- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Depois que passou a ouvir o mentor gurú...
Conversa comum ontem no plenário da Câmara dos Deputados entre membros da bancada roraimense foi as frentes de batalhas que o deputado Mecias de Jesus vem abrindo desde que passou a ter o senador Mozarildo Cavalcanti
como mentor gurú.
"O Mecias só não é o vice governador hoje porque ouviu demais e mal o Mozarildo", comentou um deputado. "Foi ele (Mozarildo) que colocou na cabeça do Mecias que o Jucá se aliando com o Anchieta iria mandar no governo e indicar a Teresa como vice no lugar do Mecias, que embarcou nessa furada, se indispôs com o Anchieta em 2009, torceu pela cassação dele, e agora taí brigando com todo mundo enquanto o Mozarildo está só na dele vendo o circo pegar fogo."
Embarcou nos conselhos mozarildianos
A avaliação que se fez é que Mozarildo, mais cedo ou mais tarde, romperia com Anchieta porque entende que serão adversários em 2014 na eleição para o Senado. Mozarildo, então, aproveitou a aproximação entre Anchieta e Romero Jucá como desculpa para romper com o governo que o carregou no colo o re-elegendo senador. Para não ficar só isolado na oposição, Mozarildo convenceu Mecias de que ele seria traído e trocado por Teresa Surita como vice governadora na chapa governista, o que não aconteceu.
Mecias vê agora que, se não tivesse embarcado na conversa de Mozarildo, estaria hoje em outra situação.
Rifando Mecias
Dois deputados federais concordaram, ainda, que Mecias tenha sido influenciado novamente por Mozarildo para acusar a produção de um dossiê sobre seus atos à frente da Assembléia Legislativa. "Só o Mecias não vê o quanto ele se expôs e se desgastou com aquilo (discurso acusando sem provas todo mundo). E, se ele pensa em concorrer ao Senado, os conselhos do Mozarildo vão levar ele perder mais um bonde", comentou um deputado, que acredita que Mozarildo queira rifar Mecias como seu concorrente ao Senado em 2014.
Por tabela
Adépto contumaz das mensagens telefônicas, Mozarildo, antes de aconselhar Mecias, envia torpedos para o assessor e braço direito do homem dos milagres, J.R. Rodrigues - o Jota R -, que ratifica o rumo que o mentor gurú pretende direcionar seu aconselhado.
Sem provas
Sobre o dossiê que Mecias de Jesus tanto teme, o senador Romero Jucá apenas questionou: "Como um deputado vai à tribuna fazer acusações sem qualquer prova?"
Caras de "leso" e de "vovozinha da Chapeuzinho"
Enquanto o deputado Soldado Sampaio "só tem a cara de leso" como bem disse um colega de parlamento, a vereadora Lurdes Pinheiro "só tem a cara de vovozinha boazinha da Chapeuzinha Vermelho, mas é uma loba - no bom sentido - na política", disse um correligionário do PSDB, partido a qual Lurdinha trabalhou contra na eleição do ano passado e que se filiou recentemente.
Só Chico se lembra
Observador experiente da política macuxi colheu detalhe interesante de notas publicadas no "jornal imparcial" sobre o vice governador Chico Rodrigues: "As notas alí não foram plantadas e sim ditadas pelo próprio Chico Rodrigues. Nem a Fabiana e muito menos o Escobar - assessores do vice - sabem ou lembram que ele um dia foi vereador, quanto mais, quem publicou as notas. Só ele se lembra disso e sempre faz questão de contar como mais um mandato eletivo".
Aparecendo graças ao bucho?
Outro detalhe apontado pelo observador experiente da política macuxi, é que Chico Rodrigues anda reclamando que as críticas de deputados estaduais, secretários e servidores do governo José de Anchieta a ele se devem porque ele "anda aparecendo demais". "Nada disso, ele (Chico) sabe que a reclamação é por causa do bedelho que quer colocar no governo do qual é vice", comentou. "E em quê ele tanto tem aparecido, pelos buchos que anda distribuindo?", questionou.
