Ele (Mozarildo) está dando o tiro no nosso pé, pois o que estão falando por aí é que o Neudo assumindo não irá pagar as contas do governo com atuais fornecedores e com as empresas prestadoras de serviços. Essa é a instabilidade que ele está criando", informou a fonte.
Editorial
O estilo "profeta" do apocalipse que Mozarildo Cavalcanti adotou como postura política, porém de olho é na eleição de 2014 quando acaba o seu mandato, é assunto do Editorial do Fontebrasil.
Livre e aberto para novas propostas
O super secretário de finanças, planejamento e economia, o professor Getúlio Cruz, ainda não avisou, mas estará livre para novos entendimentos e aberto
para outras tantas propostas a partir de janeiro de 2013 quando, junto com Iradilson Sampaio, deixará a Prefeitura de Boa Vista onde implantou a sua política econômica que todos os boa-vistenses sentem na pele.
Como gosta de trabalhar e nos últimos quatro anos se acostumou a ajudar a sociedade com sua política econômica, o professor não vai querer ficar longe da labuta pública, deverá, sim, analisar propostas diversas para prestar seu reconhecido serviço, não é, Rodrigue?
Mexeu geral
A notícia de que índios de Roraima teriam contraído aids mexeu com a cabeça de muita gente, até de empresários e políticos.
Rouquinho
Prefeitos desafetos do deputado Mecias de Jesus estão ganhando na Justiça direito de retomarem seus mandatos. Para quem cantava de galo por São Luis do Anauá e Balisa, o gogó está rouquinho, rouquinho.
E-mail Aberto - Gravação do show da Joelma
"Lima, a nossa querida "Joelma Macuxi" realmente não foi ao show do Calipso, mas mandou gravar todo o show, principalmente as novas coreografias de Joelma com o Chimbinha." Agnelo Barros
Macaco Simão:
E essa: "Delegado reduz fiança dos alunos da USP". Todo mundo adorou essa: meia fiança. Tá certo: estudante tem meia-entrada e agora meia-saída. E a boca de fumo, era meia boca? Estudante paga meia em cinema, estádio e delegacia. E sabe o que um PM fez assim que chegou à USP? Pegou o celular e ligou pra mãe: "Mãe, entrei na universidade!". Rarará!
A Coluna de ontem 09/11
Editorial do dia 09 Tudo para proteger Mecias Em causa própria Quem precisa de segurança é o cidadão A dedo Feliz da vida Restituição Que tal trabalhar mais, babalaô? Via das Flores, 392 Acumulada Posteridade Vaguejada garantida Perguntar não ofende Rachas E-mail Aberto - Democracia E-mail Aberto - Não quis dar pinta Macaco Simão:
A falta de homens e mulheres nos quadros da Polícia Militar e o descarado desvio de função de policiais militares é o tema do Editorial do Fontebrasil.
A maior parte dos policiais desviados de suas funções está prestando serviço de vigilância privada a alguma instituição pública, entre elas a principal é a Assembléia Legislativa.
Só o ex-presidente, Mecias de Jesus, mantém quatro policiais militares a seu
dispor 24 horas por dia, sete dias por semana, onerando desnecessariamente os cofres públicos. Pergunta-se: por que Mecias de Jesus, que se considera tão querido dentro do estado, precisa de forte aparato de segurança armada, envolvendo homens que ostentam metralhadoras e pistolas de alto calibre a quem quiser ver?
É de se questionar também o fato de que esse grande número de policiais militares que acompanha Mecias de Jesus em atividade duiturna, em suas andanças aqui e acolá, ter fraco respaldo em um Decreto assinado pelo próprio, enquanto presidente no apagar das luzes de 2010, sem que tenha sido analisado e votado em plenário. Ou seja, Mecias legislou em causa própria, o que por si só constitui motivo de escândalo.
O presidente do Judiciário, desembargador Lupercino Nogueira e nem mesmo o governador de Roraima, quando viajam para fora do estado, levam seguranças a tira-colo. É claro que a questão da segurança é algo que se deve levar em conta, mas, como tudo na vida, precisa ter limite.
