- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
No palanque
A Folha de B. Vista pode ainda não ter definido a sua simpatia por qual candidato à sucessão de Iradilson Sampaio, mas já escolheu para quem evitará abrir qualquer espaço caso se candidate: a deputada Teresa Surita.
Evitou
Semana passada, a pedido de Teresa, a Câmara dos Deputados promoveu audiência pública em Boa Vista contra violência sexual a crianças e adolescentes. O encontro firmou o pacto do engajamento do estado contra esse abuso. A Folha de B. Vista divulgou o evento, porém, evitou citar o nome de Teresa como coordenadora da audiência e representante no Congresso que vem defendendo as questões do estado referente à violência sexual que corriqueiramente o próprio jornal publica.
Resposta agressiva
Na segunda-feira, 19, Teresa Surita comentou no Twitter a disposição da Folha de B. Vista em evitar o seu nome nos dias em que ocorreram as audiências da Câmara dos Deputados. A resposta do jornal veio de modo agressivo alegando que ela "tem sido mais assídua no Twitter do que no plenário da Câmara".
Participações
Um levantamento feito pela assessoria de Teresa Surita informa que entre os deputados roraimenses ela figura em primeiro lugar, com 26 discursos. Em segundo, vem Édio Lopes, com 14; em terceiro lugar estão empatados Luciano Castro, Francisco Araújo e Paulo César Quartiero, com 7; em quarto lugar estão empatados Jonatan de Jesus e Raul Lima, com 4; em último lugar está Berinho Bantim, com 1.
Participações 2
Em número de audiências públicas promovidas, Teresa também lidera com três já realizadas, enquanto os deputados Paulo César Quartiero e Raul Lima promoveram uma cada um.
Discussão de problemas
"As audiências públicas promovidas a pedido de Teresa discutiram problemas que afligem diretamente Roraima em vários segmentos como direitos da criança e do adolescente, direitos da mulher, educação, empreendedorismo e combate às drogas", comentou um assessor.
De olho no TSE
A ex-deputada Maria Helena é só olhos para o TSE que deverá julgar nos próximos dias recurso do ex-deputado Chico das Verduras cassado sob base de provas ilícitas obtidas pela Políica Federal, segundo sua defesa.
Maria Helena defende que os votos de Chico sejam anulados, caindo assim tanto ele como o deputado Delegado Francisco. Desse modo, ela retornaria à Câmara.
Sem previsão
Ainda sobre o TSE, o plenário não tem nenhuma previsão para julgamento do processo do governador José de Anchieta, o que, no mínimo, só deverá ocorrer dentro de um ou mais meses.
Desafiando a justiça
Transitado e julgado se significa na Justiça que não há mais como se recorrer de uma sentença judicial. Sendo assim, o presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista, Brás Benck, resolveu, de certo modo, desafiar a justiça que anteontem deu prazo de 48 horas para que ele fornecesse informações sobre a situação do vereador Alfonso Rodrigues, com condenação transitado e julgado por prática de crime de estelionato contra entidade de direito público federal ao pagamento de multa no valor de 120 salários mínimos e à prestação de serviços à comunidade ou entidade pública por quatro anos.
Que exemplo?
Qual o exemplo Bras Benck quer dar à sociedade mantendo Alfonso com ganhos do erário público ao mesmo tempo em que é condenado na justiça por estelionato?
Sem respaldo constitucional
Ficou acertado na CMBV que o plenário analisaria a questão de Alfonso Rodrigues. Porém, o que Brás Benck parece que não ouviu de sua assessoria jurídica é que, apenas deputados federais e senadores tem prerrogativa de terem seus processos analisados em plennário. Essa manobra para adiar a saída de Alfonso não tem respaldo jurídico e muito menos contitucional.

Novo parecer contra PSD
Em novo parecer protocolado nesta terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, reiterou sua posição a respeito da criação do PSD. Ela reafirma que, se não foram efetivadas novas diligências para apurar a legitimidade das assinaturas de apoio à criação do PSD, o registro do partido deve ser indeferido. De acordo com a procuradora, apenas 220.305 assinaturas foram certificadas da forma como o TSE exige, enquanto o mínimo exigido são 482.894.
Irregular desde o início
No parecer, Cureau afirma que o processo de criação do PSD, "desde o início, deu-se ao atropelo da legislação de regência, tudo em nome de uma suposta \'celeridade\', acabando por atribular a tramitação do processo, que avolumou-se e tornou-se um emaranhado sem fim de documentos, juntados a todo e qualquer momento, pelo requerente".
Encontro
O Conselho Regional de Administração em Roraima irá promover o XI Encontro dos Administradores e II Encontro de Tecnólogos em Administração, o evento contará com uma vasta programação
Grampos abusivos anulados
Ao anular as provas obtidas ilegalmente na operação Boi Barrica, o Superior Tribunal de Justiça cumpriu a lei, e não foi a primeira vez. Em 2008, tomou decisão idêntica no âmbito da operação Sandal, da Polícia Federal: acolhendo alegações do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, considerou abusivos e ilegais os 2 anos e 2 meses de grampo impostos a Isidoro Rozenblum Trosman e Rolando Rozenblum Elpern.
Diferenças
Em agosto, 17.122 telefones foram grampeados por ordem judicial. São quase 200 mil sob escuta no Brasil, por ano. Nos EUA, não chegam a 2 mil anuais.
"Sistema grampolândia"
As polícias reduziram, e muito, suas investigações de campo a passarem o dia ligados no "sistema grampolândia".
Segurança no trânsito
Com o tema “Pela Sua, Pela Minha, Pela Nossa Vida”, a Assembléia Legislativa promove a partir de amanhã o “I Simpósio de Segurança no Trânsito”.
Moradia especial
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado aprovou projeto de lei da senadora Angela Portela que trata do direito à moradia das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. De acordo com o texto, serão reservados a esse grupo 3% das unidades integrantes de programas habitacionais de interesse social, preferencialmente em andar térreo.
Impostos para a saúde
O governo articula em segredo um pacotaço de medidas tributárias a pretexto de “assegurar o financiamento da saúde pública” no Brasil, a partir da regulamentação da Emenda 29. Trata-se de uma espécie de um “projeto Frankenstein” para a criação de um fundo, que inclui o aumento de impostos sobre cigarros e bebidas, receita de multas de trânsito e até prêmios das loterias não resgatados
"Preguiçoso"
Por ser "preguiçoso". Esse é o motivo pelo qual houve troca de comando em uma espinhosa secretaria, segundo o estimado "professor de Deus".