Será notícia, sim!
Com certeza, nas páginas do "jornal imparcial" que Chico paparica tanto, ele irá aparecer muito e com notícias reveladoras, de grande intensidade e questionamentos, mas não agora.
Custo da energia
A Comissão da Amazônia realizou Audiência Pública ontem com o deputado federal César Halum (PPS-TO), para debater o alto custo de energia elétrica nos estados que compõem a Amazônia Legal. A Audiência foi solicitada em requerimento de autoria do deputado federal Raul Lima (PSD-RR).
O questionamento que Raul Lima fez é sobre o motivo pelo qual os amazõnidas pagam tão alto o valor da energia elétrica.
Dia da Conscientização sobre o Autismo
A Assembleia Legislativa aprovou projeto que institui o dia 15 de abril como o Dia da Conscientização sobre o Autismo em Roraima. A proposta, de autoria do deputado Rodrigo Jucá, segue agora para o Executivo para ser sancionada.
O projeto irá promover a discussão e a criação de políticas públicas de inclusão e apoio às pessoas com a síndrome, além de desmistificar o tema através de palestras e campanhas que ampliarão o conhecimento da sociedade sobre o assunto, beneficiando dessa forma, milhares de famílias no Estado.
Só na garganta
Na campanha eleitoral de 2006, Neudo Campos prometeu reduzir a tarifa de energia elétrica e importar combustível da Venezuela. Deve ter, no máximo, levado um choque elétrico em alguma tomada do apartamento funcional em que morou em Brasília e abastecido seu carro em Santa Elena, porque tarifa mais baixa e importação de combustível só ficaram no gogó.
Enquanto isso, mais um blockbuster roraimense...

Novo coordenador
O deputado Berinho Bantim foi eleito ontem coordenador da bancada federal no Orçamento. Berinho foi eleito por unainimidade dos parlamentares presentes. Não participaram da votação os deputados Édio Lopes, Luciano Castro e Teresa Surita.
Mal cabrito
Criador de cabras, o prefeito Iradilson Sampaio mostrou que realmente só o bom cabrito não berra. Em entrevista coletiva ao "jornal imparcial" disse que irá se aposentar da política e reclamou que não fez mais e melhor na Prefeitura porque o governador José de Anchieta não ajudou.
"Daqui a pouco, vai ter gente dizendo que a crise na Europa é porque o governador não ajudou as finanças daqueles países", comentou o vereador Josiel Wanderley.
Teresa não reclamou
Ocorre nas lamúrias de Iradilson, ele não lembrar que em situação pior de relacionamento entre PMBV e governo do estado, foram os anos em que era vice de Teresa Surita, que mesmo assim, mudou definitivamente a cara de Boa Vista, fez as principais obras dos últimos 10 anos na cidade e não ficou reclamando que Neudo Campos, Flamarion Portela e Ottomar Pinto não lhe ajudavam.
Diferença babalaônica
A diferença das gestões de Iradilson e Teresa é que ele tem o professor Getúlio Cruz como supersecretário enquanto Teresa tinha apenas uma equipe bem ajustada que lhe auxiliava.
A compensação do velho "boqueta"
Generoso e comovido, "Boca mole" deu passagem ida e volta para secretariazinha que, tristinha, não pôde ser convidada para festão que ele promoveu. Ela, então, com agrado na bolsa, foi se distrair um pouco em Manaus.
Macaco Simão:
E o Pan com ovo? Saiu da água, acabaram os ouros. O ouro secou! Rarará! E Joana Maranhão ganha medalha de prata, mas avisa pro Sarney que essa medalha não pertence a ele! E o site Futirinhas revela que o Palmeiras é Ouro em Natação: nada em 2001, nada em 2005, nada em 2009, nada em 2011. Nada há dez anos! q E os times mineiros tão convidando para uma festa pelo Facebook: Segundona com pão de queijo! Rarará! E diz que a série B vai mudar de nome para série BH! Rarará!
