00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Anchieta é homenageado pela Força Sindical


\"\"Edersen Lima
De Brasília

Anchieta é homenageado pela Força Sindical
O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, recebeu neste mês uma homenagem por suas iniciativas positivas na luta por melhores condições de emprego no estado.
O reconhecimento foi transmitido, ao estado e ao governador, pelo secretário de Relações Institucionais da Força Sindical, Carlos Cavalcante de Lacerda, em uma visita ao Palácio Senador Hélio Campos. Na oportunidade foi entregue a “Medalha 20 Anos da Força Sindical” em forma de gratidão pela contribuição do governador na defesa da geração do emprego, no aumento de renda e melhores condições de vida para os trabalhadores de Roraima.

Educação preocupante
Apenas 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores instituições de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As notas por escola foram divulgadas nesta segunda (12) pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas no exame. O Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro, obteve a maior média, com 761,7 pontos. A melhor escola pública da lista é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG), que aparece em oitavo lugar no geral. A próxima edição do Enem será  nos dias 22 e 23 de outubro. Mais de 5,3 milhões de estudantes se inscreveram.

E-mail Aberto - Buraco da ALE
"Lima, é um absurdo que o buraco no asfalto, na frente da Assembleia Legislativa esteja até hoje sem ter sido consertado. Afinal de contas, trata-se da Praça do Centro Cívico, um dos locais de destaque da cidade de Boa Vista. É um risco à segurança do trânsito e aos veículos em circulação." Ademar Costa

Pena para motorista bebum
A atual legislação de trânsito, que prevê multa, cassação da carteira de habilitação e até prisão de motorista que causar acidente por dirigir alcoolizado, pode ser ainda mais endurecida pelo Congresso Nacional.
Amanhã, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve votar, em caráter terminativo, projeto de lei que criminaliza o condutor de veículo que causar acidente por embriguez, independentemente do teor alcoólico encontrado no sangue.

Colhimento de provas
Hoje, o Código Brasileiro de Trânsito prevê a tolerância até 0,6 decigrama (dg) de álcool, por litro de ar, expelida pelos pulmões. O nível da quantidade de álcool consumida pelo condutor, atualmente, só pode ser detectado com o teste do bafômetro. Como as pessoas não são obrigadas a realizar o exame, a proposta em análise pelo Senado prevê outros tipos de qualificação de embriaguez, como testes de alcoolemia, exames clínicos, além de prova testemunhal, imagens, vídeos ou produção de quaisquer outras provas em direito admitidas.

Perda de imunidade
Os nobres parlamentares brasileiros, como o letrado Soldado Sampaio e o milagreiro Mecias de Jesus terão que pensar duas vezes antes de partir para o ataque verbal a seus desafetos se que não quiserem correr o risco de perder dinheiro.

Tem que provar o que falar
É que bate-bocas durante a discussão de projetos, debates políticos e uso da tribuna para expor seus pensamentos podem obrigá-los a indenizar aquele que se sentir ofendido. A justificativa da imunidade no exercício da função — prevista nos artigos 29 e 53 da Constituição Federal — já não é garantia de liberdade de dizer tudo o que quiser. A palavra final sobre o assunto será dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que julgará um recurso envolvendo dois vereadores de Tremembé (SP).

Regra geral
A briga entre os vereadores começou no plenário da Câmara da cidade em maio de 2001 e, ao longo dos últimos 10 anos, percorreu todas as instâncias até chegar ao STF nas mãos do ministro Marco Aurélio Mello. Ao julgar o recurso, os ministros decidirão que tipo de manifestação está protegida pela imunidade parlamentar. A regra será aplicada a todas as ações semelhantes no órgão e servirá como orientação para os juízes e desembargadores do país.

Cortina de fumaça
Em tempo, Soldado Sampaio e Mecias de Jesus quase choraram em plenário como "vítimas" de extorsão, o que foi interpretado pelos colegas como cortina de fumaça para desviar o foco sobre as denúncias da festa das diárias desfrutada por um e o segredo da multiplicação patrimonial de outro em 11 vezes em apenas oito anos.

Não abre mão da imunidade
Soldado Sampaio, que só tem a cara de leso, não topou abrir mão da imunidade parlamentar para responder processo judicial e provar o que afirmou na tribuna sobre a "extorsão" que sofreu.

"O salvador da pátria"
O boato correu no fim de semana passado e tem tudo para ser verdade. O vereador Paulinho Linhares patrocinado pelo alto escalão da Prefeitura de Boa Vista estaria montando estratégia audaciosa. Virar o "salvador da pátria" na saúde municipal e assim se credenciar como candidato do prefeito Iradilson Sampaio, do super secretário Getúlio Cruz e do candidato derrotado ao governo, Neudo Campos, à PMBV.

Estratégia
No cofre da PMBV tem - ou teria que ter - R$ 19 milhões para a Saúde, demissões já correram soltas, postos de saúde foram fechados deixando a população à mingua. Tudo, de certo modo, de caso pensado para lançar Paulinho Linhares como o "salvador da pátria".
O raciocínio chega a ser lógico: a saúde municipal está um caos por falta de dinheiro e na hora que muda de secretario o dinheiro aparece, pessoas voltam a ser contratadas, postos reabertos dando a entender ao povo que se como secretário em apenas sete meses fez a transformação na saúde, vai fazer muito mais como prefeito.

Nas entrelinhas
Sexta-feira passada, Paulinho, com destaque no jornal em que Getúlio Cruz dá orientações, afirmou que esta semana as coisas iam mudar na saúde municipal com abertura de postos e melhor atendimento aos cidadãos.

Perguntinha:
Dilma no “Fantástico” sobre a cura do câncer: “Se as pessoas fazem prevenção, têm condições de detectar e tratar, foi o que aconteceu comigo.” Tratar no Albert Einstein, no Sírio Libanês ou no SUS?

Provérbios:
"De indicação e indicação, o anão enche o papo."

 

Últimas Postagens