Se Mecias fez algo que mereça proteção, que banque do seu bolso e não do contribuinte. Não é ele quem mais precisa de policiais e segurança, e sim, os moradores dos bairros periféricos de quem ele se diz representante.
Um detalhe, os policiais que guardam Mecias foram escolhidos a dedo pelo próprio.
Nanículo reprodutor está feliz da vida com novo bebê que completou três meses.
Receita Federal libera quarta-feira (9), às 9h, consulta ao penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011.
O dinheiro relativo às restituições estará disponível no banco no dia 16 de novembro. A consulta deverá ser feita na página da Receita na internet ou pelo ReceitaFone (146). Foram liberados ainda da malha fina lotes residuais referentes ao Imposto de Renda de 2010, 2009 e 2008.
E babalaô se preocupa com os "votos" que o govenador José de Anchieta tem na Guiana. Agora o fato de Anchieta ter visitado o país vizinho de Roraima no domingo virou "incidente diplomático" no "jornal imparcial".
Talvez se babalaô se ocupasse mais em trabalhar pelas finanças, economia e planejamento de Boa Vista ao invés de potocas, Boa Vista não estaria nesse lixo em que se encontra.
Alô, oficiais de Justiça que procuram certo cidadão que anda com a Bíblia debaixo do braço se dizendo ético e honrado, no Diário Oficial do Judiciário roraimense, ele apresenta como seu endereço na Avenida das Flores, 392, bairro Pricumã.
A Mega-Sena pode pagar R$ 21 milhões no concurso 1.335 que será realizado nesta quarta-feira (9), após o prêmio acumular nos últimos dois sorteios.

Aniversário - Elina Bernal, Fátima Rocha, Teresa Surita e Edenize Galvão
fizeram festa ontem para Tarciana Xavier (centro).
Falando em Teresa Surita, ela conseguiu liberar R$ 100 mil dos 280 mil pretendidos pelo Município de S. Luiz do Anauá, para a Vaquejada que acontecerá nesse final de semana.
Para o Amajari construir praça com quadras esportivas e concha acústica, Teresa já obteve o empenho de R$ 1,5 milhão no governo federal.
A Coluna divide com o amigo leitor um questionamento em que foi incapaz de responder: o que o vereador Braz Benck fez para merecer e pelo visto, gastar dinheiro do contribuinte em viagem a Portugal entre os dias 7 a 11 de novembro para receber o diploma e a medalha de Destaque Luso-Brasileiro na Área Parlamentar, em Algarve, região turística portuguesa?
Primeiro foi a oposição que rachou criando a tal frente parlamentar contra a corrupção por descontentamento com o líder Mecias de Jesus. Agora são cinco deputados da base governista que racham se dizendo independentes e descontents com o tratamento do Palácio Hélio Campos.
"Lima, como leitor de sua Opinião Formada, pergunto: será que o governo do estado demitir funcionários federais que trabalham no hospital coronel mota - como enfermeiros sem custo ao estado só por quer lançou uma chapa para direção do SINTRAS, e fazem parte do Conselho Estadual de Saúde por não votar em tudo que o secretário quer, não é uma injustiça e antidemocrático?" Hélio Marques
"Caro Edersen Lima, um probleminha de "agenda" impediu o encontro do ano entre a Joelma do Calipso e sua versão macuxi, semana passada aqui em Boa Vista. A couver, não querendo dar pinta, evitou ir ao show mas ficou se mordendo em casa." Wanderléia Gomes
E esta: "Delegado quer enquadrar estudantes da USP como formação de quadrilha". Só se for Quadrilha da Fumaça!
E o ministério da Dilma? Ministério Matte Leão, já vem queimado. Se cair mais um ministro, vai dar um Trabalho! E sabe como se chama o assessor que tá enrascando o ministro do Trabalho? PANELLA! O quê? Já tão fritando até em Panella! Panella faz panelinha com uma ONG chamada Êpa! ÊEEEEEPA! Rarará!