00:00:00

Opinião Formada

Juiz manda Câmara cassar Afonso Rodrigues


Edersen Lima
De Brasília

Juiz manda Câmara cassar Afonso Rodrigues
O juiz Rodrigo Furlan determinou ontem que o presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista, Braz Benck, informe no prazo de 48 horas e sob pena de crime de desobediência, providências adotadas para o cumprimento da decisão que determinou o afastamento imediato do vereador Afonso Rodrigues do Vale, por condenação criminal transitado e julgado pela 1ª Vara Federal de Roraima.

Bancando permanência
Furlan determina, ainda, que o não cumprimento da referida decisão ou retardo na prática do ato poderá acarretar em crime de prevaricação e por ato de improbidade administrativa, o que já é de de conhecimento de Braz Benck, desde que decidiu bancar a permanência irregular de Afonso Rodrigues na Câmara.

Posse da suplente
A decisão de cassar Afonso Rodrigues foi embasada no pedido feito pela promotora eleitoral Jeane Sampaio que acatou a determinação prevista na Constituição Federal sobre decisão transitado e julgado. Com essa decisão, a suplente da coligação, Janice Coelho, teria que tomar posse em 48 horas como determina a Lei.

Nem um piu
Afonso Rodrigues foi condenado pela justiça federal, está no cargo de forma irregular e o tal movimento pró-justiça que cobra de juízes e promotores zelo pelas suas funções, não deu um piu.

O motivo
Também pudera, Afonso Rodrigues é sogro do maior incentivador do pró-justiça, o deputado Mecias de Jesus.

Estado policial
A Justiça determinou a escuta de pelo menos 17.122 linhas telefônicas somente no mês de agosto passado, segundo informa o site do Conselho Nacional de Justiça. Em agosto do ano passado foram grampeadas 17.417 linhas. Os dados são do Sistema Nacional de Controle das Interceptações Telefônicas, coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça.

TRF1 lidera
Na Justiça Federal, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região realizou o maior número de escutas, 840. O objetivo do cadastro, que reúne o número de escutas telefônicas realizadas no país, é garantir maior controle sobre a utilização desta ferramenta nas investigações, para evitar o uso indiscriminado de escutas.

Desmentido
Quando saiu da Secretaria Municipal de Saúde, o médico Robério Araújo, alegou que deixava a pasta porque o governo do estado não cumpria com a transferência de recursos para a saúde municipal, o que foi desmentido no ato pelo Palácio Hélio Campos.

Incompetência ou boicote?
Passados agora três semanas que a Semsa está em outras mãos, postos de saúde estão sendo preparados para voltar a realizar atendimentos, demissões foram suspensas e o governo do estado continua da mesma forma, o que demonstra que Robério Araújo não teve a mesma competência do seu sucessor Paulinho Linhares ou embarcou numa canoa furada sendo boicoitado dentro da Prefeitura.

Novo tempo
Nas páginas do "jornal imparcial" as ações de Paulinho Linhares recebem destaques de que a dinâmica e agilidade na saúde municipal vivem novo tempo.

Reajuste
O vice-presidente da República, Michel Temer, conversou nesta segunda-feira (19/9) à tarde com representantes do Judiciário e do Ministério Público (MP) sobre reajuste salarial. Foi a primeira vez que o Planalto recebeu entidades de classe para tratar do assunto, depois que o governo cortou as propostas de aumento previstas para o Orçamento de 2012.

Mais influentes
Novamente, o senador Romero Jucá e o deputado federal Luciano Castro foram apontados entre os 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Mensagem otimista
O senador Mozarildo Cavalcanti, adépto contumaz das mensagens telefônicas como meio de espalhar suas teorias, em tom otimista, enviou torpedos enaltecendo o parecer da procuradoria eleitoral sobre o pedido de cassação do governador José de Anchieta.

Mensagem confirmada
Um dos que receberam o torpedo de Mozarildo foi o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Roraima, Gilvan Costa, que confirmou a mensagem recebida ontem no Facebook.

Pedra no caminho
Provável candidato ao Senado em 2014, Anchieta é a pedra no caminho de Mozarildo Cavalcanti que disputará a re-re-eleição.

Pelos 60% e não pelos 40%
Sobre os cortes que se fazem necessários nos custos da Assembléia Legislativa de Roraima, a deputada Aurelina Medeiros, que fez levantamento detalhado do que entra e sai da Casa, sugere que os 60% que atendem a ALE sejam priorizados sobre os 40% que são destinados para contratos e custos de pessoal não firmados pela atual gestão.

Marasmo
Exemplo de expectativa de poder: Há seis meses o movimento até que era agitado no escritório do ex-deputado Neudo Campos. Nos últimos tempos, só o marasmo do pouco que se tem para fazer por lá.

Últimas Postagens