- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Enquanto isso, num terêtetê...

Venda de lotes institucionais
A informação corre em sigilo e dá conta de que um secretário foi denunciado ao Ministério Público sob acusação de venda ilegal de áreas institucionais do seu município. Terrenos destinados à construção de praças públicas e equipamentos sociais (postos de saúde, banheiros, etc) estariam sendo negociados com empresários sem conhecimento de vereadores.
Devolução de dinheiro e prisão
História semelhante que se tem notícia aconteceu no Estado do Paraná, no governo de Moisés Lupion, durante a ditadura militar. O então governador do Estado, nomeado, era acusado pelos opositores de vender tudo quanto era terreno público. Depois, o Governo teve que desapropriar as terras que antes eram dele para poder construir praças, postos e saúde, hospitais. Se for verdade o que chegou como Denúncia ao MP, tal secretário responderá por crime e pode ter que devolver o dinheiro e ainda ser preso.
Jogo Rápido / Romero Jucá
O governador José de Anchieta já declarou que apóia a candidatura da deputada Teresa Surita para a Prefeitura de Boa Vista, o PMDB vai acompanhar essa indicação?
Com certeza. A deputada Teresa Surita é do PMDB, foi prefeita por tres vezes de Boa Vista e fez um trabalho extraordinário por toda cidade. Ela é a candidata mais forte do grupo. De qualquer forma, ainda é cedo para definir o nome do candidato para Prefeitura de Boa Vista. Na hora certa nossa posição será divulgada.
Dentro da base governista, tem outro nome que o senhor destacaria com possibilidades de concorrer a eleição do ano que vem?
Acredito que não. É cedo para discutir nomes. No entanto, a deputada Teresa é a candidata natural do grupo.
O senhor descarta possibilidade do grupo governista ter dois candidatos à sucessão de Iradilson?
Descarto sim. Não tem sentido o grupo ter dois candidatos à Prefeitura de Boa Vista. Agora é esperar o momento correto, fechar o nome dentro de um amplo entendimento da base e que ganhe a eleição.
Para este ano
As propostas de emenda à Constituição que determinam o enquadramento de servidores civis e militares dos ex-territórios federais de Roraima e do Amapá nos quadros de servidores da União, devem ser discutidas juntas em comissão especial e podem ser votadas ainda neste semestre. A informação é do deputado Luciano Castro, que coordena a articulação política para que a matéria seja aprovada em Plenário.
Enquanto isso, fugindo da fila...

Social discutido
Ampliação do Bolsa Família, ações de qualificação profissional e apoio aos agricultores familiares extremamente pobres foram algumas das ações discutidas ontem entre a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o governador José de Anchieta. O objetivo é somar esforços para erradicar a miséria no Estado.
Proposta
Roraima tem pouco mais de 76 mil pessoas que vivem na linha de miséria – de até R$ 70 per capita mensais. Dessas, mais de 50 mil estão no campo. O setor primário é vocação do Estado e precisa ser fortalecido, destacou o governador. Uma das ações estudadas é a ampliação de compras públicas e privadas de produtos de famílias de agricultores extremamente pobres no Estado.
Qualificação profissional
A qualificação profissional no meio urbano também será prioridade. A ideia é desenvolver ações conjuntas com o Programa Empregar, do governo de Roraima. No encontro, ficou agendada reunião entre técnicos do MDS e do governo estadual para a elaboração de um plano de trabalho conjunto, após o feriado de 7 de setembro.
Perfil pelos amigos - Shirlaine Rodrigues
No momento - É colunista da Folha de B. Vista, assessora da OAB, além de outras diversificações.
É uma pessoa - Simples que abomina a arrogância e o pedantismo.
Um ídolo - Doutor Moisés Wolffenson.
Receita de um mundo melhor - Não falar mal de ninguém.
Um sonho - Ver "tio" Getúlio eleito em algum cargo público.
Seria incapaz - De dar em cima de homem casado.
Abomina na Política - O político que paga jabá.
Uma mulher que admira - Nazaré Cruz, sinônimo de simpatia e elegância.
O que gosta de ouvir - De tudo um pouco a céu aberto ou com luar e estrelas, como as que vê do Parque Anauá.
Um presente inesquecível - A primeira TV à cores.
Parte do corpo que mais gosta - A boca.
O que não deve fazer numa festa - Beber além da conta e dar pití.
Em baixa - Quem pede a cabeça de colega de trabalho.
Em alta - Quem não destila veneno por onde passa.
Boas lembranças - Dos agitos na Praça do Centro Cívico nos anos 70.
O que rejeita no jornalismo - Quem usa seu espaço para atacar desafetos. Isso nunca fez e nunca fará.
Motivo de orgulho - A filha Andreia, que é igualzinha à mãe.
Satisfação - Ser membro imortal da Academia Roraimense de Letras.
Um momento marcante - Uma surpresa recebida no restaurante do Aipana Palace Plaza Hotel.
Homem perfeito - Solteiro, romântico e amigo.
Editorial
O Fontebrasil publica Editorial questionando: Quando irá aparecer um deputado ou senador que apresente um projeto de lei instituindo a obrigatoriedade do cumprimento das promessas feitas em campanha?
E-mail Aberto - Desperdício histórico
"Edersen, pegando o gancho da Charge do monumento dá a impressão que o desperdício de dinheiro público é histórico na ALE. Lembra o caso da mesa de US$ 15.000,00 antes da inauguração, comprada ainda pelo governador Rubens Vilar?" Alex Ladislau
Mercosul
O deputado Federal Raul Lima foi empossado no Parlamento do Mercosul (Parlasul). É a primeira vez que um deputado roraimense integra bloco de ação política dentro do Mercosul.
Por que não contratou os mesmos advogados?
Um familiar do vereador Afonso Rodrigues reclamou ontem na ALE que os advogados que defendem o genro Mecias de Jesus, não tenham sido os mesmos para defender o sogro condenado por estelionato e com cassação iminente de ocorrer a qualquer momento.
"Os advogados dele não perdem prazo, pelo contrário, são especialistas em trabalhar com prazo prolongando tudo o que podem. Agora, não adianta reclamar que os advogados do Afonso (Rodrigues) são desmazelados e que perdem prazo", protestou o familiar.
Provérbio:
"Antes a assessoria pernambucana do que o supersanto de casa que realmente, não faz milagre nenhum".
Posteridade - Autorias próprias em Madri

A mira...

O golpe...

A vitória...

O fim